Rochas Flashcards
Rochas Intrusivas ou Plutónicas
Arrefecimento lento do magma em profundidade - minerais bem desenvolvidos visíveis a olho nu - ex.: granito
Rochas Extrusivas ou Vulcânicas
Solidificação rápida à superfície - minerais não visíveis a olho nu - ex: basalto
Textura Fanerítica
Solidificação lenta do magma em profundidade resulta em cristais bem desenvolvidos e visíveis a olhu nu
Textura Afanítica
Solidificação rápida do magma à superfície resulta em cristais pequenos, pouco ou nada visíveis a olho nu
Textura Vítrea
Solidificação muito rápida do magma à superfície resulta na não cristalização nem formação de minerias
Ciclo das Rochas
Processo de transformação das rochas, que mudam a sua composição mineralógica e proporciona a existência dos seus 3 tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. Representa as principais relações entre as rochas, descrevendo os processos dinâmicos ao longo do tempo.
Rochas Magmáticas
Formam-se na crusta profunda e no manto a uma temperatura superior a 600ºC e a uma pressão que varia mediante a profundidade. Apresenta uma variação química restrita, uma vez que se formam a partir do mesmo magma. Processo de formação: cristalização (arrefecimento e solidificação do magma)
Rochas Metamórficas
O material surge da crusta profunda e manto superior a partir de rochas pré-existentes. Ocorrem durante um grande intervalo de pressão e temperatura (<800ºC). Processo de formação: recristalização de minerais no estado sólido.
Rochas Sedimentares
Forma-se à superfície, a partir de rochas pré-existentes que tenham sofrido processos de meteorização, erosão, transporte e sedimentação. Formam-se em locais característicos de baixa pressão e temperatura. Apresentam grande variação química. Processo de formação: deposição, afundamento e diagénese.
Pressão Confinante
Atua da mesma forma que a pressão hidrostática, onde um corpo é mergulhado em água e recebe o mesmo nível de pressão em todas as direções, variando apenas a intensidade com a profundidade. Por ter intensidade uniforme em todas as direções, não causa deformação durante o metamorfismo. A pressão é responsável por reações químicas que dão origem a novos minerais;
Pressão Dirigida
Não é igual em todas as direções; é produzida pela movimentação das placas litosféricas e atua de forma vetorial, dando origem a tensões e deformações.
Esta deformação mecânica das rochas exerce grande influência na geração de texturas e estruturas orientadas e na migração de fluidos; modifica a rocha-mãe a nível mecânico.
Metamorfismo de Contacto
Resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. O calor libertado pelo magma intrusivo provoca nas rochas adjacentes (rochas encaixantes) a alteração dos minerais existentes e a formação de minerais novos. A extensão da zona de contacto deste tipo de metamorfismo, também denominada por auréola de contacto, depende do volume e da natureza do magma invasor, gradiente térmico em torno da intrusão e da natureza da rocha encaixante.
Metamorfismo Regional
Provocado pela ação de altas pressões e altas temperaturas, afetando extensas regiões da crosta terrestre, geralmente áreas de atividade tectónica onde se formam montanhas devido à convergência de placas. Durante este tipo de metamorfismo, dependendo das condições de pressão e temperatura, uma rocha específica preexistente pode recristalizar originando diversos tipos de rochas metamórficas.
Metamorfismo de Impacto
Associado a eventos de impacto de corpos celestes - regimes de pressão extremamente elevados, atuantes num intervalo extremamente reduzido de tempo. Provoca a alteração permanente das rochas e minerais do local onde ocorreu o impacto.