Revisão Passo 3 Flashcards
Interpretação textual
Certo ou Errado: Existe uma crítica velada a João Dória no texto da autora, que o cita como um representante da velha extrema direita.
Hoje, citar um político de envergadura com notória capacidade de pensar o país é um exercício exaustivo. O Congresso é tenebroso. A maioria está lá sabe-se bem com que fins. O elenco de governadores é igualmente terrível. Não há um que se sobressaia. E não vou nem citar o caso do Rio porque aí é covardia. O “novo” na política, ou o que tem a petulância de se apresentar como tal, é João Doria, na verdade um representante da velha extrema direita.
ERRADO
A crítica a João Doria é explícita e direta. Ela o identifica nominalmente e o classifica como representante da “velha extrema direita”, mostrando
uma abordagem franca e aberta em sua crítica, sem subterfúgios ou mensagens ocultas.
Tipologia Textual
O que é um texto injuntivo?
Texto que passa Instruções ou Direções.
Tipologia Textual
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
Um texto que visa persuadir e informar o leitor sobre a perspectiva do autor, utilizando exemplos, comparações, críticas e reflexões para reforçar seus pontos de vista.
Emprego de vírgulas
Certo ou Errado: A oração “a qual devemos repudiar por outros motivos” está isolada por vírgulas pelo fato de ter um conteúdo restritivo em relação ao termo antecedente.
A ditadura, a qual devemos repudiar por outros motivos, não era tão ordinária nesse sentido. Não sofríamos com essa escassez de quadros que vemos hoje. O mesmo se aplica a nossos dirigentes empresariais, terra da qual não se vê brotar uma liderança. A velha burguesia nacional foi aniquilada.
ERRADO
Esta estrutura gramatical não tem uma função restritiva, mas sim explicativa, contribuindo para a compreensão da posição da autora (ideia pessoal) sobre a ditadura.
Análise sintática
Certo ou Errado: Na oração “a qual devemos repudiar por outros motivos”, o pronome relativo possui função sintática semelhante à do termo “A ditadura”, ambos no terceiro parágrafo do texto.
A ditadura, a qual devemos repudiar por outros motivos, não era tão ordinária nesse sentido. Não sofríamos com essa escassez de quadros que vemos hoje. O mesmo se aplica a nossos dirigentes empresariais, terra da qual não se vê brotar uma liderança. A velha burguesia nacional foi aniquilada.
ERRADO
- O que devemos repudiar por outros motivos? a ditaduta (complemento direto)
O pronome relativo “a qual” conecta a oração ao seu antecedente “a ditadura”, mas as funções sintáticas são distintas. Enquanto “a ditadura” atua como sujeito da oração, o pronome relativo funciona como complemento do verbo “repudiar”, estabelecendo uma relação de explicação e não de equivalência entre as duas partes.
Colocação pronominal/Vozes Verbais
Certo ou Errado: O futuro foi criminalizado” poderia ser reescrita, mantendo-se o sentido e a correção gramatical da seguinte forma “Criminalizou-se o futuro”.
CERTO
- “O futuro foi criminalizado” = Voz passiva analítica (agente da ação explicitado).
- “Criminalizou-se o futuro” = Voz passiva sintética.
Crase
Certo ou Errado: O acento grave em “à inação”, na sentença “Ela é uma resposta à inação política” é de emprego facultativo.
ERRADO
- Uso obrigatório.
- Fusão da preposição “a” (exigida pelo substantivo “resposta”) com o artigo definido feminino “a” que antecede o substantivo “inação”.
Pontuação
Certo ou Errado? O travessão empregado no primeiro parágrafo pode ser substituído por um sinal de dois pontos, sem haver prejuízo para a construção da sentença.
Vivemos sob a penumbra da mais grave crise da história do Brasil, uma crise econômica, social e política. Enfrentamos um cenário que vai além da democracia interrompida. A meu ver, trata-se de uma democracia subtraída pela simbiose de interesses de uma classe política degradada e de uma elite egocêntrica, sem qualquer compromisso com um projeto de reconstrução nacional – o que, inclusive, praticamente aniquila qualquer possibilidade de pactação.
ERRADO
Técnicamente possível, mas estilisticamente não.
Estilisticamente:
- Travessão: recurso estilístico para introduzir uma explicação ou um elemento adicional de ênfase na narrativa (dramático).
- Dois pontos: introduzir listas, citações ou esclarecimentos.
Interpretação e Advérbios
Certo ou Errado: O advérbio “aqui”, empregado no parágrafo se refere ao Brasil.
