Segunda Semana do Desenvolvimento Humano Flashcards
O que ocorre durante a implantação do blastocisto?
Durante a implantação do blastocisto, ocorrem alterações que levam à formação de um disco embrionário bilaminar composto de duas camadas, o epiblasto e o hipoblasto.
Durante a implantação do blastocisto, ocorrem alterações que levam à formação de um disco embrionário bilaminar composto de duas camadas, o epiblasto e o hipoblasto.
O disco embrionário dá origem às camadas germinativas que formam todos os tecidos e órgãos do embrião.
Quais são as estruturas extraembrionárias que se formam durante a segunda semana?
As estruturas extraembrionárias que se formam durante a segunda semana incluem a cavidade amniótica, o âmnio, a vesícula umbilical (saco vitelino), o pedúnculo de conexão e o saco coriônico.
Onde normalmente ocorre a implantação do blastocisto?
A implantação do blastocisto normalmente ocorre no endométrio, em geral na região superior do corpo do útero e com um pouco mais de frequência na parede posterior do que na parede anterior.
O que o sinciciotrofoblasto faz durante a implantação do blastocisto?
O sinciciotrofoblasto ativamente erosivo invade o tecido conjuntivo endometrial que sustenta os capilares uterinos e as glândulas, facilitando a implantação do blastocisto.
Quais células endometriais são deslocadas pelo sinciciotrofoblasto durante a implantação?
O sinciciotrofoblasto desloca as células endometriais na parte central do local de implantação. Essas células endometriais sofrem apoptose (morte celular programada), facilitando a implantação.
Qual é a função das enzimas proteolíticas produzidas pelo sinciciotrofoblasto durante a implantação?
As enzimas proteolíticas produzidas pelo sinciciotrofoblasto estão envolvidas no processo de implantação, auxiliando na invasão do tecido endometrial.
O que o sinciciotrofoblasto engolfa durante a implantação e por quê?
O sinciciotrofoblasto engolfa as células deciduais adjacentes em degeneração, que fornecem uma rica fonte de nutrição embrionária.
Quais são as duas camadas formadas pelo trofoblasto durante a implantação do blastocisto?
Durante a implantação do blastocisto, o trofoblasto se diferencia em duas camadas: o citotrofoblasto e o sinciciotrofoblasto.
- Citotrofoblasto: camada de células mononucleadas mitoticamente ativas. Forma novas células trofoblásticas, as quais migram para a massa crescente de sinciciotrofoblasto, onde se fusionam e perdem suas membranas celulares;
-Sinciciotrofoblasto: massa multinucleada em rápida expansão na qual não são disponíveis limites celulares.
Que hormônio é produzido pelo sinciciotrofoblasto durante a implantação?
O sinciciotrofoblasto produz um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), que entra no sangue materno nas lacunas do sinciciotrofoblasto. A hCG mantém o desenvolvimento das artérias espiraladas no miométrio e a formação do sinciciotrofoblasto, além de constituir a base para os exames de gravidez.
Quais camadas constituem o disco embrionário?
Epiblasto: células colunares altas relacionadas à cavidade amniótica;
Hipoblasto: camada mais fina que consiste em pequenas células cuboids adjacentes à cavidade exocelômica.
O que forma o disco embrionário durante a implantação do blastocisto?
O embrioblasto se transforma em uma placa de células bilaminar achatada, quase circular, chamada disco embrionário, composto pelo epiblasto e o hipoblasto.
Quais são as camadas que compõem o disco embrionário?
O disco embrionário é composto pelo epiblasto pluripotente, a camada mais espessa relacionada à cavidade amniótica, e pelo hipoblasto, a camada mais fina adjacente à cavidade exocelômica.
O que é o âmnio e como ele se forma?
O âmnio é uma membrana fina que reveste a cavidade amniótica. As células amniogênicas (amnioblastos) se separam do epiblasto e organizam-se para formar o âmnio.