Resposta Imune Inata Flashcards
Resposta Imune Inata: conceitue
A resposta imune inata ou imunidade natural basicamente é a proteção natural do própio organismo, advinda desde o nascimento. Essa proteção é constituída por barreira físicas como a pele, e barreiras bioquímicas como a microbiota e outras estruturas responsáveis por impedir a entrada de patógenos.
É caracterizada por não possuir uma mémoria sobre o patógeno, sendo inespecífica;
age rapidamente sob uma inflamação ou entrada de algum microorganismo, pois é a primeira linha de defesa;
Quais são as principais células atuantes nesse sistema?
Neutrófilos, Macrófagos/Monócitos, Células dendríticas, Células natural killer, Basófilos, Eusinófilos,.
Explique a função e ação dos neutrófilos:
Os neutrófilos são bastantes abundantes na circulação sanguínea, sendo os primeiros a chegarem na inflamação/infecção, para iniciar o processo de reparo. Possuem vida curta devido a sua citotoxidade, e fagocitam principalmente bactérias.
A ação dos neutrófilos perante uma inflamação ocorre da seguinte forma: o neutrófilo vai “rodando” sobre a parede o endotélio, se ligando e desligando de seus receptores para controlar a velocidade. Esse neutrófilo irá atravessar a parede endotelial por quimiotaxia e irá entrar no sítio da infecção para aplicar seus mecanismos.
O que é a opsonização?
É um mecanismos no qual o neutrófilo por meio de móleculas de opsonina envolve o microorganismo, permitindo que outras células e defesa possam reconhece-lo.
Explique a função e ação dos Monócitos/Macrófagos:
Antes de explicar o que cada um faz é importante entender a diferença de cada um: os monócitos estão presentes no sangue e passam mais tempo no local da lesão, já os macrófagos são monócitos encontrados nos tecidos.
São células “faz-tudo”, apresentadoras de antígeno para os linfócitos T. Estão presentes na fase aguda da inflamação, e eliminam células defeituosas via apoptose.
Explique a função e ação das células denríticas:
Fazem uma comunicação direta com a resposta imune inata e a resposta imune adquirida. Também realizam fagocitose e apresentam antígeno
Explique a função e ação das células NK
São células cuja única função é eliminar patógenos e células tumorais ou infectadas. Irão induzir mecânismos de **apoptose **na célula defeituosa por meio de citosinas como o INF-gama que irão ativar macrófagos.
Explique a função e ação dos eusinófilos:
São circulantes teciduais que atuam contra protozoários, seus granulomas são extemamente microbicidas. Possuem receptores pra Ig do tipo E (IgE).
Explique a função e ação dos mastócitos e basófilos:
Os mastócitos estão presentes principalmente na pele e mucos, ficam próximos aos vasos sanguíneos e regulam sua permeabilidade, além de regular células efetoras.
Já os basófilos são semelhantes aos mastócitos, mas atuam em processos alérgicos.
Como ocorre a fagocitose?
O patógeno irá se ligar a receptores presentes na membrana do macrófago por quimiotaxia, então o macrófago irá englobar esse patógeno formando um fagossomo. Então o fagossomo irá se fundir com o lisossomo, originando o fagolisossomo. Dentro dessa estrutura as enzimas do macrófago irão digerir o antígeno. É formado um corpo residual com os restos do patógeno que não podem ser digerido, sendo eliminados.
Explique como ocorre os meios de evasão micobiana da fagocitose:
Algumas bactérias apresentam cápsulas e proteínasque inibem a aderência do fagócito.
Outros micróbios podem ser fagocitados mas não digeridos, ao adentrarem o fagócito elesliberam toxinas que rompem a sua membrana celular,o Trypanosoma cruzi é um exemplo.
Alguns patógenos possuem a capacidade de sobreviver dentro do fagócito, se multiplicando a ponto de romper o fagócito e liberar seus agentes, um exemplo é o patógeno Leishmania.
**O que são Toll-like receptors (TLRs)? **
Proteínas receptoras presentes na membrana plasmática das células defensivas que são responsáveis por ativar as respostas do sistema inato
O que são PAMPs e qual é sua função na imunidade inata?
Padrões moleculares associados a patógenos, componentes comuns em patógenos que são reconhecidos pelos TLRs, ativando a resposta imune inata.
Dê exemplos de componentes que podem ser reconhecidos pelos TLRs nos patógenos:
Lipopolissacarídeo (LPS) de bactérias gram-negativas, flagelina de flagelos bacterianos, peptideoglicanos de bactérias gram-positivas, DNA bacteriano e DNA/RNA viral.