Regência (1831-1840) Flashcards
Quando se iniciou o período Regencial?
Iniciou com a abdicação de D. Pedro I em 1831 e finalizado com a ascensão ao trono de D. Pedro II como imperador do Brasil, em 1840.
E como ficou conhecido?
Ficou conhecido como um dos períodos mais conturbados da História do Brasil, devido à implementação de medidas liberais, através de reformas institucionais, que promoveram a autonomia provincial, e ao grande número de revoltas ocorridas em várias províncias.
Quais foram as medidas liberais adotadas?
Dentre as medidas liberais encaminhadas, destacam-se a criação da Guarda Nacional, em 1831, o Código do Processo Criminal, em 1832 e o Ato Adicional, de 1834.
Guarda Nacional de 1831
Uma força armada controlada pelas províncias
Código do Processo Criminal de 1832
Fortaleceu o papel dos juízes de paz
Ato Adicional de 1834
Dividiu constitucionalmente as competências do Estado entre duas instâncias: o governo central e os governos provinciais.
Como surgem as primeiras revoltas no período regencial?
Elas surgem com a insatisfação de liberais exaltados e caramurus com o governo moderado, os anseios federalistas, o descontentamento de amplos setores militares, a concentração de cargos administrativos e políticos em mãos dos moderados ou de remanescentes do Primeiro Reinado identificados com os caramurus, os acirrados sentimentos antilusitanos e a crise econômica.
Como surge a segunda onda de revoltas no período regencial?
A segunda onda de revoltas regenciais seguiu-se à aprovação do Ato Adicional, cujas medidas descentralizadoras contribuíram para o fortalecimento dos poderes provinciais, os quais, muitas vezes, não estavam bem afinados com a política do governo central.
As duas tendências políticas – a moderada e a exaltada – acabaram por dar origem a dois grandes partidos políticos imperiais. Quais?
O Conservador e o Liberal
Quem fazia parte dos Conservadores?
Os conservadores reuniam magistrados, burocratas, uma parte dos proprietários rurais, especialmente do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, e os grandes comerciantes, entre os quais muitos portugueses.
Quem fazia parte dos Liberais?
Os liberais agrupavam a pequena classe média urbana, alguns padres e proprietários rurais de áreas menos tradicionais, sobretudo de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O que surge da intensificação das revoltas, principalmente após 1835?
Acabou fazendo com que setores da elite política defendessem a necessidade de novas reformas nas instituições monárquicas, de modo a criar instrumentos mais eficazes para a manutenção da ordem, sendo que o Partido Conservador empenhou-se em aprovar as novas reformas, dentre as quais estava a reforma do Código do Processo Criminal, e o Partido Liberal buscou impedi-las, acusando os conservadores de promoverem um regresso ao regime anterior, razão pela qual foram chamados de regressistas.
Segundo Boris Fausto (1995, p. 175), quem apressou a ascensão de D. Pedro II ao trono?
Não foram os conservadores, mas os liberais, por meio do Clube da Maioridade. Pois passaram a defender a antecipação da maioridade, que seria também bem recebida por alguns conservadores.
E por que a pressa para ascensão de D. Pedro II?
Somente o monarca Pedro II, o único nascido em território brasileiro, poderia garantir a unidade frágil do país e acalmar os ânimos. (…) Por isso preparou-se um golpe, o golpe da maioridade.