Saude Da Mulher III Flashcards
A escolha do método contraceptivo depende de?
Idade, motivação para o uso do método, saúde da paciente, preferências pessoais , base cultural , situação financeira e social , preconceitos religiosos.
Desvantagens do coito interrompido?
Grande chance de falha uma vez que antes da retira já tem liberação de líquido prostático.
Disfunção sexual
Necessita de autocontrole de abstinência.
Como faz o cálculo para aderir ao método da tabelinha?
O método visa conhecer o início e o final do clico e para isso é necessário observar e ter conhecimento sobre os últimos 6 a 12 ciclos. Após isso diminui 18 para l ciclo mais curto e diminui 11 do mais longo.
O resultado é o tempo necessário que o casal deve ficar em abstinência .
sobre o muco cervical(billings) qual o momento do ciclo favorece a fecundação?
No primeiro momento do ciclo é presente o estrogênio que deixa o muco mais fino, fluido e transparente o que favorece a ascensão do espermatozoide. Já na segunda fase do ciclo é presente a progesterona em que o muco fica espesso dificultando o esperma subir, Então no início do ciclo deve evitar relações sexuais.
Como usar a temperatura basal?
Deve ser medida a temperatura todos os dias. A primeira medida deve ser feita no 1 dia do ciclo pela manhã logo após acordar e sem ter feito nenhuma atv física
Logo após a ovulação devido ação da progesterona no centro regulador da temperatura no hipotálamo, a temperatura aumenta de 0,3 a 0,8 C.
Então a abstinência deve ocorrer desde o 1 dia da menstruação até 3 dias após a elevação da temperatura.
método de barreiras:
Diafragma: o que é e como é usado ?
Qual uma complicação?
dispositivo de látex com um anel flexível, de tamanhos variados, que oclui o colo impedindo o contato do esperma com o cavidade interina.
Deve ser fixado na borda sínfise púbica e colocado antes de ter a relação sexual e deve deixar por no mínimo 6h pós coito para garantir morte dos espermas.
Pode ser reutilizável de em boas condições.
Se deixar mais de 24h pode chegar uma síndrome chamada s. Do choque tóxico alem de não previnir HIV e IST.
Deve ser usado com espermicida.
Por que a camisinha feminina é melhor que a masculina?
ela possui um anel fixo na hóstia externa que fica encostado na vulta e um anel interno que se adapta ao fundo de saco da vagina. Isso faz com que ela tenha um alcance melhor, de uma área maior para proteção contra IST.
- alem de ser reutilizável.
desvantagens da camisinha masculina (codom)?
necessita de interrupção do ato sexual para colocá-lo (deve estar com penis ereto ) e para retirá-lo ( pois após ejaculação deve ser retirado imediatamente da vagina devido turgência do penis )
Protege contra IST mas a feminina é superior
Não pode usar espermicida
As falhas está relacionada com o mal uso
Como um espermicida age e quais suas apresentações?
Agem como substância química que inativa os espermatozóides, lesando a membrana celular causando perda irreversível da motilidade.
Podem se apresentar em creme, gel , óvulo, espuma de aerossol
método hormonal
Descreva os tipos de estrogênio, sua dosagens e seu mecanismo de ação.
Etinilestradiol, estradiol ou estetrol.
50mcg é a maior dose
35 a 20 mcg dose baixa
15 mcg ultra baixa dosagem
Seu mecanismo é inibição FSH, estabilização do endométrio e potencializa a ação dos progestogeniscos por aumentar os receptores deles.
mecanismo de ação da progesterona?
inibição do LH, endométrio não receptivo a implantação , alteração da motilidade tubária, aumento da espessura do muco
Cite a diferença entre o trifásico / bifásico / monofásico.
no trifásico são três dosagem de estrogênio diferentes + progesterona com a intuito de diminuir as dosagem de hormônio mensal total mimetizando o ciclo menstrual fisiológico que nosso próprio corpo faz.
Efeitos colaterais parecidos com o outro.
Mais chance de engravidar se esquecimento .
bifásico : os primeiros comprimidos da cartela contém mais estrogênio que progesterona com o intuito de proliferação do endométrio nos primeiros 7 dias e reduzir o spotting.
Tem aumento dos sintomas estrogênio dependentes : cefaleia, dor nas mamas, náuseas.
Monofásico: estrogênio e progesterona em doses fixas. É o mais utilizado e inicia-se no 1 dia da menstruação e faz uma pausa de 7 dias na cartela (tendo assim o sangramento de privação).
Eficácia desde o 1 comprimido. Falhas devido mal uso .
ACO: quando posso ou não usar?
Se pós parto: após 6 meses por parto pois diminui a produção de leite e de lipídios, proteínas, etc. além de ser passado pelo leite levando a ginecomastia do RN.
Se não amamentando: iniciar na quarto a sexta semana mesmo em amenorreia.
Se aborto: pode nos primeiros 7 dias pós aborto.
quais são as contraindicações absolutas para uso de hormônios?
hepatopatia ou cardiopatia em atividade, aguda ou menor que 6 meses.
Enxaqueca com sinais neurofocais.
