Routing Monitor and Route Attributes Flashcards
Rotas diretamente conectadas
Directily connected routes
Quando uma sub-rede é atribuída à interface do Fortigate, uma rota para a sub-rede é adicionada automaticamente com CONNECT mostrado na coluna TYPE. Deve haver conectividade da camada 2 às sub-redes para que suas respectivas rotas sejam adicionadas à tabela de roteamento. Isso significa que se uma interface estiver inativa ou não houver um link estabelecido, a rota não será adicionada.
Rotas Dinâmicas
Dynamic Routes
Em redes maiores, seu Fortigate pode receber rotas de outros roteadores, por meio de protocolos como BGP ou OSPF. O Fortigate adicionará essas rotas à tabela de roteamento com o nome do respectivo protocolo de roteamento na coluna TYPE.
Rotas Inativas
Inatives Routes
Se uma interface estiver inativa ou o Fortigate não tiver conectividade da camada 2 com uma sub-rede, essa rota será considerada inativa e não será adicionada à tabela de roteamento.
Atributos - Distância OU Distância Administrativa
Attributes - Distance OR Administrative Distance
- Usado para classificar do melhor caminho (valor de distância baixa) para o pior caminho (valor de distância alta).
- Se houver várias rotas para o mesmo destino, aquela com a distância mais baixa estará ativa e as demais permanecerão inativas.
OBS: As rotas com distâncias maiores são inativas e NÃO são adicionadas à tabela de roteamento.
Por padrão, as rotas aprendidas por meio do protocolo RIP têm um valor de distância mais alto do que as rotas aprendidas por meio do protocolo OSPF. O OSPF é considerado mais preciso do que o RIP.
Quais os valores padrões de distâncias em ralação aos protocolos no FortiGate?
0 - directly connected 5 - DHCP gateway 10 - static routes 20 - external BGP (EBGP) routes 110 - OSPF routes 120 - RIP routes 200 - internal BGP (IBGP) routes
Quais são os 6 atributos da rota (Route Attributes) ?
- Network
- Gateway IP
- Interfaces
- Distance
- Metric
- Priority
Como é usado o atributo Métrica? (Metric Attribute)
O atributo metric é usado para determinar a melhor rota para um destino ao lidar com rotas aprendidas por meio de protocolos de roteamento dinâmico.
Se duas rotas têm a mesma distância, o valor métrico é usado para desempatar.
A ROTA COM A MENOR MÉTRICA É ESCOLHIDA PARA O ROTEAMENTO.
Como o valor do atributo métrica (METRIC) é determinado pelos protocolos de roteamento RIP e OSPF?
RIP - é usado o número de saltos (hop count), que é o número de roteadores que o pacote passa até chegar no destino. Com no máximo de 15 saltos, redes com mais de 15 saltos são consideradas indisponível.
OSPF - é usado o custo (COST), que é determinado pelo quanto de banda um link tem. O custo de uma interface é inversamente proporcional à sua largura de banda. Uma largura de banda mais alta indica custos mais baixos.
Como é usado o Atributo PRIORITY ?
Usado por ROTAS ESTÁTICAS para determinar a melhor rota até o destino quando a DISTÂNCIA é a mesma.
Se múltiplas rotas estáticas têm a mesma distância, todas ficam ativas, contudo, apenas a rota que tiver a prioridade com MENOR VALOR é considerado o melhor caminho.
Quais os comandos CLI para examinar a tabela de roteamento?
get router info routing-table all
get router info routing-table database