Século XIX Flashcards
Data da Proclamação da República
15 de novembro de 1899
O que foi a Proclamação da República?
Foi um golpe de estado político-militar que instaurou a forma republicana presidencialista no governo do Brasil, ponto um fim à monarquia constitucional parlamentarista do Império e destituindo e deportando o chefe de estado, imperador D. Pedro II.
Onde ocorreu a Proclamação da República?
Praça da Aclamação (atual praça da República no Rio de Janeiro).
Quem foi o protagonista da Proclamação da República?
Marechal Deodoro da Fonseca — ele liderou um grupo de militares do exército brasileiro que destituiu e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.
Tentativa anterior de Proclamação da República ocorrida em 1789.
1789 - Inconfidência Mineira. Além da independência, buscavam a proclamação da república, além de uma série de reformas políticas, econômicas e sociais.
Tentativa anterior de Proclamação da República ocorrida em 1817.
1817 - Revolução Pernambucana. Único movimento separatista do período colonial.
Tentativa anterior de Proclamação da República ocorrida em 1824.
1824 - Confederação do Equador. Principal reação ao movimento monarquista e Dom Pedro I. Reuniu Pernambuco e outras províncias do nordeste.
Tentativa anterior de Proclamação da República ocorrida em 1839.
1839 - Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos). Região Sul. Proclamaram-se a República Rio-Grandense e a República Juliana, respectivamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Contexto econômico que proporcionou a Proclamação da República.
- Crise econômica gerada com a Guerra do Paraguai (1864-1870).
- Progressitas criticavam a ausência de iniciativas de desenvolvimento, econômico político e social.
Contexto social que proporcionou a Proclamação da República.
- Escravos que lutaram na Guerra do Paraguai não foram libertados.
- Grupos conservadores entraram em conflito com a igreja católica (ver Questão Religiosa)
Contexto político que proporcionou a Proclamação da República.
- Dom Pedro II só tinha filhas. O trono seria ocupado pela Princesa Isabel que era casa com um francês, o que gerou grande receio na população.
- Perda do apoio político dos fazendeiros após a abolição.
Como Marechal Deodoro liderou o golpe que resultou na Proclamação da República?
Comandando algumas centenas de soldados que se movimentavam pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro, assim como boa parte dos militares, ocuparam o quartel-general do Rio de Janeiro e depois o Ministério da Guerra.
Quem os revoltosos liderados por Marechal Deodoro depuseram?
Depuseram o Gabinete ministerial e prenderam seu presidente, Afonso Celso de Assis Figueiredo, Visconde de Ouro Preto. Na tarde do mesmo dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.
Dom Pedro II, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio de Janeiro. Pensando que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Gabinete de Ouro Preto e procurou anunciar um novo nome para substituir o Visconde. Então espalharam o boato de que o Imperador escolhera Gaspar Silveira Martins, inimigo político de Deodoro da Fonseca, que se convenceu a aderir à causa republicana. O Imperador foi informado disso e, desiludido, decidiu não oferecer resistência.
Como D Pedro II foi expulso?
No dia seguinte, o major Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro entregou a dom Pedro II uma comunicação, cientificando-o da proclamação da república e ordenando sua partida para a Europa, a fim de evitar conturbações políticas. A família imperial brasileira exilou-se na Europa, só lhes sendo permitida a sua volta ao Brasil na década de 1920.