reprodutor feminino Flashcards

1
Q

quais são os órgãos do sistema reprodutor feminino?

A

Os órgãos internos incluem os ovários (gônadas femininas), as tubas uterinas, o útero (dividido em fundo, corpo e colo), a vagina; os órgãos externos que são coletivamente chamados de vulva e incluem o monte do púbis (rico em gordura, presença de pelos para proteção), lábios maiores (homólogos ao escroto), lábios menores e clitóris (homólogo ao pênis).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

porque mulheres estão mais propensas a infecção de urina?

A
  • Infecção de urina: proximidade da uretra com o canal vaginal e ânus faz com que seja mais regular nas mulheres -> urinas após relação sexual ajuda a não ter infecção pois a urina é ácida.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

quais células específicas estão presentes no útero?

A

As células secretoras da túnica mucosa do colo do útero produzem uma secreção chamada de muco cervical que forma um tampão cervical que impede fisicamente a penetração dos espermatozoides e suplementa as necessidades de energia dos espermatozoides.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

o que é produzido nos ovários?

A

produzem gametas (oócitos secundários) que se desenvolvem em óvulos maduros após a fertilização, e hormônios, incluindo a progesterona e os estrogênios, a inibina e a relaxina (a alteração desses hormônios gera alteração do ciclo menstrual).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

o que tem na túcina mucosa da vagina?

A

A túnica mucosa da vagina contém grandes estoques de glicogênio, cuja decomposição produz ácidos orgânicos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

porque a vagina é ácida? como o espermatozóide sobrevive?

A

O meio ácido resultante retarda o crescimento microbiano, mas também é prejudicial ao espermatozoide.
* Componentes alcalinos do sêmen, principalmente das glândulas seminais, elevam o pH do líquido na vagina e aumentam a viabilidade do espermatozoide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

o que acontece nas tubas uterinas?

A

fornecem uma via para os espermatozoides chegarem até o óvulo e transportam os oócitos secundários e óvulos fecundados dos ovários até o útero; são divididas em infundíbulo, ampola e istmo. O gameta sai do ovário e é direcionado para a tuba uterina onde se encontra com os espermatozoides e onde ocorre a fecundação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

o que é o períneo? o que é prolapso uterino?

A

área em formato de diamante medial às coxas e nádegas tanto no sexo masculino quanto feminino; contém os órgãos genitais externos e ânus.
* Prolapso uterino ocorre quando o útero sai de sua posição normal na pelve da paciente escapando total ou parcialmente pelo canal vaginal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

quais células estão envolvidas na lactação?

A

o leite é produzido pelas células epiteliais, as células mioepiteliais contraem para liberar o leite que vai para o ducto lactífero;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

quais os componentes da glândula mamária?

A

cada mama tem uma projeção pigmentada, a papila mamária que tem uma série de aberturas pouco espaçadas de ductos chamados ductos lactíferos dos quais emergem leite; a área circular pigmentada ao redor do mamilo é chamada aréola da mama; no interior de casa mama está uma glândula mamárias exócrina que produz leite;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

quais os hormônios envolvidos na lactação?

A

A produção é estimulada em grande parte pelo hormônio prolactina liberado pela adeno hipófise, com contribuição da progesterona e estrogênios; a ejeção do leite é estimulada pela ocitocina, que é liberada pela neuro hipófise em resposta a sucção do bebê na papila mamária da mãe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

como ocorre a fisiologia da lactação?

A

a sucção do bebê estimula o hipotálamo através de mecanorreceptores; no hipotálamo o hormônio inibidor de prolactina é inibido, ativando a produção de prolactina na adeno hipófise; a prolactina produzida chega na mama onde tem seus receptores para estimular a secreção do leite; os mecanorreceptores estimulam também a produção de ocitocina que age nas mamas contraindo o musculo liso; cheiro, choro etc. também ativa o sistema, mamadas frequentes continuam a estimulação, se não há frequência a produção diminui; exercícios físicos também diminuem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

quais são as fases do ciclo ovariano e características?

