Referências Flashcards
Manifesto dos Pioneiros da Escola Pública
1932 • Anísio Teixeira -
Só existirá democracia no Brasil no dia que
Sua tese defende que os símbolos possuem mais peso que a própria realidade, e disso surgiram os “simulacros”, simulações malfeitas do real que, contraditoriamente, são mais atraentes ao espectador do que o próprio objeto reproduzido.
A realidade difundida na sociedade pós-moderna é uma farsa, uma hiper-realidade divulgada pela mídia.
> “Não é quando se retira tudo que não resta nada, mas quando as coisas se revertem sem cessar e a própria adição já não faz sentido. O nascimento é residual se não for retomado simbolicamente pela iniciação. A morte é residual se não for resolvida no luto. O valor é residual quando se torna produção de relações sexuais. O próprio social é residual quando se torna produção de relações sociais. Todo o real é residual, e tudo o que é residual está destinado a repetir-se indefinidamente no espectral.”
Jean Baudrillard
- Aristóteles - A arte traz uma experiência física e particular, representado no seu primeiro estágio como um amor e desejo, vontade, satisfação. (Seu estágio mais leviano na visão aristotélica, aquela arte que se contenta em satisfazer apenas o desejo).
- O segundo estágio é aquele que começa a se tornar uma experiência coletiva, quando a justificativa da arte já se encontra no coletivo. (Por que é vê-lo? Por que é arte? Por que pode ser visto como belo?). Há um apelo à racionalidade, à justificativa das ideias, encontrar razões para justificarem essa primeira atração.
- O último e terceiro estágio é aquele que o conceito é separado da forma física. Seria imaginar o belo como um conceito universal, uma realidade intangível. É uma beleza conceitual.
- Conclusão: Para Aristoteles, a boa arte é aquela que possui caráter pedagógico, aquela que provoca a reflexão. A mimese, a imitação é uma arte enganadora, falsa. (Menos a música… não sei por que)
Platão e a progressão da percepção do belo.
Salientar a relação de interdependência entre as instâncias e agentes da socialização é
uma forma de afirmar que as relações estabelecidas
entre eles podem ser de aliados ou de adversários. Podem ser relações de continuidade ou de ruptura. Podem, pois, determinar uma gama variada e heterogênea de experiências singulares de socialização.
Pierre Bourdieu, sociólogo francês.
A tecnologia política se baseia na ideia de Foucault de que as instituições possuem mecanismos que controlam os cidadãos e os mantêm na iminência da punição. Esses mecanismos são capazes de manejar espaço, tempo e registro de informações, ou seja, torna as sociedades modernas disciplinares e disciplinadas.
Michel Foucault, filósofo francês;
Compreendida como uma distinção imprecisa entre o real e o virtual, a ideia de simulação trazida pelo filósofo francês Jean Baudrillard.
Real x Simulável
Simulável não se adequa exatamente como “não real” ou como distinto da realidade, mas sim como parte intrínseca dela, parte falaciosa e alienável dela.
No documentário argentino “A Escola Proibida”, educadores debateram a importância de entender as necessidades da nova geração e consideraram como objetivo educacional o aperfeiçoamento das capacidades de crianças e jovens para torná-las independentes e cooperativas.
Educação.
o educador brasileiro Paulo Freire explicou em sua obra “Pedagogia do Oprimido” a importância da interação no aprendizado do aluno, ou seja, sobre o uso da experiência como base educativa para fomentar as capacidades individuais.
Diante de um discurso intolerante, é eticamente necessário que esse discurso seja reprimido e questionado, pois assim reduz-se a possibilidade de tal discurso crescer e transformar-se em atitudes intolerantes.
Karl Popper, filósofo austríaco, um dos maiores do século XX.
Para os filósofos utilitaristas Bentham e Stuart Mill, os atos morais seriam os que promovem a felicidade e o bem-estar para o maior número de pessoas envolvidas, isto é, parte da ideia de agir em razão de um bem coletivo.
Utilitarismo. Moralidade. Ética. Bem comum. Coletividade.
Compreendida como uma distinção imprecisa entre o real e o virtual, a ideia de simulação trazida pelo filósofo francês Jean Baudrillard.
Real x Simulável
No documentário argentino “A Escola Proibida”, educadores debateram a importância de entender as necessidades da nova geração e consideraram como objetivo educacional o aperfeiçoamento das capacidades de crianças e jovens para torná-las independentes e cooperativas.
Educação.
De acordo com Van Dijck, professora de mídia e sociedade digital da Universidade de Utrecht, a coleta de dados envolve a confiança nos agentes institucionais que são responsáveis pela coleta, interpretação e compartilhamento dessas informações, havendo, por isso, a necessidade de analisá-las criticamente. Por conseguinte, o refinamento dos sistemas e dos métodos utilizados se torna essencial para a validação por parte da população, de forma que ela não seja submetida a uma relação de controle ou medo constante.
Tecnologia. Informação.
ações como a ocorrida em 2009, que revogou a Lei de Imprensa no país por ser considerada incompatível com a liberdade de expressão garantida pela Constituição vigente, são importantes por exibirem uma postura ativa contra preceitos ilegítimos.
Constituição. Lei
No romance epistolar “Gente Pobre”, de Fiódor Dostoiévski, os protagonistas comentam sobre sua condição de pobreza, tendo um deles mencionado que na visão da sociedade, quem é pobre não pode ter nenhuma vaidade, o que nele resultou na perda de ânimo por considerar-se destinado à pobreza.
No século XX, o filósofo alemão Theodor Adorno discutiu sobre a indústria cultural e como o consumismo é estimulado ao tornar até mesmo as horas de ócio dos trabalhadores em meios de consumo.
a ideia de necropolítica do filósofo camaronês Achille Mbembe, descrita como a soberania que o Estado teria no poder de escolher quem morre e quem vive,
.