Russia na I Guerra Mundial Flashcards
A entrada da Rússia na I Guerra Mundial
A entrada da Rússia na I Guerra Mundial Agravou as condições de vida da população. As revoltas intensificaram a partir de 1916 e combinaram em duas importantes insurreições.
Fevereiro de 1917
A Rússia deparavas com o ambiente de descontentamento generalizado. A população ambicionava alterações profundas: a nobreza liberal e a burguesia queria uma abertura política e modernização do país e os operários e camponeses, organizações em sovietes, exigiu o fim da guerra e a melhoria das condições de vida.
Como se formou o governo provisório Russo?
Foi neste contexto de agitação política e social que se iniciou uma revolução em Petrogrado. A revolução de fevereiro teve como consequências imediatas a aplicação do czar Nicolau II e a formação de um governo provisório, liderado por Georgy Lvov e, depois, por Alexander Kerensky surgiu o partido de Monchevique.
Outubro de 1917
Ação de soviet de Petrogrado, defensor de um rumo diferente para a Rússia, caracterizava-se por uma forte propaganda e pelo apelo a insurreição, o que contribuiu para o desencadear de uma nova fase revolucionária. O Soviete de Petrogrado exercia uma forte oposição ao governo provisório. Entre os que se opunham ao governo, destacavam-se os bolcheviques, defensores de uma transformação profunda da sociedade e do estabelecimento da ditadura do proletariado. O regresso de Lenine a Rússia foi determinante para a propagação do ambiente revolucionário. Na noite de 24 para 25 outubro, desencadeou-se uma ofensiva militar, liderada por Lenine e Trotski, que visava ocupar os principais pontos de Petrogrado e invadir o Palácio de inverno. Era o início da revolução socialista, a revolução de outubro ou bolchevique.
Por quem era apoiado o governo provisório?
O governo provisório era apoiado pelos setores moderados e liberais.
Por quem era apoiado o Soviete de Petrogrado?
Era apoiado pelos diversos setores políticos, alguns dos quais ligados ao socialismo revolucionário.
Quais foram as medidas tomadas por Lenine?
Lenine autorizou a saída das tropas russas da I Guerra mundial, aboliu a propriedade privada, liberou participação dos operários na gestão das fábricas e promoveu a nacionalização das empresas, dos meios de produção e da banca. Estava, assim, instaurada a ditadura do proletariado, idealizada por Karl Marx. A interpretação da doutrina de Marx por Lenine denomina-se por marxismo-leninismo.