A

: ocorre em 3 fases- fase folicular (crescimento folicular de 10 a 21 dias), ovulação (amadurecimento do folículo e liberação do óvulo) e fase lútea (formação do corpo lúteo);

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

como ocorre o manejo dos foliculos ovarianos?

A

a mulher já nasce com uma quantidade de folículos ovarianos que se desenvolverão para óvulos, a cada ciclo se desenvolvem vários folículos, mas apenas um amadurece e é liberado como óvulo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

como ocorre o desenvolvimento dos gêmeos?

A

gêmeos não idênticos indicam a fertilização de mais de um óvulo; gêmeos idênticos indicam a fertilização de um óvulo dividido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

como ocorre o desenvolvimento dos folículos?

A

nos ovários ocorre o desenvolvimento dos folículos  quando o folículo esta maduro ele é liberado nas tubas uterinas  a estrutura que fica no ovário chamada de corpo lúteo é o que sobra do desenvolvimento dos óvulos, caso não haja fecundação ele se desintegra  este processo ocorre nos dois ovários, mas apenas um folículo fica maduro no tempo certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

quais são as fases do ciclo uterino e suas características?

A

menstruação- desprendimento do endométrio pois não houve fecundação; o endométrio é uma camada grossa quando o óvulo chega (primeiro dia da menstruação), pois ele possui vários vasos sanguíneos que fornecem nutrientes; se o óvulo não é fecundado não há necessidade dessa camada então ela se desintegra com todos os vasos sanguíneos, liberando sangue e tornando a camada fina.)

fase proliferativa- produção de uma nova camada de células do endométrio (corpo se preparando para a fertilização).

fase secretória- secreção dos hormônios.

18
Q

o que é endometriose?

A

endometriose- células do endométrio migram (motivo desconhecido) para as tubas uterinas e para os ovários, onde continuam se proliferando causando inflamação e extrema dor.

19
Q

como ocorre o controle hormonal do ciclo menstrual?

A

o hipotálamo produz GnRH que vai para a adeno hipófise estimulando a síntese de FSH e LH; o FSH estimula o desenvolvimento inicial dos folículos ovarianos e secreção de estrogênios e inibina; o LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo (secreção de progesterona, estrogênios, relaxina e inibina pelo corpo lúteo); essas respostas de produção de hormônios geram feedback negativo; inibina (alça curta)= estrogênios (alça curta e longa); estrogênios estimulam o espessamento do endométrio, desenvolvimento e manutenção das estruturas sexuais reprodutivas femininas, características sexuais secundarias e mamas, aumentam o metabolismo proteico incluindo a formação de ossos fortes, baixam o nível sanguíneo de colesterol e induzem a distribuição de gordura no corpo; a progesterona coopera com os estrogênios para preparar e manter o endométrio para a implantação de um ovulo fertilizado e preparar as glândulas mamarias para a secreção de leite; a relaxina relaxa o útero para facilitar a implantação do óvulo fecundado e induz a dilatação da vagina durante o parto; a inibina inibe a produção de FSH e LH e freia a produção dos hormônios.

20
Q

porque a alta produção de muco é prejudicial?

A

alta produção de muco no útero impede que o espermatozoide chegue nas tubas uterinas (induzida pela progesterona);

21
Q

como o estrogênio age no ciclo uterino?

A

estrogênio exerce um feedback positivo no hipotálamo e na adeno hipófise, aumentando a liberação de GnRH e LH; altos níveis de estrogênios provenientes de folículos quase maduros estimulam um pico de LH e aumento de GnRH para ocorrer a ovulação (produção pelos folículos).
promovem o desenvolvimento e manutenção de estruturas reprodutivas femininas, características sexuais secundárias femininas e mamas
aumentam o anabolismo proteico
reduzem o nível sanguineo de colesterol
níveis moderados inibem a liberação de GnRH, FSH e LH

22
Q

qual o papel da progesterona?

