RÉTICULO ENDOPLASMÁTICO Flashcards
Cite as funções dos retículo endoplasmático rugoso.
Síntese, enovelamento e endereçamento de proteínas.
Processamento pós-traducional (glicosilação).
Capítulo 12 (página 669)
Qual é a diferença entre o transporte co-traducional e o transporte pós-traducional? Qual que ocorre no RE?
Co-traducional: A proteína é encaminhada ao mesmo tempo em que é sintetizada. Este ocorre no RE.
Pós-traducional: A proteína é primeiramente traduzida e depois encaminhada ao seu destino.
Capítulo 12 (página 647)
O que define se uma proteína será transportada de forma co-traducional?
A presença de uma sequência-sinal em sua cadeia peptídica. Se essa sequência não estiver presente, a proteína permanecerá no citosol.
Capítulo 12 (página 647)
Do que se trata o processo de glicosilação?
É o processo de adição de uma cadeia de açúcar na hidroxila (no caso da glicosilação O-ligada) ou na asparagina (no caso da N-ligada) de uma proteína, formando uma glicoproteína.
Capítulo 12 (página 669)
Qual é a função das proteínas chaperonas?
São proteínas responsáveis pela manutenção da conformação tridimensional das proteínas oriundas do transporte co-traducional ao auxiliar o enovelamento apropriado de proteínas.
Capítulo 12 (página 647)
Qual é a relação entre a glicosilação N-ligada e a calnexina?
Se uma glicoproteína no RE estiver mal enovelada devido à uma clivagem malfeita de sua cadeia de açúcares, a proteína é reconhecida pela calnexina, uma chaperona presente na membrana do RE. Esta calnexina permite o reenovelamento da proteína até que chegue uma glicosidase para podar o resíduo de açúcar. Caso a proteína ainda não esteja enovelando corretamente, uma glicosiltransferase pode adicionar uma nova cadeia de açúcares.
Capitulo 12 (página 669)
Descreva a resposta de estresse do RE.
Eventos estressantes para a célula (EX: falta de glicose, infecções virais, choque térmico) podem fazer com que haja produção excessiva de proteínas mal enoveladas. As chaperonas, então, ativam uma enzima-sensor (EX: PERK) que ativa uma via de sinalização que reduz a tradução de novas proteínas e de proteínas entrando no RER.
Capítulo 12 (página 669)
Qual é a função da SRP?
SRP (partícula reconhecedora de sinal) possui uma região que reconhece a sequência sinal presente na cadeia peptídica sendo traduzida e se liga nela. Ao fazer isso, sua porção semelhante a uma dobradiça se encaixa na porção menor do ribossomo, interrompendo a tradução. Há um receptor para a SRP na membrana do RE e,ao se ligar nele, a ligação com o ribossomo é desfeita. Assim, a cadeia peptídica pode resumir sua tradução e pode ser translocada por uma proteína transmembrana para dentro do lúmen do RER.
Capítulo 12 (página 647)
Diferencie os 3 tipos de RNA encontrados dentro da célula.
RNAt -> Conjunto de pequenas moléculas de RNA usadas na síntese de proteínas como um “adaptador” entre o mRNA e os aminoácidos. Cada tipo de molécula de tRNA é covalentemente ligada a um determinado aminoácido
RNAr -> Qualquer uma entre várias moléculas de RNA específicas que formam parte da estrutura de um ribossomo e participam na síntese de proteína.
RNAm -> Molécula de RNA que especifica a sequência de aminoácidos de uma proteína, sintetizada pela RNA-polimerase como uma cópia complementar do DNA
Capítulo 12 (página 669)
O que é o processo de ubiquitinação?
Consiste na adição de proteínas chamadas ubiquitinas em uma molécula, marcando esta a passar pela destruição proteolítica intracelular por um proteassomo.
Capítulo 12 (669)