Reparacao E Cicatrizacao Flashcards
Defina regeneração
a regeneração temos que é quando o tecido lesionado é capaz de retornar ao seu estado normal através da multiplicação de células.
Defina cicatrização
Para o processo de cicatrização temos que é um caso em que ocorrem lesões mais graves, o tecido se vê incapaz de regenerar completamente, dessa forma o organismo produz um novo arcabouço estrutural afim de substituir o destruído pela lesão.
regeneração dos tecidos lábeis
No caso das células de tecidos lábeis, temos que elas conseguem se multiplicar durante toda vida, como ocorre no tecido epitelial, então essa capacidade exacerbada de proliferação leva a elas serem facilmente substituídas em casos de lesão.
Regeneracao do Tecido estável
Temos ainda os tecidos estáveis em que normalmente as células não se dividem a não ser que haja a presença de alguns estimulo e assim elas podem se proliferar.
Regeneração do tecido permanente
tecidos permanentes, as células não possuem a capacidade de se dividirem, ou seja, não há proliferação, isso ocorre em células dendríticas e neurônios por exemplo. Nesses casos, quando a lesão, o tecido não pode ser substituído.
Como se faz a regeneração hepática em lesões agudas e crônicas?
Na regeneração hepática, os hepatócitos serão estimulados pela IL-6 produzida e secretada pelos macrófagos (células Kupffer) a serem permissivas para receptores de crescimento (como EGFR e EFG). Em sequência, esses fatores de crescimento atuam estimulando o metabolismo dos hepatócitos, possibilitando sua entrada no ciclo celular para a proliferação e assim levando a regeneração do tecido hepático.
cicatrização de primeira
A cicatrização de primeira intenção vai acontecer quando a lesão é mais superficial, ou seja, envolve apenas a camada epitelial, seus processos levam a inflamação e proliferação de células epiteliais que cursam para restabelecer a estrutura normal do tecido lesionado.
O que é tecido de granulação e quais as suas características?
Tecido de granulação é um tecido que indica sobre o processo de cicatrização, ele é formado por fibroblastos e células endoteliais vasculares e partes de tecido conjuntivo. Possui aspecto róseo, liso e granular. Sua importância está na ocupação do local da lesão.
Resuma cicatrização em 3 passos.
A cicatrização pode ser resumida pelos 3 passos: inflamação (acúmulo de células do sistema imune e outras substâncias como citocinas e quimosinas), formação do tecido de granulação e remodelamento da matriz extracelular.
Dê 5 fatores locais que influenciam na cicatrização e explique
o tipo de tecido lesionado (tecidos lábeis, estáveis e permanentes), e assim a localização do tecido também gera uma influência no acumulo de tecido de granulação, se há presença de corpos estranhos que levam a inflação que no caso também pode ser pontado como um fator retardatário da cicatrização, e por fim o aumento da pressão local, que pode causar o afastamento da lesão
Dê 5 fatores sistêmicos que influenciam na cicatrização e explique
temos a nutrição, que exerce importante papel em todo o processo, como a geração de energia e na fabricação de colágeno; uso de medicamentos como os glicocorticóides, que quando administrados podem enfraquecer a cicatriz; a diabetes, que leva a problemas na síntese do colágeno assim como a oxigenação local que pode acarretar em alterações no sistema de reparo e o tabagismo em que a nicotina induz a isquemia tissular.
O que é queloide
A queloide é caracterizada pelo crescimento além do esperado da cicatriz, ou seja, um crescimento de tecido anormal, que não tende a regredir. Esse processo está muito relacionado com pré disposições genéticas.
O que é cicatrização hipertrofica ?
Para a cicatrização hipertrófica, temo que esta é caracterizada pela sua apresentação mais alta e endurecida, visto o acúmulo de quantidades excessivas de colágeno e tende a diminuir ao longo do tempo.
Explique o papel da nutrição no processo de cicatrização
Explique o papel da nutrição na cicatrização
O processo de cicatrização é um processo que requer gasto energético, formação de estruturas e de moléculas auxiliadoras, dessa forma fica evidente que uma boa ingestão de micro e macro nutrientes é de suma importância para se ter êxito na cicatrização de maneira adequada. Para exemplificar, podemos apontar a ingestão de proteínas que é essencial para o processo de inflamação, há também a ingestão de micronutrientes em destaque como a Vitaminas A e C que por sua vez, são respectivamente essenciais para auxiliar na diferenciação das células epiteliais e ainda na produção de colágeno.
Cicatrização de segunda intenção
Quando temos uma lesão mais grave, vamos desencadear os processos da cicatrização de segunda intenção, pois ocorre uma perda da estrutura ( membrana basal, tecido conjuntivo por exemplo), isso vai levar a formação de coágulo de fibrina, gerar um quadro de inflamação mais intensa, leva a proliferação de células principalmente as basais, há também a migração de fibroblastos que serão necessários para a produção de uma nova matriz e ocorre o processo de vasculogênese ( que é a formação de novos canais vasculares pela reunião de angioblastos).