Revolução Francesa Flashcards
Como se dividia o terceiro estado? Quais eram os interesses de cada um?
O terceiro estado era dividido em alta, média e pequena burguesia, bem como camponeses e servos em condições feudais. No plano político, o terceiro estado lutava pela abolição dos privilégios do primeiro e segundo estados, maior participação nas decisões do estado e igualdade em posição política em relação à nobreza e o clero, afinal de contas, quem sustentava o primeiro e segundo estados era o terceiro.
Qual era o contexto político da França pré-revolucionária?
A frança tinha uma organização absolutista cujo rei era o monarca absoluto ao qual pertenciam os 4 poderes. Além disso, a sociedade era estratificada em estamentos: o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o terceiro estado, bastante diverso: divido em alta burguesia, banqueiros, financistas e empresários; média burguesia, advogados e empresários médios; pequena burguesia, artesãos mais ricos, lojistas e pequenos comerciantes; e por fim, artesãos, aprendizes, proletários e trabalhadores rurais. Havia ainda servos em condições feudais, assim como camponeses livres ou semi-livres. Era o terceiro estado que arcava com o peso dos custos da nobreza e do clero, pagando pesados impostos.
Quem eram os sans-culottes?
Eram o proletariado da época: pobres e mal pagos, eram a mão de obra industrial frances que trabalhava nas cidades. Possuíam calças rústicas, e não os culottes, calças nobres e apertadas, da burguesia.
Quais foram os principais motivos que levaram à revolução de fato?
O estopim da revolução foi de fato a fome. O alto preço do trigo por conta das alterações climáticas e SECAS que levaram a uma crise agrária, foi também devido à intenção dos próprios camponeses ao diminuírem a produção. A conjuntura do momento era também extremamente desfavorável ao frouxo governo de Luís XVI: a dívida pública era cada vez maior tendo em vista o apoio francês na guerra de independência dos EUA, o que não trouxe retorno financeiro. Ao mesmo tempo, assolava uma grave problema para a indústria francesa: em 1786 assinou um tratado com a Inglaterra que baixava para 12% as taxas alfandegárias sobre os produtos Ingleses, prejudicando fatalmente a incipiente indústria francesa. A guerra dos sete anos em que a França perde para a Inglaterra também piorou a situação já deficitária da balança comercial. Tudo isso só fazia aumentar os impostos sobre o terceiro estado, que se viu obrigado a pressionar o governo de Luís XVI.
Não vendo saída para a crise, o quê Luís XVI resolve fazer?
Convoca a Assembléia dos Notáveis e propõe que o clero e a nobreza devem pagar impostos também. Essa decisão do Rei foi incentivada pelos ministros que eram favoráveis ao terceiro estado e também populares. A aristocracia reage e começa a derrubar esses ministros, objetivando taxar o terceiro estado com mais impostos. Em virtude do rebuliço causado, o Rei convoca a Assembléia dos Estados Gerais.
Na convocação da assembléia dos Estados Gerais, quais eram os interesses de cada estrato social?
A assembléia dos estados gerais, composta por representantes de cada estado, nada mais era que o parlamento francês. O clero e a nobreza buscavam taxar o terceiro estado ainda mais e a burguesia buscava acabar com os privilégios da nobreza e clero. Seria feita então uma votação para que fosse decido o que fazer. O problema era que o voto era por estado. Além disso, juntos havia mais representantes do primeiro e segundo estados do que do terceiro estado.
Quai foi a reação do povo ao ver que a convocação da assembléia dos notáveis levou a uma revolta aristocrática que depôs os ministros “populistas”?
O povo ficou extremamente insatisfeito, o que gerou um rebuliço ainda maior na França, instigando o movimento revolucionário.
Por que o povo toma a bastilha? Em que data?
Por que era um símbolo da repressão imposta aos opositores do antigo regime. Tomam-na em 14 de julho de 1789. Quando o fazem, matam o lorde Lorrant, cortando a sua cabeça. A partir daí se instaura um grande medo, posto que os camponeses e o baixo terceiro estado começam a saquear casas, invadir cartórios e queimar títulos de propriedade.
O que foi a Assembléia Nacional no início da revolução?
Foi uma assembléia proclamada pela burguesia(alta) afim de criar uma nova constituição para a França. É importante notar que a criação de novas regras para a França é o que marca a revolução. O Rei finge aceitar e pede para que a nobreza auxilie na formação dessa nova constituição, donde alguns vão. Essa notícia chega a Paris e se espalha pela frança. O povo é tomado por grande efervescência e tomam a Bastilha, símbolo da monarquia, sendo a sua destruição simbolicamente a destruição da monarquia.
Por que essa fase inicial da revolução ficou conhecida como Grande Medo?
Por que os camponeses começaram a saquear castelos e terras da nobreza, invadindo cartórios e destituindo as posses dos nobres. Isso só piorou quando a assembléia aprovara a abolição dos direitos feudais, tornando livres os camponeses.
O que foi a constituição civil do clero?
Foi a revogação dos privilégios do clero e a transformação dos mesmos em funcionários públicos.
Por quê a burguesia não aceitou a votação da assembléia dos Estados Gerais?
Por que era por estado, donde a burguesia sempre perderia as votações. O Rei então permite que o número de representantes do terceiro estado seja igual à somatória dos outros dois, porém, quando é pressionado pelo terceiro estado para que o voto seja por cabeça, o Rei vacila e é aí que o terceiro estado se desvencilha da assembléia e se declara Assembléia Nacional
O que foi a primeira constituição francesa de 1791?
Foi uma constituição feita pela alta burguesia (girondinos) que ainda apoiava a ideia de haver um monarca, porém, este deveria se submeter aos três poderes, de acordo com as ideias de Montesquieu. Seria uma monarquia constitucional, na qual o poder executivo caberia ao Rei. Dado seu caráter elitista, nota-se que procuram satisfazer seus interesses, como por exemplo: o voto era censitário e a escravidão nas colônias foi mantida. Além disso, eram partidários dos ideais de igualdade civil. Os bens da igreja foram confiscados, e a servidão foi abolida no campo, fato importante que mostra os ideias iluministas um pouco na prática.
O que foi a declaração dos direitos do homem e do cidadão?
Foi um documento aprovado no governo dos Girondinos (alta burguesia), que era de cunho iluminista. Proclamavam o direito à liberdade, igualdade perante a lei e à propriedade assim como o direito de resistir à opressão. É curioso notar que não se fala numa reforma agrária ou partição de bens e de terras, ideias de Rousseau, que iam de encontro à propriedade privada. Por isso foi denominada de revolução burguesa de forma geral. Esse é classificado como um momento de atitudes moderadas.
Mesmo fingindo aceitar a constituição, o Rei não consegue aguentar por muito: foge e é preso na fronteira, disfarçado. Como os países absolutistas veem esse momento?
Como um péssimo exemplo. Além disso, prender um Rei e fazê-lo refém da revolução era visto como um grande pecado. A nobreza estava enraivecida. Daí, surgem movimentos contra revolucionários durante toda a revolução. Culmina então uma guerra, em 1792, quando a Áustria declara guerra à França. O exército nacional é convocado e os austríacos são derrotados na batalha de Valmy.