Redes de Computadores Flashcards
Flashcards Sobre Redes de Computadores
Quais são as duas formas de transmitir dados em redes de computadores?
Em uma rede de computadores os dados podem ser transmitidos por meio de transmissão guiados (fios) ou por meios de transmissão sem fio.
Quais são os meios de transmissão guiados mais utilizados?
Par trançado, Cabo coaxial, Fibra óptica.
Quais são os meios de transmissão sem fio mais utilizados?
Radiodifusão, Infravermelho, Microondas, Ondas de luz
Como funciona o par trançado, meio de transmissão em redes de computadores?
Consiste de 4 pares de fios de cobre, enrolados em espiral para cancelar interferências eletromagnéticas.
Quais são as categorias do par trançado, meio de transmissão em redes de computadores?
Os cabos do tipo par trançado são divididos de acordo com a velocidade que suportam, indo das categorias 1 à 7 com algumas categorias intermediárias:
CAT1: Cabo de Telefone,
CAT2: 4 Mbps,
CAT3: 10 Mbps - 16 MHz,
CAT4: 16 Mbps - 20 MHz,
CAT5: 100 Mbps - 100 MHz,
CAT5e(enhanced): 1000 Mbps - 100 MHz,
CAT6: 1000 Mbps - 250 MHz,
CAT6a(augmented): 10GBase – T - 500 MHz,
CAT7: 10GBase – T - 600 MHz,
CAT7a(augmented): 40 Gigabit Ethernet - 1000 MHz.
Como são divididos os cabos do tipos par trançado com relação a sua blindagem?
Os cabos do tipo par trançado podem ser sem blindagem, nesse caso são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair), ou podem ser com blindagem, (FTP - Foiled Twisted Pair, STP - Shielded Twisted Pair, SSTP - Screened Shielded Twisted Pair/SFTP (Screened Foiled Twisted Pair))
Qual a diferença entre os cabos FTP, STP e SSTP/SFTP?
A diferença nesses cabos é com relação ao tipo de blindagem. Os cabos do tipo FTP usam uma blindagem mais simples, consistindo de uma fina folha de aço/aluminio que envolve todos os pares de cabo. Os cabos do tipo STP utilizam uma blindagem individual para cada par de cabos. Os cabos do tipo SSTP/SFTP utilizam a blindagem individual para cada par de cabos e também uma blindagem externa envolvendo todos os pares tornando-os mais resistentes a interferências externas.
Quais são os conectores utilizados nos cabos do tipo par trançado?
O padrão de conectores utilizado nos cabos do tipo par trançado é o RJ (Registered Jack) que consiste de um padrão de interface de rede física. Existem vários (RJ11, RJ14, RJ21, RJ45, RJ48..). O utilizado para par trançado é o conector RJ45, que tem 8 condutores, um para cada fio de cobre.
O que é e como funciona a fibra óptica?
As linhas de fibra óptica são fios de vidro opticamente puro que transmitem informação utilizando a luz, por esse motivo, possibilitam transmissão de grandes volumes de dados e por longas distâncias. A transmissão de luz é unidirecional, por isso, normalmente o uso de duas fibras (Tx - Transmissor e Rx - Receptor)
O que é dark fiber?
Normalmente os cabos de fibra óptica são usados também para transmissão entre continentes, e como criar links de longa distância é caro, é normal que seja usado um volume de cabos muito maior que o necessário e os cabos adicionais são chamados de fibra escura (dark fiber).
Quais são as camadas da estrutura da fibra óptica?
Proteção plástica, Fibra de fortalecimento, Revestimento interno, Camada de refração e Núcleo.
Quais são os tipos de fibra óptica?
As fibras ópticas podem ser do tipo Monomodo ou Multimodo, sendo diferenciadas pelo diâmetro do seu núcleo.
Quais são as características da fibra óptica Monomodo?
Possui um núcleo de 8 a 10 mícrons (milésimos de milímetro) de diâmetro;
Atendem um sinal por vez, ou seja, utilizam uma única fonte de luz (geralmente laser)
Teoricamente, até 80km podem separar dois transmissores, mas na prática eles são um pouco mais próximos.
