Redes de Comunicações II Flashcards
O que são Meios de Transmissão?
Qualquer coisa capaz de transportar informações de uma origem a um destino. Por exemplo: o meio de transmissão para duas pessoas conversando durante um jantar é o ar; para uma mensagem escrita, o meio de transmissão poderia ser um carteiro, um caminhão ou um avião. Em telecomunicações, meios de transmissão são divididos em duas categorias: meios guiados e não-guiados.
Meios de transmissão: meios guiados e não-guiados.
- GUIADO: Trata-se da transmissão por cabos ou fios de cobre, onde os dados transmitidos são convertidos em sinais elétricos que propagam pelo material condutor. Ex.: cabos coaxiais, cabos de par traçado, fibra óptica, entre outros.
- NÃO-GUIADO: Trata-se da transmissão por irradiação eletromagnética, onde os dados transmitidos são irradiados através de antenas para o ambiente. Exemplo: ondas de rádio, infravermelho, microondas, bluetooth e wireless.
Cabo Coaxial (tv a cabo): O que é? Características? Utilização?
- Consiste em um fio central de cobre, envolvido por uma blindagem metálica. Isolantes de plástico flexível separam os condutores internos e externos e outras camadas do revestimento que cobrem a malha externa.
- É mais barato, pouco flexível e muito resistente à interferência eletromagnéticas graças a sua malha de proteção. Cobre distâncias maiores que o cabo de par trançado e utiliza um conector chamado BNC.
- Na década de 90 começou a ser substituído pelo cabo de par trançado em redes de computadores. Ainda é usado em telecomunicações (modem, tv)
Obs.: provedores de TV/Internet têm substituído boa parte da mídia por cabos de fibra óptica.
O cabo coaxial, meio físico de comunicação, é resistente à água e a outras substâncias corrosivas, apresenta largura de banda muito maior que um par trançado, realiza conexões entre pontos a quilômetros de distância e é imune a ruídos elétricos. (V ou F)
Sobre a largura de banda: quando em hz (hertz), significa o intervalo de frequências contido em um canal; quando em bits por segundo (bps), significa o número de bits por segundo que um canal, enlace ou rede é capaz de transmitir. A largura de banda é a capacidade máxima teórica de um canal, já a taxa de transferência é a capacidade efetiva de dados transmitidos. A largura de banda é um conceito mais independente, já a taxa de transmissão depende de outros fatores. Cabos coaxiais, por exemplo, possuem uma largura de banda maior que cabos de par trançado, isto é, uma capacidade teórica maior de transmitir dados. No entanto, ele sofre bastante com atenuação de sinal, requerendo o uso frequente de repetidores e, por essa razão, possui uma taxa de transmissão efetiva menor que os cabos de par trançado. Dito isso, o Cabo Coaxial não é imune a ruídos elétricos (apesar de ser muito resistente). Ademais, ele é relativamente resistente a
substâncias corrosivas, mas não vai resistir – por exemplo – à ácido sulfúrico. Por fim, ele realmente apresenta uma largura de banda maior que o cabo de par traçado, apesar de ter uma taxa de transmissão menor (Errado).
Cabo de Par Trançado (azul): o que é? Por que são trançados? Por que é o mais utilizado? Distância em relação ao coaxial? Conector e tipos de cabos utilizados?
- Consiste em quatro pares de fios trançados blindados ou não, e envolto de um revestimento externo flexível.
- Eles são trançados para diminuir a interferência eletromagnética externa e interna – quanto mais giros, maior a atenuação.
- Este é o cabo mais utilizado atualmente por ser o mais barato de todos e ser bastante flexível.
- Esse cabo cobre distâncias menores que o cabo coaxial
- utiliza um conector chamado RJ-45. Cabo STP (Shielded Twisted Pair) quando blindado e Cabo UTP (Unshielded Twisted Pair) quando não blindado
Composição dos cabos de par trançado
possuem quatro pares de fios, sendo alguns utilizados para transmissão e outros para recepção, permitindo uma comunicação full duplex. Para facilitar a identificação, os pares são coloridos e a ordem dos fios dentro do conector é padronizada. Eles podem ser utilizados na transmissão de sinais analógicos ou digitais. E a largura de banda depende da espessura do fio e da distância percorrida
Quanto aos meios de transmissão em redes de computadores, é comum a utilização de cabos de pares trançados sem blindagem (V ou F)
a questão está perfeita, sendo o cabo de par trançado sem blindagem mais comum, dado que a blindagem é um revestimento que torna o cabo mais caro e é mais útil em ambientes que tendem a sofrer maior interferência eletromagnética (Correto).