A

atua com os estrogenios no preparo do endométrio para a implantação
prepara as glândulas mamárias para secretar leite
inibe a liberação de GnRH e LH

23
Q

qual o papel da relaxina e da inibina?

A

relaxina inibe as contrações do músculo liso uterino e durante o trabalho de parto, aumenta a flexibilidade da sínfise pública e dilata o colo do útero
inibina inibe a liberação de FSH e, em menor grau, de LH

24
Q

o que acontece nos dias do ciclo?

A

Dia 1 – descamação do endométrio e o início do desenvolvimento dos folículos ovarianos (baixas concentrações de estrogênios, progesterona, LH e FSH).
Término da menstruação – aumento da produção de estrogênios pelas células foliculares desenvolvidas; ocorre engrossamento do endométrio.
Dia 12/13 – folículo maduro causa pico de produção de estrogênio que gera pico na produção de LH por feedback positivo (maiores concentrações de estrogênio e LH).
Dia 14 – ovulação causada pelos altos níveis de LH.
Não houve fecundação – formação do corpo lúteo que passa a produzir estrogênio e progesterona que atuam mantendo o endométrio grosso para caso haja fecundação; com o tempo o corpo lúteo se desintegra virando corpo albicante (maior concentração de progesterona).

25
Q

o que acontece na menopausa?

A
  • Na menopausa- cessa o desenvolvimento dos folículos  cessa a produção dos hormônios femininos  cessa o engrossamento do endométrio  cessa a menstruação,
26
Q

o que é o vaginismo?

A
  • Vaginismo- dor muito intensa na relação sexual ou até que impede a penetração por alta contração da vagina, pode ser causada por fatores genéticos, traumas, fatores anatômicos (cirurgia); não é possível sequer fazer exames ginecológicos pela alta dor.
27
Q

como o diu age?

A

DIU (dispositivo intrauterino) hormonal o fato é que ele libera de forma contínua uma pequena quantidade de progesterona, diretamente no útero. Essa progesterona aumenta a espessura do muco cervical, diminuindo a mobilidade do espermatozoide, e assim, dificulta o encontro com o óvulo nas tubas uterinas. Além disso, o endométrio formado sob influência dessa progesterona é menos espesso, o que por sua vez, dificulta a implantação do óvulo fecundado. O DIU hormonal não afeta a ovulação!

28
Q

o que é amenorreia hipotalâmica?

A

A amenorreia hipotalâmica, esta é uma condição em que há ausência de menstruação em decorrência de uma inibição no eixo hipotálamo-hipófise-ovários. Nesta condição, não há a produção do GnRH, pelo hipotálamo, e assim, os demais hormônios do eixo não são produzidos, afetando o ciclo menstrual. Esta condição pode ser causada por fatores genéticos e ambientais, dentre os quais o exercício físico intenso (estresse físico), baixa ingestão calórico proteica ou o estresse psicológico são os principais fatores. O tratamento vai depender da identificação do fator que causa essa alteração.

29
Q

quais são os órgãos do sistema masculino?

A

Os órgãos do sistema genital masculino incluem os testículos, um sistema de ductos (epidídimo, ducto deferente, ductos ejaculatórios e uretra), glândulas sexuais acessórias (glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais), escroto e pênis.

30
Q

quais as funções da cada constituinte?

A
  • Os testículos (gônadas) produzem os espermatozoides e a testosterona após a puberdade (antes da puberdade é na glândula suprarrenal em quantidades baixas, nas mulheres mínimas).
  • O sistema de ductos transporta e armazena os espermatozoides, auxilia na sua maturação e libera-os para o meio externo.
  • As glândulas sexuais acessórias secretam a maior parte liquida do sêmen (nutrientes, ácidos, antibióticos e espermatozoides).
  • O pênis contém a uretra, uma passagem para a ejaculação do sêmen e a excreção da urina (durante a ejaculação o esfíncter que conecta a bexiga à uretra fecha).
31
Q

qual a importância da temperatura para os testículos?

