Revolução de 1930 em Goiás: Construção de Goiânia e Marcha Para Oeste Flashcards
O que foi a revolução de 1930 em Goiás?
● A revolução de 1930 se operou no campo político.
● O governo de Vargas passa a propor uma agenda desenvolvimentista, podemos dizer que o governo de Vargas foi o 1ª a ter a ideia de desenvolvimento do país.
● A construção de Goiânia foi o ponto de partida desta nova etapa histórica, a Europa passa a não ser tão visada pela população que vivia no Brasil.
No início da revolução de 1930 quais os primeiros atos acorridos na região goiana?
Logo após a revolução de 1930, que depôs o governo que tinha ganhado as eleições, foi nomeado um governo provisório para o estado de Goiás composto por três membros, dentre eles estava o dr. Pedro Ludovico Teixeira que depois foi nomeado por Vargas como interventor do estado, governando durante 15 anos a mesma quantidade de tempo que Vargas.
A ideia de construção de uma nova capital no estado de Goiás iniciou a partir de 1930?
A ideia de mudança de capital em Goiás não surgiu com Pedro Ludovico, bem antes dele já se falava em mudança da capital da cidade de Goiás para outras regiões.
Desde primeiro governador, o D. Marcos de Noronha, havia o interesse de mudar a capital do estado de Vila Boa (cidade de Goiás) para Meia ponte (Pirenópolis) com o argumento de que essa mudança traria benesses a capitania já que o clima de Vila Boa e sua geografia eram inferiores a de Pirenópolis.
Quais as razões que prejudicaram a mudança da capital no estado de Goiás?
● Alto gasto que isso representaria para novas construções.
● Contratação de mão de obra qualificada.
● Oposição popular tanto por motivos sentimentais quanto prejuízos econômicos, já que a cidade de Goiás perderia muito.
Pedro Ludovico só conseguiu a mudança da capital devido ao apoio de Getúlio Vargas, pois sem esse apoio não seria possível que a ideia de Ludovico se concretizasse.
Quais as razões que fundamentaram a ideia de mudança da capital no estado de Goiás?
● Reforçava o governo de Ludovico, pois na cidade de Goiás estava cercado de opositores.
● Um símbolo concreto da revolução em Goiás.
● Investimento necessário para o desenvolvimento do território goiano.
Não havia recurso suficientes para construção da nova Capital?
● Vendas de lotes de terreno
● Calotes por parte do governo de Ludovico
Não havia dinheiro suficiente para construção da nova capital, mesmo com a venda dos lotes.
Quais as datas de transferência da capital?
● 03/01/1933 - Instalada a comissão para a escolha da nova capital, que não escolheu, pois Ludovico já tinha escolhido Campinas como terreno para construção.
● 24/10/1933 - Lançamento da pedra fundamental de Goiânia. Dia em que Vargas toma o poder, fazendo uma homenagem a Vargas.
● 1935 - Não estava pronta ainda, mas Ludovico transfere seu gabinete provisoriamente para Goiânia, saindo da esfera de influência de seus opositores.
● 23/03/1937 - Forçados por Ludovico, os deputados aprovam na câmara a transferência definitiva da nova capital goiana da cidade de Goiás para Goiânia.
● Julho de 1942 ocorreu o batismo cultural de Goiânia, atraindo milhares de pessoas para a cidade entre elas havia famosos também.
A construção de Goiânia chamava atenção devido a que?
Goiânia foi uma cidade pensada como uma cidade jardim no meio do sertão do cerrado e foi construída com o que havia de mais moderno em termos de urbanismo no mundo da época e com arquitetura Art Deco.
O que foi a marcha para o oeste?
Iniciado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas tinha como objetivo o desenvolvimento e ocupação do vasto território do centro oeste. Com a marcha para oeste Vargas como objetivo:
● Deslocar a população litorânea para o interior do país, centro oeste e norte do país.
● Garantir a posse da terra pelo país.
● Construção de estradas.
● Reforma Agrária.
● Incentivo à produção agropecuária de sustentação.
1942 - Implantação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás - CANG (CERES), comandado por Bernardo Sayão. O governo prometia terras para quem se mudasse para essa região, o que ocasionou um grande fluxo de pessoas, porém a procura foi tanta que não havia terras suficientes, provocando um inchaço populacional.
A meso região goiano tem solos um pouco mais férteis.