Repertório Flashcards
A abordagem temática utilizada pra iniciar a redação deve possuir três características, quais são?
Relevância; deve ser contextualizada, isto é, ter algo relacionado ao tema; e possuir verbo no presente ou passado.
Cite o exemplo de abordagem temática da Constituição da República + tese, sem a utilização de dois pontos.
A Constituição da República Federativa do Brasil – criada em 1988 – garante a todos os indivíduos [o direito relacionado ao tema]. Todavia, [o problema do tema] impede que [as vítimas] vivenciem esse benefício na prática.
A tese é a crítica principal da redação, nela é evidenciado o problema que existe dentro do tema, seja um problema expresso, seja oculto.
“Você tem que dar importância nos estudos”
Qual é o problema implícito desse tema?
O problema implícito é que você não está dando importância.
Quais são os dois macetes para a elaboração da tese?
Tema: “Enfrentamento do “Bullying” nas escolas brasileiras”
Em tal contexto se mostra grave problema social;
É tratado com negligência em tal contexto.
Quais são as quatro coisas que não podem faltar na tese?
As palavras-chave do tema, o verbo no presente, a palavra com juízo de valor e a retomada da abordagem do tema.
O que significa a argumentatividade na tese?
Significa que a tese precisa expressar subjetividade, isto é, mostrar as impressões do sujeito enunciador, uma vez que evidências ou fatos não emitem juízo de valor explícito.
O que são os exemplos antilacuna?
São exemplos do dia a dia que mostram que o raciocínio tem sentido.
Raciocínios Lógicos são formas de pensar já determinadas anteriormente. Isto quer dizer que o seu pensamento/raciocínio é:
Guiado por uma lógica preexistente.
O repertório do Período Colonial ligado ao argumento da Desigualdade Social no viés de colônia/cultura de exploração é correlacionado a exploração humana, de mão de obra e do meio ambiente.
Cite o repertório que abrange esse viés.
Nesse sentido, desde o Período Colonial, foi desenvolvida a cultura exploratória no imaginário do brasileiro, o que, inclusive, deu nome ao modelo de aproveitamento das terras do Brasil como colônia de exploração.
Cite o repertório do Período Colonial que é ligado ao argumento da Desigualdade Social no viés de Desigualdade de Direitos, como educação, saúde e lazer.
Nesse sentido, o Período Colonial – iniciado no século XVI – representou o marco da disparidade social no Brasil, uma vez que apenas a minoria rica era detentora de direitos.
Cite o repertório de Amartya Sen, criador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é ligado ao argumento de Desigualdade Social e que relaciona a dignidade de um indivíduo ao acesso a direitos.
Nesse sentido, em 1990, o economista Amartya Sen desenvolveu o conceito de Índice de Desenvolvimento Humano, a partir do qual a dignidade de um indivíduo está intimamente relacionada ao acesso à [saúde/educação/renda].
Cite o repertório de Amartya Sen, criador do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é ligado ao argumento de Desigualdade Social e que desenvolve o conceito de “Capacidade Social”.
Nesse sentido, o economista Amartya Sen desenvolveu o conceito de “Capacidade Social”, a partir do qual o indivíduo que não tem acesso a recursos básicos não é capaz de ser livre de forma plena.
Cite o repertório de Aristóteles ligado ao argumento de Egoísmo (oposto de empatia) que indica o conceito de “Animal Político”.
Nesse sentido, Aristóteles – expoente filósofo grego – defendia que os seres humanos seriam animais políticos e estariam aptos a conviver em coletividade na busca pelo bem comum.
Qual é o conceito de “Animal Político” de Aristóteles?
O ser humano por natureza é sociável e busca o bem-estar coletivo, isto é, viver em harmonia social.
Cite o repertório de Thomas Hobbes ligado ao argumento de Maldade Humana.
Nesse sentido, Thomas Hobbes – expoente filósofo inglês – entendia que a maldade seria uma condição inata ao indivíduo e, intuitivamente, conduziria as suas atitudes na sociedade.
Qual é o conceito relacionado a maldade de Thomas Hobbes?
A maldade é inata ao ser humano e depende de controle por parte do Estado, do contrário ocorre desequilíbrio nas relações sociais.
Cite o repertório de Hannah Arendt ligado ao argumento de Maldade Humana.
Nesse sentido, Hannah Arendt, em sua obra “Eichmann em Jerusalém”, denuncia a banalidade do mal: a capacidade inerente a todo ser humano de considerar a crueldade como parte do seu cotidiano.
Qual é o conceito de banalidade do mal de Hanna Arendt?
A maldade se tornou natural nas relações sociais e deixou de ser percebida, por conseguinte não é punida.
Cite o repertório de John Locke ligado ao argumento da Omissão do Estado que desenvolve o conceito de “Contrato Social”.
Nesse sentido, John Locke – expoente filósofo inglês – desenvolveu o conceito de “Contrato Social”, popularizado na Europa no século XVIII, que diz respeito ao dever que o Estado tem – ou deveria ter – de garantir direitos básicos aos indivíduos.
Qual é o conceito de Contrato Social de John Locke?
O Estado é responsável por garantir direitos básicos à população.
Cite o repertório de Norberto Bobbio ligado ao argumento da Omissão do Estado que desenvolve o conceito de “Dicionário de Política”.
Nesse sentido, em 1976, Norberto Bobbio – expoente filósofo italiano – desenvolveu o “Dicionário de Política”, a partir do qual o Estado deveria não apenas garantir os direitos básicos, a exemplo do direito x, mas também assegurar que a população usufrua na prática.
Cite o repertório de Jean-Paul Sartre ligado ao argumento da Omissão do Estado que desenvolve o conceito de “Acomodação Social”.
Diante desse cenário, Jean-Paul Sartre afirma, em sua obra “O ser e o nada”, que existe o conceito conhecido como “Acomodação Social”, segundo o qual há alguns temas sociais banidos da discussão coletiva.
Qual é o conceito de “Acomodação Social” segundo Jean-Paul Sartre?
Há assuntos sensíveis que são silenciados intencionalmente e não fazem parte do tratamento das autoridades.
Cite o repertório de Gilberto Freyre ligado ao argumento de Antigos Pensamentos que desenvolve a obra “Casa-Grande e Senzala”.
Nesse sentido, o sociólogo Gilberto Freyre, em sua obra “Casa-Grande e Senzala”, escrita em 1933, denuncia a tendência do brasileiro de seguir padrões culturalmente enraizados e julgar de forma preconceituosa aqueles que deles divergem.