Largura de banda garante velocidades maiores na troca de informações.
Quais são as características da fibra óptica Monomodo?
Possui um núcleo de 62,5 mícrons (milésimos de milímetro) de diâmetro;
Garantem a emissão de vários sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs para a emissão);
Esse tipo de fibra é mais recomendado para transmissões de curtas distâncias, pois garante apenas 300 metros de transmissões sem perdas.
Elas são mais recomendadas para redes domésticas porque são muito mais baratas.
Quais são os conectores utilizados na fibra óptica?
Os conectores mais utilizados na fibra óptica são os ST, SC e LC
O que é a técnica WDM?
WDM (Wavelength Division Multiplexing) é uma tecnologia que permite transmitir vários comprimentos de onda de luz simultaneamente por uma única fibra óptica.
O que é um cabo coaxial?
Cabo coaxial consiste de um núcleo de cobre circuncidado por um condutor externo em malha com um material isolante separando os dois. São constituídos de 4 camadas (da mais externa para interna): Jaqueta, Malha de metal, Camada isolante de plástico e Condutor interno.
Quais são as vantagens e desvantagens do cabo coaxial?
As vantagens são a blindagem maior do que o par trançado, a capacidade de atingir maiores distâncias e velocidades e o preço com relação ao par trançado com blindagem.
As desvantagens são o preço com relação ao par trançado sem blindagem, o preço da ligação ao cabo, a falta de flexibilidade do cabo, a instalação mais complexa.
Como são classificados os cabos coaxiais?
Os cabos coaxiais são classificados em fino e grosso.
O cabo coaxial fino é mais maleável e portanto mais fácil de instalar, utiliza conectores BNC, geralmente é utilizado em redes Ethernet (banda básica), tem taxa de transmissão de 10Mbps e segmentos de 185m
O cabo coaxial grosso é menos flexível e portanto mais difícil de instalar, é mais resistente a interferências, pode utilizar o conector vampiro, é usado em redes de banda larga (TV e Internet a cabo) e tem comprimento máximo maior que o coaxial fino (500m).
Quais são as técnicas de comutação em redes de computadores?
As técnicas de comutação mais utilizadas em redes de computadores são a comutação de circuitos, a comutação de pacotes e a comutação de células.
O que é e como funciona a comutação de circuitos em redes de computadores?
A comutação de circuitos funciona reservando todo um circuito na rede para uso exclusivo da aplicação requisitada, é realizada em três fases: Estabelecimento do circuito (reserva do recurso necessário para a comunicação), Transferência da voz (troca de informações entre origem e destino), Desconexão do circuito (A largura de banda é liberada em todos os equipamentos).
O que é e como funciona a comutação de pacotes em redes de computadores?
A comutação de pacotes é a técnica de comutação que envia a informação em pacotes podendo seguir diferentes caminhos, por isso não precisa de estabelecimento prévio de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Nesse tipo de comutação a largura de banda é fornecida sob demanda. O tipo de transmissão utilizado na comutação de pacotes é o store-and-forward. A comutação de pacotes pode ser: Com ligação (circuito virtual, garante a entrega de forma ordenada) ou Sem ligação (datagrama).
O que é e como funciona a comutação de células (ATM) em redes de computadores?
ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnologia de rede que permite a transmissão de dados, voz, áudio e vídeo em alta velocidade. Algumas características da ATM são: O tamanho pequeno e constante das células permite a transmissão de diferentes tipos de dados pela mesma rede, A rota é conhecida no momento da conexão, Não utiliza a alocação e nem a monopolização de canais , Os mesmos comutadores podem ser utilizados para chaveamento de todos os serviços
Qual a diferença entre comutação de circuitos, pacotes e células?
