Risco De Auditoria Flashcards
O que é risco de auditoria?
É o risco que o adutor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorções relevantes.
Quais são os riscos de auditoria?
Risco de negócio: é o risco que resulta de condições, eventos, circunstâncias, ações ou falta de ações significativas que possam afetar adversamente a capacidade da entidade de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias, ou do estabelecimento de objetivos ou estratégias inadequadas.
Risco Inerente: é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.
Risco de controle: é o risco de que uma distorção que possa ocorrer em uma afirmação sobre uma classe de transação, saldo contábil ou divulgação e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.
Risco significativo: é o risco de distorção relevante identificado e avaliado que, no julgamento do auditor, requer consideração especial na auditoria.
Em que fase da auditoria é feita a analise de risco da auditoria interna?
Na fase de planejamento, devendo ser considerados os seguintes aspectos:
a) A verificação e a comunicação de eventuais limitações ao alcance dos procedimentos da Auditoria Interna, a serem aplicados, considerando o volume ou a complexidade das transações e das operações;
b) a extensão da responsabilidade do auditor interno no uso dos trabalhos de especialistas.
Qual a relação entre risco de detecção e o risco de distorção relevante?
Para um dado nível de risco de auditoria, o nível aceitável de risco de detecção tem uma relação inversa com os riscos avaliados de distorção relevante no nível da afirmação. Por exemplo, quanto maiores são os riscos de distorção relevante que o auditor acredita existir, menor é o risco de detecção que pode ser aceito e, portanto, mais persuasivas são as evidências de auditoria exigidas.
os procedimentos de avaliação de risco incluem?
(a) indagações à administração, às pessoas apropriadas da auditoria interna (se houver essa função) e a outros na entidade que, no julgamento do auditor, possam ter informações com possibilidade de auxiliar na identificação de riscos de distorção relevante causados por fraude ou erro;
(b) procedimentos analíticos;
(c) observação e inspeção.
Os riscos de distorções relevantes podem ocorrer em dois níveis, quais São eles?
a) No nivel geral da demonstração contábil; e
b) No nivel da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.