Rins Flashcards
Quais funções dos rins?
- Regulação da composição iônica do sangue
- Regulação do PH
- Regulação do volume sanguíneo
- Regulação enzimática da pressão arterial
- Manutenção da osmolaridade sanguínea
- Produção de Hormônios
- Regulação sanguínea do nível de glicose
- Excreção de resíduos e substâncias estranhas
Qual localização dos rins?
São órgãos retroperitoneais por estarem na parte posterior ao peritônio da cavidade abdominal.
Das últimas vértebras torácicas e da 3ª vértebra lombar, uma posição em que são parcialmente protegidos pelo 11° e 12° pares de costelas. (flutuantes) T11 a L2.
Quais principais estruturas dos rins?
◼Córtex renal ◼A medula renal ▪ Pirâmides renais cônicas ▫A base ▫O ápice (papila renal) ◼O córtex renal + as pirâmides da medula renal = o parênquima ou a porção funcional do rim. (néfrons) ◼Colunas renais ◼Pirâmide renal + área sobrejacente do córtex + parte da coluna subjacente = um lobo renal ◼Duetos papilares ◼Hilo renal ◼Papilas renais ◼Cálices maiores e menores
Irrigação dos rins
Aorta A artéria renal Artérias segmentares Artérias interlobares Artérias arqueadas Artérias interlobulares Arteríolas aferentes Capilares glomerulares Arteríolas eferentes ^^^^^^Capilares peritubulares^^^^^^
Drenagem dos rins
^^^^^^Capilares peritubulares^^^^^^ Veias interlobulares Veias arqueadas Veias interlobares Veia renal Veia cava inferior
Inervação dos rins
- Gânglio aorticorrenal
- Plexo e gânglio celíacos
- Plexo e gânglios renais
Néfron
◼Corpúsculo renal = o glomérulo (rede capilar) + cápsula glomerular (de Bowman)
◼ O túbulo renal = um túbulo contorcido proximal (TCD) + alça de Henle + túbulo contorcido dístal (TCD).
Funções do néfron
◼Filtração glomerular Na 1ª etapa de produção da urina a água e a maioria dos solutos no plasma sanguíneo atravessam a parede dos capilares glomerulares, onde são filtrados, entram na cápsula glomerular e , depois, no túbulo renal.
◼Reabsorção Tubular refere-se ao retorno da água e dos solutos filtrados para a corrente sanguínea. À medida que o líquido filtrado atravessa os túbulos renais e os duetos coletores, as células tubulares reabsorvem cerca de 99% da água filtrada e muitos solutos úteis. A água e os solutos voltam ao sangue à medida que ele flui através dos capilares peritubulares e das arteríolas retas.
◼Secreção tubular À medida que o líquido atravessa os túbulos renais e os duetos coletores, as células do túbulo renal e do dueto secretam outras substâncias, como resíduos, fármacos e íons em excesso, para o líquido.
[mais detalhes nos resumos]
Pressões para fitração
Pressão hidrostática
Pressão osmótica
Pressão do líquido do corpúsculo renal
A força motriz resultante é de 10 mmHg na direção que favorece a filtração
Histologia externa dos rins
A camada profunda, a cápsula fibrosa
A camada média, cápsula adiposa
A camada superficial, a fáscia renal
Histologia do glomérulo
O folheto externo ou parietal da cápsula de Bowman é constituído por um epitélio simples pavimentoso, que se apoia na lâmina basal e em uma fina camada de fibras reticulares.
O folheto interno ou visceral da cápsula de Bowman são as células podócitos e formadas pelo corpo celular.
Histologia do túbulo contorcido proximal
o epitélio cuboide ou colunar baixo
Histologia Alça de Henle
A alça de Henle é uma estrutura em forma de U que consiste em um segmento delgado interposto a dois segmentos espessos.
Na parte mais externa da medula, o segmento espesso descendente da alça de Henle, continua como a parte descendente delgada da alça. O lúmen deste segmento do néfron é largo, porque a parede da alça é formada por epitélio simples pavimentoso.
Histologia do túbulo contorcido distal
Também revestido por epitélio cúbico simples.
Nos cortes histológicos, a distinção entre os túbulos contorcidos distais e os proximais, ambos encontrados na cortical e formados por epitélio cúbico, baseia-se nos seguintes dados: suas células são menores (maior número de núcleos em cada corte transversal), não têm orla em escova e são menos acidófilas (contêm menor quantidade de mitocôndrias).
Histologia Bexiga
A mucosa é formada por um epitélio de transição e por uma lâmina própria de tecido conjuntivo que varia do frouxo ao denso
As células mais superficiais do epitélio de transição são responsáveis pela barreira osmótica entre a urina e os fluidos teciduais.