A comutação de circuitos é mais utilizada para tráfego de voz pois garante uma conexão mais estável, porém pode ter desperdício de recurso caso a informação não utilize toda a banda, A comutação de pacotes é mais utilizada para tráfego de dados (Internet e VoIP) pois garante um melhor uso dos recursos. A comutação de células é um tipo de comutação de pacotes que são enviados por circuitos virtuais, juntando o melhor dos dois mundos, por isso é utilizado para transmissão de dados, áudio e vídeo pela mesma rede.
O que é Ethernet?
Ethernet é um protocolo para conexões usado para gerenciar o modo como os dispositivos realizam a comunicação entre si em uma rede local (LAN), consiste também dos cabos de conexão usados no aparelho, é uma rede mais física e local.
O que é uma rede PAN?
A rede de área pessoal (Personal Area Network) é uma rede que consiste de dispositivos ligados diretamente ao usuário (exemplo: fone de ouvido bluetooth ligado ao celular), as conexões numa rede PAN podem ser com ou sem fio e as redes PAN normalmente não incluem roteador.
O que é uma rede LAN?
Uma rede local LAN (Local Area Network) é uma rede contida em uma pequena área geográfica, geralmente dentro do mesmo edifício. As redes WiFi domésticas e as redes de pequenas empresas são exemplos comuns de LANs.
Qual é o equipamento necessário para configurar uma LAN?
As LANs mais simples podem ter somente um roteador e uma forma dos dispositivos se conectarem, como Ethernet ou WiFi. As LANs mais complexas podem ter roteadores ou switches adicionais. Nem toda LAN precisa se conectar a internet.
O que é uma LAN virtual?
LAN vitual (VLANs) são subdivisões de uma rede LAN feitas usando software, util para gerenciar LANs muito grandes.
O que é uma rede MAN?
Uma rede de área metropolitana (MAN - Metropolitan Area Network) é uma rede que conecta dispositivos dentro de uma área metropolitana (não necessariamente área urbana), podendo ser uma cidade, um conjunto de edifícios, um conjunto de vilas ou similares. É maior que uma LAN mas menor que uma WAN.
Como as redes MANs são construídas?
As redes MANs são construídas a partir da ligação de várias LANs e usam cabos de fibra óptica para formar conexões entre as LANs
O que é uma rede CAN e qual a diferença dessa pra MAN?
Uma rede de área de campus (CAN) é uma grande rede que conecta vários edifícios em uma escola ou campus de empresas. As CANs também podem ser consideradas MANs, pois conectam várias LANs, mas não são suficientemente grandes para serem consideradas uma WAN.
O que é uma rede WAN?
Uma rede de longa distância (WAN - Wide Area Network) é uma grande rede de computadores que conecta grupos de computadores em grandes distâncias. A definição do que constitui uma WAN é bastante ampla. Tecnicamente, qualquer grande rede que se espalha por uma ampla área geográfica é uma WAN. A própria internet é considerada uma WAN.
O que é uma linha alugada?
Uma das maneiras pelas quais as organizações conectam suas LANs para formar uma WAN é usando algo chamado linha alugada. Uma linha alugada é uma conexão de rede direta alugada de um grande provedor de rede, como um provedor de internet.
O que é uma WPAN?
Uma Wireless Personal Area Network (WPAN) é uma rede sem fio que conecta dispositivos próximos em uma área pequena (até 10 metros), ideal para comunicação pessoal. Exemplos incluem Bluetooth e Zigbee.
Quais são as principais tecnologias usadas em redes WPAN?
Bluetooth: Comunicação entre dispositivos como fones e celulares.
Zigbee: Automação residencial e IoT.
Infrared (IR): Controles remotos.
UWB (Ultra-Wideband): Transferências rápidas em curta distância.
O que é uma WLAN?
Uma Wireless Local Area Network (WLAN) conecta dispositivos em uma área local (10 a 100 metros), como uma casa ou escritório. A tecnologia mais comum é o Wi-Fi.
Qual é a diferença entre WPAN e WLAN?
WPAN: Alcance curto (até 10 metros), consumo baixo de energia, usado para comunicação pessoal.
WLAN: Alcance maior (10-100 metros), maior velocidade, usado para conectar dispositivos a redes locais e à internet.
