reprodutor feminino Flashcards
quais são os órgãos do sistema reprodutor feminino?
Os órgãos internos incluem os ovários (gônadas femininas), as tubas uterinas, o útero (dividido em fundo, corpo e colo), a vagina; os órgãos externos que são coletivamente chamados de vulva e incluem o monte do púbis (rico em gordura, presença de pelos para proteção), lábios maiores (homólogos ao escroto), lábios menores e clitóris (homólogo ao pênis).
porque mulheres estão mais propensas a infecção de urina?
- Infecção de urina: proximidade da uretra com o canal vaginal e ânus faz com que seja mais regular nas mulheres -> urinas após relação sexual ajuda a não ter infecção pois a urina é ácida.
quais células específicas estão presentes no útero?
As células secretoras da túnica mucosa do colo do útero produzem uma secreção chamada de muco cervical que forma um tampão cervical que impede fisicamente a penetração dos espermatozoides e suplementa as necessidades de energia dos espermatozoides.
o que é produzido nos ovários?
produzem gametas (oócitos secundários) que se desenvolvem em óvulos maduros após a fertilização, e hormônios, incluindo a progesterona e os estrogênios, a inibina e a relaxina (a alteração desses hormônios gera alteração do ciclo menstrual).
o que tem na túcina mucosa da vagina?
A túnica mucosa da vagina contém grandes estoques de glicogênio, cuja decomposição produz ácidos orgânicos
porque a vagina é ácida? como o espermatozóide sobrevive?
O meio ácido resultante retarda o crescimento microbiano, mas também é prejudicial ao espermatozoide.
* Componentes alcalinos do sêmen, principalmente das glândulas seminais, elevam o pH do líquido na vagina e aumentam a viabilidade do espermatozoide.
o que acontece nas tubas uterinas?
fornecem uma via para os espermatozoides chegarem até o óvulo e transportam os oócitos secundários e óvulos fecundados dos ovários até o útero; são divididas em infundíbulo, ampola e istmo. O gameta sai do ovário e é direcionado para a tuba uterina onde se encontra com os espermatozoides e onde ocorre a fecundação.
o que é o períneo? o que é prolapso uterino?
área em formato de diamante medial às coxas e nádegas tanto no sexo masculino quanto feminino; contém os órgãos genitais externos e ânus.
* Prolapso uterino ocorre quando o útero sai de sua posição normal na pelve da paciente escapando total ou parcialmente pelo canal vaginal.
quais células estão envolvidas na lactação?
o leite é produzido pelas células epiteliais, as células mioepiteliais contraem para liberar o leite que vai para o ducto lactífero;
quais os componentes da glândula mamária?
cada mama tem uma projeção pigmentada, a papila mamária que tem uma série de aberturas pouco espaçadas de ductos chamados ductos lactíferos dos quais emergem leite; a área circular pigmentada ao redor do mamilo é chamada aréola da mama; no interior de casa mama está uma glândula mamárias exócrina que produz leite;
quais os hormônios envolvidos na lactação?
A produção é estimulada em grande parte pelo hormônio prolactina liberado pela adeno hipófise, com contribuição da progesterona e estrogênios; a ejeção do leite é estimulada pela ocitocina, que é liberada pela neuro hipófise em resposta a sucção do bebê na papila mamária da mãe.
como ocorre a fisiologia da lactação?
a sucção do bebê estimula o hipotálamo através de mecanorreceptores; no hipotálamo o hormônio inibidor de prolactina é inibido, ativando a produção de prolactina na adeno hipófise; a prolactina produzida chega na mama onde tem seus receptores para estimular a secreção do leite; os mecanorreceptores estimulam também a produção de ocitocina que age nas mamas contraindo o musculo liso; cheiro, choro etc. também ativa o sistema, mamadas frequentes continuam a estimulação, se não há frequência a produção diminui; exercícios físicos também diminuem.
quais são as fases do ciclo ovariano e características?
