Scheduling da CPU Flashcards
Um algoritmo de scheduling da CPU determina uma ordem para a execução dos processos incluídos no schedule. Dados n processos a serem designados para execução em um processador, quantos schedules diferentes são possíveis? Forneça uma fórmula em função de n.
É possível agendar processos em n! jeitos diferentes.
n! (n factorial = n × n – 1 × n – 2 × … × 2 × 1)
Explique a diferença entre scheduling com preempção e sem preempção.
O agendamento preemptivo permite a interrupção de um processo durante sua execução, alocando a CPU para outro processo. Por outro lado, o agendamento não preemptivo assegura que um processo só ceda o controle da CPU ao término de seu pico de uso atual, sem interrupções no meio da execução.
Suponha que os processos a seguir cheguem para execução nos tempos indicados. Cada processo será executado durante o montante de tempo listado. Ao responder as perguntas, use o scheduling sem preempção e baseie todas as decisões nas informações disponíveis no momento em que a decisão deve ser tomada. P1_ 0,0 (Tc)_8(Dp). P2_0,4(Tc)_4(Dp). P3_1,0(Tc)_1(Dp). Qual é o tempo médio de turnaround desses processos com o algoritmo de scheduling FCFS?Qual é o tempo médio de turnaround desses processos com o algoritmo de scheduling SJF?O algoritmo SJF deveria melhorar o desempenho, mas observe que optamos por executar o processo P1 no tempo 0 porque não sabíamos que dois processos mais curtos estavam para chegar. Calcule qual será o tempo médio de turnaround se a CPU for deixada ociosa durante a primeira unidade de tempo 1 para então o scheduling SJF ser usado. Lembre-se de que os processos P1 e P2 estão esperando durante esse tempo ocioso e, portanto, seu tempo de espera pode aumentar. Esse algoritmo poderia ser chamado scheduling do conhecimento
futuro.
a)10.53
b)9.53
c)6.86