Semiologia Flashcards
Aparelho respiratório
O sistema respiratório é dividido em geral, em trato respiratório superior e trato respiratório inferior. Respectivamente:
Compartimento nasofaringolaríngeo; compartimentos traqueobrônquico e alveolar.
As vias respiratórias superiores, além de servirem como conduto respiratório, desempenham papel de condicionador do ar inspirado, fazendo com que ele chegue aos locais de trocas gasosas em uma temperatura de aproximadamente 37ºC. Cabe-lhes, também, umidificar e filtrar o ar na sua passagem. Quais os 5 componentes das vias respiratórias superiores?
Fossas nasais; Nasofaringe; Orofaringe; Laringofaringe; Laringe.
O tórax, esse arcabouço osteomuscular externo aloja 4 estruturas. Quais são?
Coração;
Pulmões;
Pleuras;
Estruturas do mediastino.
O que é o triângulo de segurança?
Ponto de referência no tórax. Sendo denominado dessa maneira por ser um local seguro para a drenagem torácica, e a drenagem nessa área minimiza o risco de lesão da artéria torácica interna e evita lesão do tecido mamário.
Essa área é marcada pela borda anterior do músculo grande dorsal, borda lateral do peitoral maior e uma linha horizontal que passa pelo mamilo.
O que é Drenagem torácica?
O dreno torácico consiste num tubo que é inserido no tórax para drenagem de gases ou secreções. .A drenagem torácica restabelece a pressão negativa pulmonar, remove ar ou líquidos do espaço pleural, permite a expansão pulmonar e impede que o refluxo do material drenado volte ao tórax.
O trato respiratório inferior se estende da ____________ às porções mais distais do __________ __________. Qual a função primária das vias respiratórias?
traqueia; parênquima pulmonar.
É conduzir o ar para a superfície alveolar, local em que a transferência gasosa ocorre entre o gás inspirado e o sangue dos capilares alveolares.
A via respiratória inferior pode ser dividida em 3 zonas (C,T e R). Explique as três zonas.
Z. Condutora: vias respiratórias de paredes grossas para não possibilitar a difusão dos gases. Incluem a traqueia, os brônquios e os bronquíolos membranosos. Porção não parenquimatosa do pulmão.
Z. de Transição: realiza funções condutoras e respiratórias e consiste em bronquíolos respiratórios e ductos alveolares.
Z. Respiratória: composta somente de alveólos e tem função exclusivamente respiratória.
Quais zonas constituem o parênquima pulmonar?
Z. de Transição + Z. Respiratória.
Qual a menor unidade fundamental do parênquima parênquima pulmonar, do ponto de vista histológico?
Lóbulo pulmonar primário = consiste em todos os ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos em conjunto com seus vaso sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo distal ao último bronquíolo respiratório.
Qual a porção pulmonar utilizada para a radiologia, vista na tomografia de tórax de alta resolução para avaliar padrões de distribuição em auxílio ao diagnóstico diferencial das doenças pulmonares?
Lóbulo pulmonar secundário.
Durante muitos anos, os pulmões foram divididos apenas em lobos, porções de pulmão envolvidas por pleura: o pulmão direito com três lobos, superior, médio e inferior, e o esquerdo com dois, o superior e o inferior. Estudos anatômicos posteriores mostraram que os lobos dividiam-se em unidades menores:
- os segmentos broncopulmonares. A forma dos segmentos broncopulmonares é piramidal, com a
base voltada para a periferia e o vértice para o hilo. São separados entre si por uma camada de tecido conjuntivo. Seu pedículo é formado por um brônquio (brônquio segmentar) e por artérias, veias, linfáticos e nervos.
Quais são os dois sistemas que compõem a circulação pulmonar?
A grande e a pequena circulação, isto é, a circulação geral e a própria, a da artéria pulmonar e a das artérias brônquicas.
A respiração compreende quatro processos cuja finalidade é a transferência de O2 do exterior até o nível celular e a eliminação de C02, transportado no sentido inverso. Quais são esses 4 processos?
Ventilação - Trocas gasosas - Transporte sanguíneo dos gases - Respiração celular.
Explique Ventilação Pulmonar.
Seu objetivo é levar o ar até os alvéolos, distribuindo-o adequadamente, de tal maneira que, ao entrar em contato com o sangue dos capilares pulmonares, possa processar-se a etapa seguinte- as trocas gasosas.
Explique trocas gasosas.
Por diferença da pressão parcial dos gases envolvidos (02 e C02), no alvéolo e no sangue, ocorre a passagem dos mesmos através da membrana alveolocapilar.
Explique transporte sanguíneo dos gases.
Tanto na etapa anterior quanto nesta é importante a interação dos processos respiratórios com o sistema circulatório. A circulação sistêmica promove a distribuição periférica do oxigênio e a extração do C02
, havendo a participação de múltiplos mecanismos, tais
como captação de 02 pela hemoglobina, sistemas tampões, além de outros.
Explique Respiração Pulmonar.
É a etapa terminal de todo o processo e sua finalidade
maior. Por meio da respiração celular, consubstancia-se a utilização celular do oxigênio por meio das cadeias enzimáticas mitocondriais.
Em um indivíduo saudável, na posição ortostática, encontra-se predomínio da perfusão sanguínea nas bases pulmonares, que diminui gradativamente em
direção aos ápices. Assim como a perfusão, a ventilação também não é uniforme, havendo evidências de ser menor nos alvéolos dos ápices do que nas bases pulmonares. As alterações da relação ventilação/perfusão podem ser:
Efeito shunt: o alvéolo está hipoventilado e normalmente perfundido;
Shunt: o alvéolo não está ventilado, mas continua perfundido (p. ex., alvéolo atelectasiado);
Efeito espaço morto: seria o volume de ar alveolar que não participa das trocas gasosas na hipoperfusão do alvéolo, que, no entanto, está normoventilado;
Espaço morto: alvéolo não perfundido, porém, ventilado.
As alterações da relação ventilação/perfusão levam
as consequências?
Hipoxemia predominantemente (efeito shunt); Produção de hipercapnia (efeito espaço morto) .
O que é hipercapnia?
Presença de altas doses de CO2 no sangue.
O que é hipoxemia?
Insuficiência de 02 no sangue.
(V ou F) No diagnóstico das doenças do sistema respiratório, a anamnese tem grande destaque. Além disso, este é o momento decisivo na relação médico-paciente.
V.
(V ou F) História da doença atual é a meta principal da anamnese. No primeiro momento, o médico deixa o paciente falar livremente, sem interrompê-lo. Não deve escrever continuamente enquanto o paciente relata
sua história, tentando registrar tudo de uma só vez e de
maneira definitiva. Convém anotar as principais ocorrências durante as pausas que o paciente ou o acompanhante concede, quando o fazem.
V.
(V ou F) Estatisticamente, a tuberculose e a sarcoidose predominam entre os negros. As colagenoses são mais comuns entre os caucasianos.
V.