Reinos Africanos Flashcards
Como é a visão de mundo na qual a África é retratada?
Ela é constituída a partir de uma visão eurocêntrica, onde se passa a história dos colonizadores e não dos colonizados. Além disso, há o tratamento da sociedade de forma homogênea e de que a história teria se iniciado somente depois da colonização.
homogênea: invalidação das culturas individuais de cada comunidade.
Sobre o Reino de Kush\Núbia, de que se trata suas principais informações?
Com seu surgimento por volta de 4000 a.c, o império se localizava ao sul do Egito e no norte do Sudão, região estratégica entre África subsaariana e o Mediterrâneo. Ali habitava uma população negra com linhagem étnica diferente dos egípcios.
Qual tipo de sociedade era o Reino de Kush?
Hidráulica. Localizado no desserto do saara, assim como o egito é uma ‘‘dádiva do Nilo’’, bem como do trabalho de construções de diques e canais de irrigação desses povos para evitar inundações durante as cheias e garantir boas colheitas.
Como se originou o Reino de Kush?
Por volta de 2000 a.c, houve a unificação das comunidades núbias que habitavam ao longo da margem do Nilo sob o poder de um rei, surgiu então o Reino de Kush, um dos primeiros reinos negros africanos, tendo sido Napta, a primeira capital. Napta foi um importante centro comercial e religioso.
Qual fator levou a inicialização dos conflitos entre Kush e Egito?
Por séculos, as riquezas do Reino de Kush foram levadas para civilização egípcia, dessa forma, o ouro de Kush enriqueceu o Egito. O reino se expandiu e passou a ser uma ameaça e, por isso, os egípcios ocuparam o vizinho por volta de 1500 a.c, tornado-o vice-reino.
Sobre o Reino de Gana, em que se constituía seu comércio?
Com sua economia baseada no comércio, o Reino de Gana abriu novas rotas de comércio entre o interior da África e o mercado internacional do mar Mediterrâneo. Foi chamada de ‘‘Terra do Ouro’’ devido a grande quantidade do metal, mas além do ouro, também comercializavam-se tâmaras, cavalos, cobre, tecidos e escravos.
Situe o contexto histórico em que se passou no Reino de Gana.
Com seu surgimento no século iv, o Reino de Gana foi um dos mais poderosos e longevos, que se teve ao fim no século xii devido a chegada dos colonizadores.
Como era constituida a política do Reino de Gana?
Era um Estado monárquico, onde a politica se centralizava nas mãos do rei.
Quais eram as religiões do Reino de Gana?
Animismo, que se baseia na crença em que entidades não humanas possuem uma essência espiritual e o islamismo.
Qual mundança de crenças ocorreu no Reino de Gana após a ocupação árabe na região?
A sociedade se dava como primordialmente matriarcal, porém, após a chegada dos arábes teve-se a implementação do islamismo, onde se cultivou o patriarcado.
Como era constituída a política do Império de Mali?
O regime do governo era monárquico, onde se havia papeis bem definidos e organização plena. A monarquia era exercida pelos mansas (espécie de imperador). Eles eram assessorados por um conselho de anciãos, que era compostos por militares, chefes religiosos e civis. Esse conselho era consultado pelo imperador nas decisões importantes.
Como era constituída a religião do Império de Mali?
Não havia uma religião oficial, porém, receberam influência do islamismo, que teve grande disseminação no império. A maior parte da população era animista e durante o reinado de Mana Musa, foi ampla islamização da região imperial.
Como funcionava o sistema econômico do Império de Mali?
Não havia moeda e utilizava-se ouro em pó nas relações comerciais. Praticavam o comércio com outros povos africanos e o rio Níger foi uma importante rota comercial nesse período. O império também possuía grande quantidade de minas de ouro, que favoreceu a riqueza econômica.
Qual foram as cidades mais próspera do Império de Mali?
Oulata, Tombouctou, Djunine e Niani.
Qual importante relação o Império de Mali, teve com o período colonial brasileiro?
Muitos africanos, que foram tragos para o Brasil no período colonial para serem escravizados, vieram da região de Mali.