Gravidez.
C.A de mama hormonio dependente.
Pct maior que 35 anos não pode e menor não deve
Tabagista ( independente da carga tabagica ou idade)
Qual a diferença entre a minipilula e os progestogenicos isolados?
Ambos são de progesterona porém a minipilula é norestisterona em baixas doses mais usado pós gestação para ajudar na eficácia juntamente com a amamentação, anenorreia e menor que 6 meses.
Ambos tem poucos efeitos colaterais mas podem apresentar spotting e sangramento intermenstrual.
A progestogenico isolado é de desorgestrel 75 mcg.
diferença entre a injeção mensal e trimestral?
A mensal é combinado com estrogênio e progesterona, dado a primeira no 1 dia de menstruação e a próxima depois de 30 dias. Podendo adiar ou adiantar 2 dias. Corre menos risco de esquecimento, evitar 1 passagem hepática, tem efeitos colaterais do estrogênio e tem uma chance maior de spotting.
A trimestral é apenas de progesterona, é mais usado em quem tem contraindicações ao uso do estrogênio uma vez que ela tem efeitos colaterais que pode atrapalhar a longo prazo e se caso a mulher desejar engravidar demora cerca de 9 meses a 2 anos para voltar a ter ovulações normais.
vantagens do implanom?
Implante só de progesterona intradérmico que dura 3 anos, apesar do custo elevado e não disponível no sus, é o único que tem o metabólico do desogestrel ou seja, o tornando quase 100% seguro.
Quais são os dispositivos vaginais e seus benéficos?
todos são combinados
Pílula vagina : não tem passagem hepática por isso menos efeito colaterais, colocado no 5 dia da menstruação , e 1cp diariamente por 21 dias e pausa 7 dias.
Anel vaginal: colocado entre o 1 ao 5 dia da menstruação e deve permanecer na vagina até 3 semanas e quando retirar deve esperar 1 semanas para colocar outro. Não tem no sus.
transdermico: não disponível no sus. Deve ser trocado de 7 em 7 dias, usado por 3 semanas consecutivas seguidas de 1 semana de pausa. Não deve ser colocado em local exposto ao sol devido risco de melasma e nem perto da mama devido risco de C.A.
Quando posso indicar e qual a eficácia da pílula de emergência?
Pode ser usada até as 72h pós relação sexual, porém o ideal é que tome o quando antes uma vez que quando mais tempo demora, mais vai perdendo sua eficácia. Além disso pode ser oferecido o DIU que pode ser colocado até o 6 dia pós relação antes que ocorra a nidação.
Não é abortivo, então se já ocorreu implantação não tem como voltar.
diferença dos DIU’s de cobre e de levonorgestrel ?
De cobre existe o multiloud que não é dado pelo sus dura apenas 5 anos e tem mesma eficácia do T de cobre. Acredita-se que ele agarra mais no útero e evita expulsão.
O T de cobre por reação inflamatória de liberação de prostaglandina e e leucócitos atua na cavidade uterina e região diminuindo a motilidade dos espermas, dura 10 anos e sus oferece. Pode dar aumento de fluxo e dismenorreias.
Os de levonorgestrel tem o morena com duração hj de até 8 anos e o kaylina de duração de 5 anos que além de gerar resposta inflamatória, libera hormônio que atrofia o endométrio. Eficaz para reduzir fluxo e cólicas , tendem a entrar em amenorreia. Porém pode gerar nos primeiros 3 meses sangramento irregular.
Quando dor precisa afastar DIP, mas a dip só ocorre cerca de 20 dias depois da inserção, se for antes disso pensar que a causa e uma endometriose devido falta de assepsia na hora da manipulação e pode dar ATB. Além disso a pct pode ter reação vasovagal tb, expulsão do diu, perfusão uterina.
Em qual momento posso colocar o DIU?
Em qualquer momento do ciclo desde que se afaste gravidez.
Prefere-se fazer na menstruação pois além de já asfalte gravidez o colo já está entreaberto podendo facilitar e gerar menos dor. Quando não faz na menstruação tem que pedir beta antes para descartar gravidez.
No puerpério pode depois da dequitação ou 35 dias pós parto
Pós aborto; depois de 7 dias pós curetagem
A revisão do DIU e feita por ultrassom?
Falso ou verdadeiro?
Falso, é feito por exame especular. Entre 15 a e 30 dias pós inserção faz o exame e ele precisa estar todo dentro da cavidade e sua base posicionado no final do útero.
Só pede US se não tiver 2cm de DIU para fora ou se dúvida a cerca da posição.
O que fazer com o DIU em caso de gravidez?
Se o fio não tiver visível até 1 mês de atraso menstrual (cerca de 4 semanas de gestação ) não faz nada, deixa o DIU.
Se o fio estiver visível, tem que olhar o saco gestacional:
Se o saco tiver implantado em cima do DIU, deve retirar ló o mais rápido possível.
Se o saco estiver embaixo do DIU não pode retirar pois se não vai causar aborto.
Ele não vai aumenta chance de má formação mas pode aumenta chance de aborto ou interrupção da gravidez.