REPRODUÇÃO Flashcards
Em um sistema de criação de caprinos de corte, para se conseguir três partos em 2 anos, deve-se alcançar um intervalo entre partos de?
7 A 8 meses
São procedimentos realizados para estimular os movimentos respiratórios do recém-nascido
I – Elevando a parte posterior do recém-nascido (quando se encontra líquido fetal no trato respiratório).
II – Não se deve friccionar vigorosamente o dorso com um pano limpo ou palha.
III – Por meio de batidas com a mão aberta sobre as paredes torácicas.
IV – Jatos de água fria.
V – Respiração natural (movimentos natatórios dos membros anteriores) e aplicação de analéptico (por exemplo, Lobelina)
I – Elevando a parte posterior do recém-nascido (quando se encontra líquido fetal no trato respiratório). (CORRETO)
II – Não se deve friccionar vigorosamente o dorso com um pano limpo ou palha. (ERRADO)
Não se deve friccionar vigorosamente o dorso com um pano limpo ou palha.
III – Por meio de batidas com a mão aberta sobre as paredes torácicas. (ERRADO)
Através de batidas com as mãos em forma de concha sobre as paredes torácicas.
IV – Jatos de água fria. (CORRETO)
V – Respiração natural (movimentos natatórios dos membros anteriores) e aplicação de analéptico (por exemplo, lobelina). (ERRADO)
Respiração natural artificial e aplicação de analéptico (por exemplo, lobelina).
► No caso de dificuldade respiratória, os movimentos podem ser facilitados com os seguintes procedimentos:
- sustentando o neonato pelos posteriores para a drenagem por gravidade das secreções respiratórias.
- secando vigorosamente o dorso do animal com pano seco.
- realizar tapotagem (A tapotagem é um método de percussão que consiste na aplicação rítmica das duas mãos em forma de concha no tórax) sobre as paredes torácicas.
- promover banho com água fria, evitando molhar a cabeça.
► Métodos eficientes de estimular a respiração de bezerros com depressão leve ou média consistem em aplicar um jato de água gelada ao corpo do bezerro (estimula uma forte inspiração), fricção vigorosa nas costas do bezerro com um pano ou palha, o uso de analépticos respiratórios (Lobelina) e respiração artificial.
O cio é o período fértil no qual a fêmea aceita o macho para cobertura. Qual é o intervalo e à duração de cios considerados normais na vaca?
Ocorre a cada 25 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 28 dias. O cio tem duração de 6 a 18 horas, sendo mais longo no verão que no inverno.
Em 1996, o cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, fez o primeiro clone de um mamífero, a ovelha Dolly. Wilmut transferiu o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta para dentro de um óvulo de uma outra ovelha do qual foi previamente eliminado o núcleo. O embrião resultante dessa combinação foi implantado no útero de uma terceira ovelha, que gestou o clone. No que diz respeito ao material genético das células da ovelha Dolly
A. o DNA nuclear é igual ao da célula somática, mas o DNA mitocondrial é igual ao do óvulo.
B. o DNA nuclear é igual ao da célula somática, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha gestante.
C. o DNA nuclear é igual ao do óvulo, mas o DNA mitocondrial é igual ao da célula somática.
D. o DNA nuclear é igual ao do óvulo, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha gestante.
E. o DNA nuclear é igual ao do óvulo e o RNA mitocondrial é igual ao da célula somática
LETRA A
o momento de realização da inseminação deve ser realizada em um instante específico, devido à necessidade de aproximação com o momento da ovulação, que em bovinos ocorre:
30 a 32 horas após o início do estro
Durante o parto, ocorre ação de hormônios sobre a camada do miométrio, para estimular a contratilidade uterina. Os hormônios responsáveis por este processo são
A. adrenalina e prolactina.
B. ocitocina e prostaglandina.
C. estrógeno e prostaglandina.
D. prolactina e ocitocina.
E. progesterona e estrogênio.
B
O parto tem inicio quando o feto atinge um tamanho e volume tais que a falta de espaço resulta em estresse.
Esse estresse resulta na liberação de cortisol que desencadeia uma cascata de reações.
Um dos produtos dessa cascata é a adrenalina no parto atua na maturação fetal e preparação do bebê para sobrevivência no ambiente externo.
Além disso, os corticosteroides resultam na produção de estrógenos (ou estrogênio), que por sua vez atuam como precursores da prostaglandinas (PGF2alfa) e promovendo o relaxamento e abertura da cérvix, ligamentos pélvicos e períneo.
O estrógeno é importante, também, porque faz com que a produção de progesterona diminua. Lembrando que a progesterona é indesejada no parto pois diminui as contrações uterinas e a produção das prostaglandinas.
O estrógeno sensibilidade do miométrio à ocitocina potencializa a contratilidade do músculo liso do útero e dilatação do colo para expulsão do feto.
Em associado, a prostaglandina tem ação tanto no desprendimento do corpo lúteo quanto na contração muscular uterina, auxiliando na compressão do feto em direção a cérvix.
Esse estímulo físico da expulsão do feto sobre a cérvix resulta em estímulos nervosos no eixo hipotálamo-hipofisário que resultam em grande liberação de ocitocina.
Por sua vez, a prolactina, citada em algumas alternativas, é um hormônio do parto com função de estimular a produção de leite.
Portanto, dentre os hormônios relacionados à gravidez e ao parto, os que atuam sobre a camada do miométrio, para estimular a contratilidade uterina são a prostaglandina e a ocitocina, conforme consta na alternativa B.