O que é uma WMAN?
Uma Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) é uma rede sem fio que cobre áreas maiores, como cidades ou regiões urbanas. A tecnologia principal é o WiMAX (IEEE 802.16).
Quais são os usos comuns de WMANs?
Prover internet em áreas urbanas.
Interligar prédios corporativos.
Redes Wi-Fi públicas em cidades.
Soluções de acesso sem fio para locais sem cabeamento.
O que é uma WWAN?
Uma Wireless Wide Area Network (WWAN) é uma rede sem fio de longa distância que cobre grandes áreas, como países ou continentes. Usam redes celulares (4G/5G) ou satélites.
Quais são as principais tecnologias usadas em WWANs?
Redes celulares (3G, 4G, 5G): Usadas em smartphones e hotspots.
Satélites: Oferecem cobertura global, usados em áreas remotas ou onde não há infraestrutura terrestre.
Qual a diferença entre WLAN e WWAN?
WLAN: Redes locais com alcance limitado a 100 metros, geralmente Wi-Fi.
WWAN: Redes de longa distância que oferecem cobertura ampla, como redes celulares ou satélite.
Qual rede sem fio cobre a maior área: WPAN, WLAN, WMAN ou WWAN?
WPAN: Menor área (até 10 metros).
WLAN: Alcance local (até 100 metros).
WMAN: Cobre cidades ou regiões urbanas.
WWAN: Maior alcance (centenas a milhares de quilômetros).
O que é protocolo de rede?
O protocolo de rede é um conjunto de regras e padrões que compõe uma espécie de “linguagem universal” entre computadores e dispositivos, propiciando a comunicação, conexão ou transferência de dados entre quaisquer máquinas conectadas à internet.
Quais são os elementos de um protocolo de rede?
Sintaxe, Semântica e Timing (define a velocidade aceitável para o estabelecimento da comunicação entre os sistemas computacionais.)
O que são e quais são as camadas de rede?
As camadas de rede são as partes que constituem uma rede e obedecem uma hierarquia, sendo do mais baixo para o mais alto nível: camada física, camada de rede, camada de transporte e camada de aplicação.
O que é a camada física em redes?
A camada física é a primeira camada do modelo TCP/IP e tem como principal função gerenciar a transmissão de dados brutos (bits) entre dispositivos de uma rede. Ela estabelece as especificações físicas e elétricas necessárias para a comunicação, garantindo que os dados sejam convertidos para sinais que possam ser transmitidos por um meio físico.
Quais são as principais funções da camada física?
Conversão de dados em sinais, Definição dos meios de transmissão, Topologias físicas, Sincronização de bits, Controle de acesso ao meio, Taxa de transmissão.
O que é a camada de enlace em redes?
A camada de enlace é a segunda camada do modelo TCP/IP e é responsável por conectar duas máquinas em uma rede. Ela é uma das camadas mais importantes para o bom desempenho de uma rede.
Quais são as principais funções da camada de enlace?
Gerenciar quadros de dados, que são sinais digitais encapsulados em pacotes de dados, Ligar logicamente as máquinas que estão trocando informações, Controlar o acesso ao meio, Verificar e corrigir erros nos pacotes, Definir como as mensagens são trocadas, Definir os quadros que devem ser transmitidos, Definir como os erros são tratados, Definir o sincronismo entre os pacotes.
O que é a camada de rede em redes?
A camada de rede é a terceira camada do modelo TCP/IP. Ela é responsável por gerenciar o roteamento e o endereçamento dos pacotes de dados, permitindo a comunicação entre dispositivos em diferentes redes.
Quais as principais funções da camada de rede?
Roteamento, Endereçamento lógico, Fragmentação e remontagem, Encapsulamento de dados, Controle de congestionamento.
O que é a camada de transporte em redes?
A camada de transporte é a quarta camada do modelo TCP/IP e tem como principal função gerenciar a transferência confiável de dados entre dispositivos na rede. Ela atua como um intermediário entre a camada de aplicação (mais próxima do usuário) e as camadas inferiores (responsáveis pela transmissão física e lógica dos dados).