Cabo de Fibra Óptica
O cabo de fibra óptica consiste em uma casca e um núcleo (de vidro, mais comum; ou plástico) para transmissão de luz. Esse tipo de cabo é normalmente encontrado em backbones de redes por apresentar excelente relação entre ampla largura de banda e custo. Transferência de dados à velocidade de até 1.600 Gbps.
Vantagens do cabo de fibra óptica
1) Largura de banda mais ampla
2) Menor atenuação do sinal
3) Imunidade à interferência eletromagnética
4) Resistência a materiais corrosivos, peso leve
5) Maior imunidade à interceptação
- LARGURA DE BANDA MAIS AMPLA: Pode suportar larguras de banda muito maiores (e, consequentemente, maiores
velocidades) que o cabo de par trançado ou coaxial. Atualmente, as taxas de dados e a utilização de largura de banda não são limitadas pelo meio de transmissão, mas sim pelas tecnologias de geração e recepção de sinais disponíveis.
- MENOR ATENUAÇÃO DO SINAL: distância de transmissão significativamente maior que a de qualquer outro meio de transmissão guiado. Um sinal pode percorrer 50 km sem precisar de regeneração. No caso de cabos coaxiais ou de par trançado, precisamos de repetidores a cada 5 km.
- IMUNIDADE À INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA: Ruídos eletromagnéticos não são capazes de afetar os cabos de fibra óptica.
- RESISTÊNCIA A MATERIAIS CORROSIVO, PESO LEVE: O vidro é mais resistente a materiais corrosivos que o cobre. Além disso, os cabos de fibra óptica são muito mais leves que os cabos de cobre.
- Maior imunidade à interceptação: Os cabos de fibra óptica são mais imunes à interceptação que os cabos de cobre. Os cabos de cobre criam efeitos antena que podem ser facilmente interceptados.
Desvantagens do cabo de fibra óptica
1) Instalação e manutenção
2) Propagação unidirecional da luz
3) Custo
- INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO: O cabo de fibra óptica é uma tecnologia relativamente nova. Sua instalação e sua manutenção exigem mão-de-obra especializada, que não se encontra com facilidade.
- PROPAGAÇÃO UNIDIRECIONAL DA LUZ: A propagação da luz é unidirecional. Se precisarmos de comunicação bidirecional, serão necessários dois cabos de fibra óptica.
- CUSTO: O cabo e as interfaces são relativamente mais caros que outros meios de transmissão guiados. Se a demanda por largura de banda não for alta, muitas vezes o uso de fibra óptica não pode ser justificado.
Tipos de fibras ópticas
-Fibra Multimodo: leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.
- Fibra Monomodo: leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.
Conectores mais comuns e tipo de direção da fibra óptica
- ST (Straight Tip) e SC (Subscriber Connector)
- Antigamente era capaz de enviar dados em apenas uma direção (simplex). Atualmente ela já permite a comunicação bidirecional (full-duplex).
Equipamentos de Redes: dispositos finais e intermediários
- Equipamentos finais: trata-se daqueles dispositivos que permitem a entrada e/ou saída de dados (Ex: computador, impressora; câmeras, sensores, etc);
- Equipamentos intermediários: trata-se daqueles que compõem a infraestrutura de uma rede (Hub, Bridge, Switch, Router, etc).
Network Interface Card (Placa/Adaptador de Rede): vantagens e desvantagens
- VANTAGENS:
a) Permite que um computador se conecte a redes locais e à internet;
b) facilita a comunicação entre dispositivos em uma rede; e
c) oferece a capacidade de transmissão e recepção de dados. - DESVANTAGENS:
a) Em redes sem fio, a qualidade do sinal pode afetar o desempenho; e
b) pode ser uma vulnerabilidade de segurança se não configurada corretamente.
