SFN e IFs Flashcards
O que é o Sistema Financeiro Nacional?
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é um conjunto de instituições, órgãos e afins que controlam, fiscalizam e fazem as medidas que dizem respeito à circulação da moeda e de crédito dentro do país.
Qual a função do SFN?
A principal função do SFN é controlar todas as instituições que são ligadas às atividades econômicas no país.
Como são classificados os órgãos que compõem o SFN?
Normativos, Supervisores e Operadores
Qual a função e quais são os órgãos normativos do SFN?
Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema, são eles: Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)
Qual a função e quais são as entidades supervisoras do SFN?
As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos, são elas: Banco Central do Brasil (BC), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Qual a função e quais são as entidades operadoras do SFN?
Os operadores são as instituições que ofertam serviços financeiros, no papel de intermediários, são elas: Bancos e Caixas Econômicas, Administradoras de Consórcios, Cooperativas de Crédito, Corretoras e Distribuidoras, Instituições de Pagamento, Demais instituições não bancárias, Bolsa de Valores, Bolsa de mercadorias e futuros, Seguradoras e Resseguradoras, Entidades abertas de previdência, Sociedades de capitalização, entidades fechadas de previdência complementar (fundos de pensão) e etc.
Em qual artigo é definido o SFN e oq diz esse artigo?
Art. 192 O sistema financeiro nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas as partes que o compõem, abrangendo as cooperativas de crédito, será regulado por leis complementares que disporão, inclusive, sobre a participação do capital estrangeiro nas instituições que o integram. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 40, de 2003)
O que é e qual a função do CMN?
O Conselho Monetário Nacional é o órgão normativo máximo do SFN, ele é quem dita as normas que serão seguidas pelas IFs e formula as políticas de moeda e crédito no país.
Qual a periodicidade das reuniões ordinárias do CMN?
Mensal
Onde são publicadas as resoluções e os extratos obtidos ao final da reunião do CMN?
No Diário Oficial da União (DOU) e no Sistema de Informações do Banco Central (SisBacen)
Quem compõe o colegiado do CMN e quem os indica?
O colegiado do CMN é composto pelo Ministro da Economia (Presidente do Conselho), Presidente do Banco Central e o Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia. Todos indicados pelo Presidente da República, sendo o presidente do bacen submetido a aprovação no senado federal.
Qual o tempo de mandato dos presidentes e diretores do Banco Central e qual a lei que definiu?
4 anos, Lei Complementar 179
O que diz o Art 8 do Decreto nº 1.307, de 9 de novembro de 1994?
O presidente do CMN poderá convidar para participar das reuniões do conselho sem direito a voto outros Ministros de Estado, assim como representantes de entidades públicas ou privadas.
O que diz o Art 16 do Decreto nº 1.307, de 9 de novembro de 1994?
§ 1º Poderão assistir às reuniões do CMN: a) assessores credenciados individualmente pelos conselheiros; b) convidados do presidente do conselho.
§ 2º Somente aos conselheiros é dado o direito de voto.
Em caráter de urgência, o presidente do conselho do CMN pode tomar decisões sozinho?
Sim
O Banco Central é a Secretaria Executiva de quais órgãos? E o que isso significa?
Do CMN e da Comissão Técnica da Moeda e do Crédito (Comoc). Compete ao Banco Central organizar e assessorar as sessões deliberativas.
Quantos são os objetivos e as atribuições do CMN?
Os objetivos do CMN são 9 e as atribuições são 39.
Quais são os verbos vinculados aos objetivos do CMN?
Orientar, Propiciar, Zelar, Coordenar, Estabelecer
Qual o objetivo orientar do CMN?
Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas ou privadas, de forma a garantir condições favoráveis ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional.
Qual o objetivo zelar do CMN?
Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras.
Qual o objetivo propiciar do CMN?
Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, de forma a tornar mais eficiente o sistema de pagamentos e mobilização de recursos;
Qual o objetivo coordenar do CMN?
Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública interna e externa.
Qual o objetivo estabelecer do CMN?
São dois:
1 - Estabelecer, para fins da política monetária e cambial, as condições específicas para negociação de contratos derivativos, estabelecendo limites compulsórios, definindo as próprias características dos contratos existentes e criando novos;
2 - Estabelecer a meta de inflação
Quais são os principais verbos ligados às atribuições do CMN?
Fixar diretrizes, Disciplinar, Estabelecer limites, Determinar, Regulamentar, Outorgar, Estabelecer, Regular, Expedir normas e Delimitar