A ditadura, a qual devemos repudiar por outros motivos, não era tão ordinária nesse sentido. Não sofríamos com essa escassez de quadros que vemos
hoje. O mesmo se aplica a nossos dirigentes empresariais, terra da qual não se vê brotar uma liderança. A velha burguesia nacional foi aniquilada.
CERTO
O advérbio “aqui”, refere-se claramente ao Brasil, que é o foco principal da crítica da autora. Ao longo do texto, a autora discute aspectos políticos e sociais do Brasil, fazendo o uso de “aqui” para especificar o contexto geográfico e social de suas observações.
Reescrita textual
Certo ou Errado: A sentença “Hoje, citar um político de envergadura com notória capacidade de pensar o país é um exercício exaustivo” poderia ser reescrita, sem alteração de sentido ou prejuízo para a correção gramatical da seguinte maneira: Citar hoje um estadista de envergadura com evidente capacidade de pensar no país é uma atividade impossível.
ERRADO
- Exaustivo: implica que o ato de citar um político competente é extremamente cansativo e difícil devido à escassez de bons exemplos.
- Impossível: sugere que é totalmente inviável encontrar tal político.
Acentuação Gráfica
Certo ou Errado: Os acentos gráficos em “petulância”, “arbitrária” e “esbórnia” se devem à mesma justificativa gramatical.
CERTO
São exemplos de acentuação de palavras paroxítonas terminadas em ditongo.
Emprego de vírgulas
Certo ou Errado: As vírgulas que isolam os vocábulos “inclusive” (primeiro parágrafo) e “hoje” (segundo parágrafo) foram empregadas facultativamente.
*Vivemos sob a penumbra da mais grave crise da história do Brasil, uma crise econômica, social e política. Enfrentamos um cenário que vai além da democracia interrompida. A meu ver, trata-se de uma democracia subtraída pela simbiose de interesses de uma classe política degradada e de uma elite egocêntrica, sem qualquer compromisso com um projeto de reconstrução nacional – o que, inclusive, praticamente aniquila qualquer possibilidade de pactação.
Hoje, citar um político de envergadura com notória capacidade de pensar o país é um exercício exaustivo. O Congresso é tenebroso. A maioria está lá sabe-se bem com que fins. O elenco de governadores é igualmente terrível. Não há um que se sobressaia. E não vou nem citar o caso do Rio porque aí é covardia. O “novo” na política, ou o que tem a petulância de se apresentar como tal, é João Doria, na verdade um representante da velha extrema direita.*
CERTO
Em ambas as situações, os termos funcionam como adjuntos adverbiais de uma palavra e, sendo de extensão curta, podem ser isolados por vírgulas de forma opcional, dependendo do ritmo e da ênfase que o autor deseja conferir à frase.
Redação Oficial
Certo ou Errado: Na identificação do signatário, depois do nome do cargo, é possível utilizar os termos interino e substituto, conforme situações a seguir: interino é aquele nomeado para ocupar transitoriamente cargo público durante a vacância; substituto é aquele designado para exercer as atribuições de cargo público vago ou no caso de afastamento e impedimentos legais ou regulamentares do titular.
CERTO
o termo “interino” é usado para alguém nomeado temporariamente para um cargo público durante sua vacância, enquanto “substituto” refere-se a quem é designado para as funções de um cargo público vago ou em caso de afastamento do titular.
Redação Oficial
Certo ou Errado: Na identificação do signatário, o cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.
CERTO
A identificação do signatário deve respeitar a concordância de gênero.
Redação Oficial
Certo ou Errado: Em comunicações dirigidas às autoridades superiores, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
ERRADO
“Excelentíssimo Senhor” ou “Excelentíssima Senhora” seguido do cargo e de vírgula é reservado exclusivamente para os Chefes de Poder. Portanto, o uso mais genérico dessa expressão para autoridades superiores, como mencionado na questão,é incorreto.
Redação Oficial
Certo ou Errado: O alinhamento da identificação do documento oficial deve ser sempre à direita.
ERRADO
Alinhado à esquerda.
Redação Oficial
Certo ou Errado: Na indicação do assunto de que trata o documento, a frase que descreve o conteúdo do documento deve ser escrita com inicial maiúscula, não se deve utilizar verbos e sugere-se utilizar de quatro a cinco palavras.
CERTO
Conteúdo:
- Letra Maíscula (inicial)
- Sem verbo
- 4 a 5 palavras