: ocorre em 3 fases- fase folicular (crescimento folicular de 10 a 21 dias), ovulação (amadurecimento do folículo e liberação do óvulo) e fase lútea (formação do corpo lúteo);
como ocorre o manejo dos foliculos ovarianos?
a mulher já nasce com uma quantidade de folículos ovarianos que se desenvolverão para óvulos, a cada ciclo se desenvolvem vários folículos, mas apenas um amadurece e é liberado como óvulo.
como ocorre o desenvolvimento dos gêmeos?
gêmeos não idênticos indicam a fertilização de mais de um óvulo; gêmeos idênticos indicam a fertilização de um óvulo dividido.
como ocorre o desenvolvimento dos folículos?
nos ovários ocorre o desenvolvimento dos folículos quando o folículo esta maduro ele é liberado nas tubas uterinas a estrutura que fica no ovário chamada de corpo lúteo é o que sobra do desenvolvimento dos óvulos, caso não haja fecundação ele se desintegra este processo ocorre nos dois ovários, mas apenas um folículo fica maduro no tempo certo.
quais são as fases do ciclo uterino e suas características?
menstruação- desprendimento do endométrio pois não houve fecundação; o endométrio é uma camada grossa quando o óvulo chega (primeiro dia da menstruação), pois ele possui vários vasos sanguíneos que fornecem nutrientes; se o óvulo não é fecundado não há necessidade dessa camada então ela se desintegra com todos os vasos sanguíneos, liberando sangue e tornando a camada fina.)
fase proliferativa- produção de uma nova camada de células do endométrio (corpo se preparando para a fertilização).
fase secretória- secreção dos hormônios.
o que é endometriose?
endometriose- células do endométrio migram (motivo desconhecido) para as tubas uterinas e para os ovários, onde continuam se proliferando causando inflamação e extrema dor.
como ocorre o controle hormonal do ciclo menstrual?
o hipotálamo produz GnRH que vai para a adeno hipófise estimulando a síntese de FSH e LH; o FSH estimula o desenvolvimento inicial dos folículos ovarianos e secreção de estrogênios e inibina; o LH estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo (secreção de progesterona, estrogênios, relaxina e inibina pelo corpo lúteo); essas respostas de produção de hormônios geram feedback negativo; inibina (alça curta)= estrogênios (alça curta e longa); estrogênios estimulam o espessamento do endométrio, desenvolvimento e manutenção das estruturas sexuais reprodutivas femininas, características sexuais secundarias e mamas, aumentam o metabolismo proteico incluindo a formação de ossos fortes, baixam o nível sanguíneo de colesterol e induzem a distribuição de gordura no corpo; a progesterona coopera com os estrogênios para preparar e manter o endométrio para a implantação de um ovulo fertilizado e preparar as glândulas mamarias para a secreção de leite; a relaxina relaxa o útero para facilitar a implantação do óvulo fecundado e induz a dilatação da vagina durante o parto; a inibina inibe a produção de FSH e LH e freia a produção dos hormônios.
porque a alta produção de muco é prejudicial?
alta produção de muco no útero impede que o espermatozoide chegue nas tubas uterinas (induzida pela progesterona);
como o estrogênio age no ciclo uterino?
estrogênio exerce um feedback positivo no hipotálamo e na adeno hipófise, aumentando a liberação de GnRH e LH; altos níveis de estrogênios provenientes de folículos quase maduros estimulam um pico de LH e aumento de GnRH para ocorrer a ovulação (produção pelos folículos).
promovem o desenvolvimento e manutenção de estruturas reprodutivas femininas, características sexuais secundárias femininas e mamas
aumentam o anabolismo proteico
reduzem o nível sanguineo de colesterol
níveis moderados inibem a liberação de GnRH, FSH e LH
qual o papel da progesterona?
atua com os estrogenios no preparo do endométrio para a implantação
prepara as glândulas mamárias para secretar leite
inibe a liberação de GnRH e LH
qual o papel da relaxina e da inibina?
relaxina inibe as contrações do músculo liso uterino e durante o trabalho de parto, aumenta a flexibilidade da sínfise pública e dilata o colo do útero
inibina inibe a liberação de FSH e, em menor grau, de LH
o que acontece nos dias do ciclo?
Dia 1 – descamação do endométrio e o início do desenvolvimento dos folículos ovarianos (baixas concentrações de estrogênios, progesterona, LH e FSH).
Término da menstruação – aumento da produção de estrogênios pelas células foliculares desenvolvidas; ocorre engrossamento do endométrio.
Dia 12/13 – folículo maduro causa pico de produção de estrogênio que gera pico na produção de LH por feedback positivo (maiores concentrações de estrogênio e LH).
Dia 14 – ovulação causada pelos altos níveis de LH.
Não houve fecundação – formação do corpo lúteo que passa a produzir estrogênio e progesterona que atuam mantendo o endométrio grosso para caso haja fecundação; com o tempo o corpo lúteo se desintegra virando corpo albicante (maior concentração de progesterona).