A

a localização do escroto e a contração de suas fibras musculares regulam a temperatura dos testículos pois a produção normal de espermatozoides demanda uma temperatura de aproximadamente 2 a 3 ºC abaixo da temperatura corporal.

32
Q

quais são os constituintes dos testículos e suas funções?

A

glândulas que contém os túbulos seminíferos onde são produzidos os espermatozoides; as células espermatogênicas são as que produzem os espermatozoides (esperma), as células de Sertoli alimentam e controlam a liberação dos espermatozoides, produzem o sêmen e regulam os efeitos da testosterona e as células de Leydig produzem testosterona.

33
Q

quais são as características do espermatozoide?

A

composto por cabeça e cauda, possui muitas mitocôndrias que auxiliam na mobilidade e dão energia para o movimento da cauda; uma vez ejaculados, a maior parte não sobrevive por mais de 48 horas no sistema genital feminino.

34
Q

como ocorre o controle hormonal dos testículos?

A

baixos níveis de testosterona fazem com que o hipotálamo produza GnRH que estimula a adeno hipófise produzir FSH e LH; FSH atua nas gônadas e estimula a espermatogênese (produção de espermatozoides), além de estimular a secreção das proteínas ligadoras de androgênio (ABP); a ABP se liga à testosterona mantendo sua concentração elevada. O LH atua nas células de Leydig induzindo a secreção de testosterona que se torna di-hidrotestosterona (mais potente) que gera o padrão masculino de desenvolvimento, anabolismo e aumento dos órgãos sexuais e as características sexuais secundarias.

35
Q

as mulheres produzem testosterona?

A
  • As mulheres têm produção baixa de testosterona na glândula suprarrenal, porém é quase inexistente, e não conseguem produzir a di-hidrotestosterona.
36
Q

qual o papel dos ductos?

A

o ducto deferente transporta os espermatozoides do epidídimo em direção a uretra; os ductos ejaculatórios terminam na parte prostática da uretra onde ejetam os espermatozoides e secreções das glândulas seminais pouco antes da liberação do sêmen da uretra para o exterior

37
Q

o que acontece no epididimo?

A

o epidídimo é o local de amadurecimento dos espermatozoides e onde eles adquirem motilidade, também ajuda a impulsionar os espermatozoides pelos ductos deferentes durante a excitação pela contração do musculo liso;

38
Q

quais as glândulas desse sistema e suas funções?

A

seminais: secretam liquido viscoso alcalino (para neutralizar o pH ácido da vagina), que contem frutose (para a produção de ATP pelos espermatozoides), prostaglandinas (mobilidade e viabilidade) e proteínas de coagulação (para manter o sêmen na vagina); próstata- secreta liquido leitoso ligeiramente ácido que contém ácido cítrico (produção de ATP para os espermatozoides por meio do ciclo de Krebs), enzimas proteolíticas (ajudam na mobilidade e descoagulação) e seminalplasmina (destrói bactérias da uretra e flora vaginal); glândulas bulbouretrais (secretam liquido alcalino na uretra que protege os espermatozoides que passam ao neutralizar os ácidos da urina e um muco que lubrifica a ponta do pênis).

39
Q

o que é semen?

A

mistura dos espermatozoides e líquido seminal, um líquido que consiste nas secreções dos túbulos seminíferos e glândulas.

40
Q

como ocorre a ejaculação?

A

reflexo parcialmente voluntario e involuntário simpático; estimulação do nervo pudendo  contrações peristálticas  contração da musculatura do pênis  liberação vigorosa do sêmen.
* Ejaculação precoce: não há controle para o reflexo.