SESGO Flashcards
Escala de Coma de Glasgow
A veia femoral circunflexa lateral cruza a artéria femoral profunda anteriormente. Normalmente antes de se isolar esta artéria para um bypass ou qualquer reparo, liga-se esta veia, pois sua lesão é comum durante a dissecção das artérias femorais
Paciente com úlcera isquêmica e índice tornozelo-braquial < 0,4 indica isquemia crítica, com indicação cirúrgia, sendo a arteriografia o melhor método de avaliação anatômica pré-operatória por imagem na doença arterial periférica (DAP).
Trauma duodenal penetrante:
A única porção inteiramente intra-peritoneal é a primeira (segmento superior). As porções descendente (segunda), transversa (terceira) e ascendente (quarta) são inteiramente retroperitoneais.
Paciente politraumatizado com choque é principalmente por hemorragia oculta, sendo o sítio mais comum o abdominal
O tratamento de hipotensão em vítimas de trauma abdominal fechado, GESTANTES ou não, a solução de escolha de reposição volêmica inicial são os CRISTALOIDES
Na HDA por varizes de esôfago, o temponamento com balão de Sengstaken-Blakemore é medida terapêutica salvadora caso a EDA não seja suficiente.
Não devem ficar insuflados por mais de 24h, sob pena de úlcera e ruptura esofágicas.
O balonete é inflado com 30-40mmHg de pressão de ar e o balonete gástrico com 250-300ml de ar. Toda a estrutura deve ser pinçada e tracionada continuamente.
Operação para tratamento da hipertensão portal: shunt esplenorrenal distal.
É feita a ligadura das veias gástricas e anastomose da veia esplênica na veia renal que depois fluirá até a cava. Nesse shunt mantem-se a drenagem da mesentérica para o fígado, diminuindo o risco de encefalopatia hepática, reduzindo também a ascite e hipertensão portal, de forma moderada.
Choque Hemorrágico
Tumores Hepáticos
Benignos: (1) hemangioma (mais comum, TC com captação periférica na fase arterial), (2) hiperplasia nodular focal (segundo mais comum, com cicatriz fibrosa central com septos irradiados), (3) adenoma hepático (associado ao uso de ACO, na TC como lesão heterogênea com rápida captação de contraste; complicações como ruptura ou malignização) - é o único com risco de malignização, por isso o que mais indica ressecção cirúrgica.
O tratamento dos cistos simples é conservador
Cicatrização de Feridas
Queimadura
Parkland: 4ml RL x Peso x SCQ
O bloqueio do neuroeixo com bupivacaína no líquor (raquianestesia) é diferencial, em que as fibras simpáticas, sensitivas e motoras são bloqueadas em tempos diferentes.
Bloqueio simpático > térmico > sensitivo > motor
Os anestésicos locais podem ser ésteres ou amidas.
Os que possuem apenas uma letra “i” no nome são ésteres (cocaína, procaína, tetracaína), e os que possuem dois “i” são amidas (bupivacaína, lidocaína, ropivacaína)
Nódulos pulmonares benignos:
Granulomas residuais (25%) > granulomas infecciosos (15%) > hamartomas (15%).
Dentre as neoplasias pulmonares benignas, os hamartomas são a maioria.
Pacientes com sd. Down apresentam frequentemente anomalias congênitas associadas.
30-40% se localizam no canal atrioventricular, e o defeito no septo atrioventricular total (DSAVT) é a cardiopatia mais comumente associada à síndrome.
Também apresentam com maior frequência CIV, CIA, PCA e T. Fallot.
Diverticulite aguda:
A maioria dos casos é tratada clinicamente (dieta zero + antibioticoterapia + suporte)
A lesão raquimedular pode causar disfunção vesical (bexiga neurogênica).
O cateterismo intermitente limpo, usualmente a cada 4h, está relacionado a menores taxas de infecção que o permanente, objetivando um volume menor que 500ml para evitar hiperdistensão e refluxo urinário.
Endocardite infecciosa:
Lesões de Janeway (hemorragias indolores nas palmas e solas) e nódulos de Osler (nódulos dolorosos nos dedos dos pés e mãos)
O aumento das pressões de enchimento ventricular na IC estimulam a secreção de BNP e ANP, aumentados nessa situação.
Esses pacientes tem aumento dos níveis de vasopressina com retenção de água e hiponatremia dilucional
O TSH pode demorar a responder à reposição de levotiroxina, principalmente em casos graves, persistindo alterado mesmo com a normalização dos níveis séricos do hormônio tireoidiano
Disfagia de transferência ou orofaríngea é a dificuldade de levar o alimento da boca ao esôfago, iniciar a deglutição, tanto de sólidos quanto líquidos, com sensação de engasgo ao tentar ingular.
Distúrbios que afetam a musculatura estriada esquelética ou a porção do SNC necessária para controle voluntário e involuntário da deglutição:
Neurológicas (AVC bilateral com acometimento dos nucleos bulbares, sd Wallemberg, esclerose múltipla, ELA, Parkinson, demências)
Musculares: miastenia gravis, miopatias inflamatórias
Obstrução mecanica: tumores cabeça e pescoço
Hemoglobinúria paroxística noturna (hemólise, IR, trombose) é tratada com Eculizumabe (inibe ativação do complemento e reduz eventos hemolíticos)
Linfoma não-Hodking com associação ao HIV: sintomas B (emagrecimento, febre noturna), icterícia, linfadenomegalia, hepatoespleno, pancito, acometimento extra-nodal, mais agressivo
Imunossupressores no transplante renal: Everolimus tem o maior potencial dislipidêmico
Pupilas puntiformes - lesão na ponte.
Podem ser causadas também por intoxicação por opioides ou uso de benzodiazepínicos
Classificação asma controlada
A curva ROC representa a relação entre a sensibilidade e a especificidade de um teste diagnóstico. É utilizada na validação de um teste diagnóstico para decidir seu ponto de corte. O teste com maior área sob a curva é o teste com maior acurácia.
No LES em gestantes, estão contraindicadas a ciclofosfamida, micofenolato mofetil e o metotrexate, teratogênicos!
A cardiotocografia é o primeiro parâmetro do perfil biofísico fetal a se alterar na hipóxia, pois o centro da reatividade da FC fetal no hipotálamo e bulbo é o mais sensível à hipóxia
A imunoglobulina anti-D deve ser administrada em gestantes RH negativas com Coombs indireto negativo, em casos de risco de sensibilização materna pelo sangue fetal, como o trauma abdominal
Mortalidade materna direta: hemorragia, HAS, infecção
Mortalidade materna indireta: cardiopatia
Os cistos ovarianos foliculares são os mais frequentes em mulheres no menacme.
Os cistos de corpo lúteo são os associados a ruptura, hemoperitônio e abd agudo, não formados por usuárias de ACO.
O teste do pezinho deve ser realizado preferencialmente do 3º-7º dia de vida; deve ser feito até no máximo 30 dias após o nascimento para diminuir prejuízos no atraso do início do tratamento
Estadio de Tanner
Intoxicações:
Benzodiazepínico - Flumazenil
Opioides - Naloxona
Betabloqueadores - Glucagon
Organofosforados - Atropina/pralidoxima
Na ausência de instabilidade hemodinâmica, o tratamento de escolha para TEP é a anticoagulação plena, que pode ser iniciada com heparina de baixo peso molecular
A fibrilação atrial acarreta risco de cardioembolismo principalmente em pacientes idosos sem tromboprofilaxia. Dor aguda em flanco, hematúria e aumento de creatinina, sugere embolia de arteria renal