Ovulação corresponde à ação do ______ sobre o folículo que passa a sintetizar enzimas hidrolíticas capazes de desintegrar a matriz do tecido conjuntivo fragilizado a parede do folículo e permitindo o seu rompimento
LH
Após o processo de Maturação In Vitro de Oócitos Bovinos, qual a estrutura que deve ser identificada no oócito maduro?
A. Zona pelúcida;
B. Pró-núcleo masculino;
C. Cromatina;
D. 1º corpúsculo polar;
E. Espermatozóide.
D
Distúrbios reprodutivos são responsáveis por causar grandes perdas econômicas no rebanho brasileiro. O prolapso uterino é uma doença secundária ao parto que interfere na eficiência reprodutiva do animal. Esse distúrbio
A. causa frequentes casos de choque, a hemorragia e o tromboembolismo quando prolongado e requerem uma terapia de suporte efetiva.
B. tem como principal tratamento a amputação do útero.
C. caracteriza-se pela projeção do útero para o exterior, expondo a face interna e externa do órgão.
D. possui um prognóstico desfavorável quanto a vida e a fertilidade do animal.
A
O sêmen destinado à inseminação artificial deve ser protegido da exposição à temperatura ambiente, porque os espermatozoides podem sofrer alterações na motilidade e lesões na membrana citoplasmática. O manuseio adequado nos containers de armazenagem prevê a altura que a caneca, contendo as paletas, pode ser levantada, tempo de retirada, tempo de recolocação da tampa do container para evitar a evaporação do nitrogênio, que deve ser, respectivamente:
A. 5 cm abaixo da boca do botijão, cinco segundos, imediatamente.
B. 10 cm abaixo da boca do botijão, dez segundos, dez segundos.
C. 5 cm acima da boca do botijão, 15 segundos, imediatamente.
D. 5 cm abaixo da boca do botijão, dez segundos, cinco a dez minutos.
E. 5 cm abaixo da boca do botijão, 20 segundos, cinco a dez segundos.
A
O Cio é o período em que as fêmeas bovinas encontram-se receptivas aos machos, resultando na cópula (monta). São sinais de cio em vacas, EXCETO:
A. Cauda elevada e inquietação;
B. Apetite depravado, troncos, pedras, etc.;
C. Discreto aumento da temperatura corporal;
D. Corrimento vulva cristalino;
E. Diminuição do apetite;
B
I. Em grandes animais, o exame vaginal com finalidade obstétrica se faz por palpação vaginal que exige cuidados como: fixação da cauda, lavagem com sabão e desinfetante de toda a região caudal da fêmea, limpeza das mãos e braços do operador e o uso de luvas descartáveis.
II. Nas fêmeas pluríparas é necessário tomar conhecimentos dos nascimentos de filhotes de uma mesma ninhada de partos anteriores e principalmente do intervalo entre estes. Entretanto, nas fêmeas uníparas deve estar atento para partos gemelares.
III. A palpação retal deve ser sempre realizada antes do exame vaginal.
somente o item I está correto;
Nas fêmeas pluríparas é necessário tomar conhecimentos dos nascimentos de filhotes de uma mesma ninhada de partos anteriores e principalmente do intervalo entre estes. Entretanto, nas fêmeas uníparas deve estar atento para partos gemelares. ERRADO.
A coleta de dados como número de filhotes de uma mesma ninhada e intervalo de partos é útil para prever futuras ocorrências reprodutivas.
Entretando, as fêmeas uníparas (ou monotócicas) geralmente apresentam parição de apenas um concepto por parto, sendo rara a ocorrência de partos gemelares nestes animais.
Item III. A palpação retal deve ser sempre realizada antes do exame vaginal. ERRADO.
Com o intuito de evitar carrear microrganismos para o canal vaginal, deve-se sempre realizar o exame de palpação vaginal primeiro quando se fizer necessário o uso dos dois exames.
A duração da prenhez ocorre em período biológico variável. Geralmente, para cada espécie há um período médio de gestação que pode apresentar variações de acordo com as diversas raças. Analise os itens abaixo sobre os fatores que podem influenciar na duração da prenhez.
I – Raça.
II – Idade da mãe.
III – Estações do ano.
IV – Tamanho e número de fetos.
V – Sexo do feto.
TODAS AS ALTERNATIVAS
Para realizar uma inseminação artificial, pode-se utilizar sêmen fresco ou congelado. Para ambos os tipos, a coleta é uma etapa importante, na qual se faz a avaliação do ejaculado para estabelecer o número total de doses a serem produzidas. Assim, deve-se conhecer:
A. o volume total do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
B. volume total do ejaculado, seu aspecto e odor.
C. número total de espermatozoides por ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
D. número total de espermatozoides por ejaculado e o volume da fração gel do ejaculado.
E. volume da fração gel do ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
C. número total de espermatozoides por ejaculado e o número de espermatozoides utilizados por dose.
A inseminação artificial é uma rica ferramenta que o zootecnista não pode abrir mão quando se fala em reprodução de animais. Em relação às vantagens da inseminação artificial, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um macho pode fecundar um maior número de fêmeas.
( ) Fecunda fêmeas de grande valor econômico sem os perigos da monta.
( ) Contribui para melhoria genética do rebanho.
( ) Evita o transporte de reprodutores a grandes distâncias.
( ) Não pode ser utilizada em pequenos animais.
( V ) Um macho pode fecundar um maior número de fêmeas.
( V ) Fecunda fêmeas de grande valor econômico sem os perigos da monta.
( F ) Contribui para melhoria genética do rebanho.
( V ) Evita o transporte de reprodutores a grandes distâncias.
( F ) Não pode ser utilizada em pequenos animais.