Revoltas do Período Colonial Flashcards
A Revolta de Beckmam se deu no estado do __, no ano de __, e tinha dois principais motivos: __ e __.
- Maranhão
- 1684
- questão da mão de obra indígena
- insatisfação de colonos com as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão
obs. A província do Maranhão entrou em declínio após a expulsão dos holandeses, a partir de 1650. Se instalou a crise econômica, havendo carência de mão de obra escrava (os missionários jesuítas resistiam contra a escravização dos indígenas) e produtos para abastecimento e escoamento. A Companhia do Comércio do Maranhão foi criada em 1682 pela Coroa Portuguesa para solucionar esses problemas; no entanto, foi instaurado o monopólio que agravou a crise: condições de extrema pobreza, falta de abastecimento de produtos básicos, como alimentos e manufaturados (normalmente de péssima qualidade e vendidos a preços altíssimos). A população vivia na miséria, os comerciantes locais eram lesados pelo monopólio da companhia, e os proprietários rurais não recebiam preços justos pelos seus produtos.
Assim, com tamanha insatisfação por parte de todos, foi organizado um movimento - liderado por Beckman - que reivindicava a extinção da Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão e a expulsão dos jesuítas da província.
Qual o principal objetivo da Sedição de Vila Rica em 1720 (Revolta de Felipe dos Santos):
suspensão do estabelecimento das Casas de Fundição, onde se registrava o ouro em barra e se deduzia o quinto por arroba
obs. Além do fim das Casas de Fundição, a Revolta reinvidicava a redução do preço dos alimentos. O lídero, Felipe dos Santos, foi executado.
Resuma, em quatro palavras, a linha histórica da Guerra dos Mascates?
- domínio político de Recife por Olinda
- crescimento da burguesia mercantil em Recife, estabelecendo poder econômico
- insatisfação da elite de Olinda em relação ao crescente protagonismo de Recife
- estopim: criação, por outorga real, da Vila de Santo Antônio de Recife
Olinda era a principal cidade e controlava Recife politicamente, mas sofria com a decadência dos engenhos de açúcar, que caíram de produtividade depois da expulsão dos holandeses. Recife, por sua vez, representava o novo momento da região, com o surgimento de uma burguesia mercantil e por ter se tornado, depois das reformas de Nassau, um grande ponto de troca de produtos africanos, europeus e americanos. Esses comerciantes que ganhavam cada vez mais protagonismo econômico eram tratados pela elite do engenho olindense pelo nome pejorativo de mascates. Porém, uma curiosidade é que o conflito só ganhou o nome que conhecemos hoje após a publicação do livro Guerra dos Mascates, de José de Alencar, em 1873. Ou seja, vemos aqui como a História é repensada e ressignificada ao longo do tempo. A dominação política de Olinda sobre Recife começou a incomodar os comerciantes locais. Qualquer tipo de decisão, taxa de impostos, por exemplo, só poderia ser tomada pelos olindenses. Além disso, a situação econômica dos senhores de engenho, que dominavam a política de Olinda, era muito pior da dos recifenses, e as decisões tomadas pelos primeiros afetavam diretamente os lucros comerciais da vila.O estopim do conflito foi a outorga real, em 1709, da criação da vila de Santo Antônio do Recife. A elite olindense se revoltou devido a quebra da autonomia local, se armou e atacaram a vila, em 1710. O contra-ataque também ocorreu, estendendo o confronto até 1711. Para evitar maiores problemas, chegou à capitania um novo representante de Portugal, chamado Felix José de Mendonça, que finalizou o conflito, confiscando os bens da elite de Olinda.
Sobre a Conjuração Baiana (1798), dê os seguintes elementos:
- três aspectos que a influenciaram:
- dois objetivos:
- classe dos revoltosos:
- deslocamento do eixo econômico para MG e declínio do comércio do açucar e ideários da Revolução Francesa
- independência do Brasil e abolição escravidão
- elite (maçons), homens livres e escravos
Em poucas palavras, o que foi a Inconfidência Mineira?
foi uma representação dos interesses de grupos da elite local, intelectuais, religiosos, militares e fazendeiros, em livrarem-se do controle e dos impostos cobrados pela coroa portuguesa na região, mas não havia consenso em relação à libertação dos escravos.
Durante a Inconfidência Mineira, ___ , para que tivesse suas dívidas perdoadas, traiu o movimento.
Joaquim Silvério
obs. Inconfidência Mineira: primeira manifestação de caráter separatista.
A Inconfidência Mineira ___ (é/não é) um marco no processo de independência do Brasil, pois __ (contou/não contou) com luta armada. Além disso, __ (defendia/não defendia) o fim da escravidão.
- não é
- não contou
- não defendia