Network Interface Card (Placa/Adaptador de Rede): definição e camada OSI
- DEFINIÇÃO: Trata-se de um dispositivo que permite que um computador se conecte a uma rede de computadores, seja por meio de cabo ou sem fio. Fornece uma interface entre o computador e o meio físico da rede
- CAMADA OSI: Camada 2 (Enlace).
O que é Endereço MAC (Media Access Control)?
Um identificador único e
exclusivo de uma placa de rede, ele é gravado na fábrica e não pode ser alterado, a menos que seja um processo excepcional. O endereço MAC é composto por uma sequência de 12 dígitos hexadecimais (portanto, 48 bits). Usado para identificar de forma única dispositivos em uma rede local. Cada fabricante de dispositivos de rede é atribuído a um conjunto exclusivo de endereços MAC, garantindo que não haja conflitos de identificação em escala global.
Utilizado para rotear pacotes de dados para os dispositivos corretos na rede. Isso ajuda os dispositivos na mesma rede a se comunicarem entre si e garante que os dados sejam entregues ao destinatário adequado.
Ex.: 00:1C:B3:09:85:15
Hub: vantagens e desvantagens
- VANTAGENS:
1) Custo geralmente baixo;
2) simplicidade de operação;
3) adequado para redes muito pequenas. - DESVANTAGENS:
1) Pode causar tráfego ineficiente e colisões de dados;
2) pode levar à degradação do desempenho em redes maiores;
3) não possui inteligência para direcionar pacotes apenas para o destino certo.
Hub: definição e camada OSI
- DEFINIÇÃO: Trata-se de um dispositivo que simplesmente repete os dados recebidos em uma porta para todas as outras portas (está em desuso atualmente).
- CAMADA OSI: Camada 1 (Física).
Hub (Concentrador): passivo e ativo
- Hub passivo é simplesmente um conector que concentra e conecta os cabos provenientes de diferentes ramificações. Esse dispositivo sequer é conectado na rede elétrica, portanto não é capaz de regenerar sinais digitais.
- hub ativo é um dispositivo para interligação de computadores que tem o objetivo de concentrar os enlaces e aumentar o alcance de uma rede local por meio da regeneração de sinais (repetidor).
Obs.: O hub ativo é considerado um repetidor multiportas porque ele regenera e transmite os sinais entre suas portas. Atualmente, esse equipamento está obsoleto.
Direção de transmissão e tipos de transmissão do Hub
O tipo de transmissão é broadcast, pois, ao receber dados, ele os distribui para todas as outras portas – ele não é capaz de transmitir dados somente para uma porta específica. Dessa forma, apenas uma máquina pode transmitir dados de cada vez para evitar colisões, portanto ele trabalha com a direção de transmissão half-duplex.
QUAL É A TOPOLOGIA FÍSICA
E LÓGICA DE UM HUB ATIVO?
a) topologia física trata de como estão dispostos os links (cabos) e os nós de uma rede: ele concentra todos os cabos, então sua topologia física é em estrela;
b) topologia lógica trata de como os dados efetivamente percorrem os links e transitam entre dispositivos: ele somente trabalha em broadcast então sua topologia lógica é barramento
Bridge (Ponte): vantagens e desvantagens
- VANTAGENS:
1) Filtra o tráfego, melhorando o desempenho;
2) pode conectar diferentes tipos de redes (Ex: Ethernet e Wi-Fi);
3) aumenta a segurança da rede, criando domínios de colisão separados. - DESVANTAGENS:
1) Pode ser mais caro do que um hub simples;
3) requer configuração e gerenciamento adequados;
4) limitação da extensão da rede
5) complexidade de gerenciamento em redes maiores.
Bridge (Ponte): definição e camada OSI
- DEFINIÇÃO: Trata-se de um dispositivo de rede utilizada para dividir uma rede em segmentos menores, reduzindo colisões e tráfego de rede desnecessário (está em desuso). Também é capaz de regenerar o sinal. Utilizado para juntar várias LANs físicas em uma única LAN lógica é a Bridge.
- CAMADA OSI Camada 2 (Enlace).