Reflexos Flashcards
Reflexo tricipital
Mão do observador sustentando o braço em abdução com o cotovelo à altura do ombro e o antebraço pendente formando um ângulo de 90°. Percute-se o tendão do tríceps acima do olecrâneo.
Resposta: contração do tríceps braquial e a extensão do antebraço sobre o braço.
Reflexo biciptal
Deve-se colocar o braço do paciente em semiflexão descançado sobre o braço do observador, depois se faz a percussão sobre o tendão distal do bíceps, com interposição do polegar do observador. Resposta: contração do bíceps com flexão e supinação do antebraço.
Reflexo estilo-radial
Posição do paciente: mão em meia pronação, polegar para cima, antebraço em meia flexão e apoiado na mão do observador. Percussão sobre o tendão do músculo braquiorradial na apófise estilóide do rádio. Resposta: contração do braquio-radial, com flexão e ligeira supinação do antebraço.
Reflexo cúbito-pronador
Mão em meia pronação apoiada sobre a mão do examinador, antebraço em meia flexão. Percussão na apófise estilóide do cúbito. Resposta: contração dos músculos pronadores (quadrado e redondo), com pronação da mão. Pode ocorrer também a adução e flexão de punho e flexão dos dedos.
Reflexo flexor do punho
Paciente com antebraço estendido em supinação, depois se faz a percussão nos tendões flexores do punho. Resposta: contração dos músculos flexores do punho com flexão palmar.
Reflexo extensor do punho
Paciente deve ficar com o antebraço estendido em pronação e mão deve estar pendente. Então se faz a percussão dos tendões dos extensores do punho. Resposta: contração dos músculos extensores do punho, com extensão dorsal.
Reflexo patelar
Neste reflexo há o estimulo do nervo femoral através da percussão do tendão patelar (ONDE FICA), que resulta na contração do músculo quadríceps femoral e consequente extensão do joelho percutido. O método consiste em estimular o tendão patelar com um martelo de percussão propício. Após essa ação, a patela é deslocada para baixo, alongando o quadríceps e promovendo uma contração reflexa como resposta ao estímulo. O paciente fica sentado com joelhos estendidos e calcanhar apoiado no solo.
Reflexo aquileu
Deve-se percutir o tendão de Aquiles acima de sua inserção no calcanhar. Há o estimulo contrátil dos músculos crurais posteriores, gastrocnêmio, sóleo e plantar. O reflexo é a flexão plantar. O paciente fica de joelhos em plano alto com os pés para fora.
Reflexos profundos axiais
CUIDADOS - O limiar necessário para execução da manobra é menor que nos reflexos apendiculares. Diferenciar o piscar de olhos do reflexo propriamente dito. O PACIENTE NUNCA DEVE OLHAR A EXECUÇÃO DA MANOBRA. São os reflexos referentes à linha média da face e do tronco.
Reflexo Naso-palpebral ou Reflexo Glabelar
Paciente deve olhar para o horizonte ou para baixo mantendo o mento alinhado, então se faz a percussão da glabela. Resposta: contração bilateral do orbicular das pálpebras com a oclusão mais acentuada da fenda palpebral.
Reflexo supraorbitário
Paciente deve olhar para o lado contralateral à região percutida, então se faz a percussão da arcada supra-orbitária, sobre o supercílio. Resposta: contração do músculo orbicular das pálpebras do lado percutido com a oclusão mais acentuada da fenda palpebral.
Reflexo masseterino ou Reflexo mentoniano
Paciente deve manter a boca entreaberta e relaxada. O observador então faz a percussão do mento colocando seu dedo entre o mento do paciente e o martelo de percussão. A percussão também pode ser feita sobre o cabo de uma espátula introduzida na boca, apoiada na arcada dentária. Resposta: contração dos músculos masseteres com elevação da mandíbula.