Quais as principais funções da camada de transporte?
Segmentação e reagrupamento de dados, Controle de fluxo, Detecção e correção de erros, Conexão fim a fim, Multiplexação, Serviços confiáveis ou não confiáveis
O que é a camada de aplicação em redes?
A camada de aplicação é a quinta e última camada do modelo TCP/IP. Ela é responsável por fornecer a interface entre as aplicações dos usuários e a rede, permitindo a comunicação e o acesso a serviços de rede. É nessa camada que os usuários interagem diretamente com os sistemas, utilizando protocolos específicos para diferentes tipos de aplicações.
Quais são as principais funções da camada de aplicação?
Interação com o usuário, Gerenciamento de comunicação entre processos, Tradução e formatação de dados, Serviços de rede, Controle de sessão.
Quais são os protocolos utilizados na camada de rede?
IP(IPv4 e IPv6), IPSec, OSPF e BGP, MPLS
Quais são os protocolos utilizados na camada de transporte?
TCP, UDP, ARP
Quais são os protocolos utilizados na camada de aplicação?
HTTP, DNS, DHCP, SMTP, FTP, SSH, POP e IMAP, LDAP
O que são gateways?
Gateway é uma classe de dispositivos que atuam como intermediários de comunicação entre diferentes redes ou sistemas que envolvem protocolos, linguagens e arquiteturas distintas. De uma forma mais simples, um gateway pode ser visto como uma “porta de entrada e saída” que conecta duas ou mais redes e permite a passagem de dados entre elas.
Como funcionam os gateways?
funcionam como uma ponte de tradução e adaptação, facilitando a troca de dados entre redes que não poderiam se comunicar diretamente.
Quais são as principais funções de um gateway?
Interconexão de redes, Tradução de protocolos, Encapsulamento e desencapsulamento, Conversão de formatos, Segurança e filtragem, Balanceamento de carga e armazenamento em cache, Roteamento e encaminhamento
Onde os gateways são usados?
Acesso à internet (como roteadores ou modems), Proxy, Aplicações VoIP, Gateway de pagamento, Gateway de email, Redes corporativas, IoT (Internet das Coisas).
Quais são os principais exemplos de gateways?
Roteadores, Modems, Firewalls, Servidores proxy, Gateways de mídia, Gateways IoT, Gateways de pagamento.
O que é um hub em redes?
Um hub de rede é um repetidor que atua na camada física (camada 1) do modelo OSI. Isso significa que esse equipamento apenas transmite dados pela infraestrutura física existente, enviando as mensagens recebidas para todos os outros dispositivos conectados.
Quais são os recursos de um hub em redes?
simplicidade, tráfego de transmissão, domínio de colisão único, domínio de transmissão único
quais são os tipos de hub em redes?
Centro passivo (atua como um cabo de extensão elétrica, transmitindo qualquer pacote de dados recebido em todas as suas portas),
Centro ativo (Pode regenerar e amplificar o sinal, também pode detectar colisão) e
Centro inteligente (pode executar todas as funções de um hub ativo, além de filtrar pacotes de dados).
Quais são as vantagens e desvantagens de hub em redes?
vantagens - Custo-efetividade, Facilidade de instalação, Ideal para pequenas redes. Desvantagens - Falta de eficiência, Preocupações com segurança, Colisões
o que é um repetidor?
Um repetidor de rede é um dispositivo usado em redes para regenerar ou replicar sinais que são enfraquecidos ou distorcidos em longas distâncias. Este dispositivo básico de rede opera na camada física (Camada 1) do modelo OSI
O que é um repetidor?
Um repetidor de rede é um dispositivo usado em redes para regenerar ou replicar sinais que são enfraquecidos ou distorcidos em longas distâncias. Este dispositivo básico de rede opera na camada física (Camada 1) do modelo OSI
Quais são as principais funções de um repetidor de rede?
Aumento de Sinal, Redução de Ruído
Qual é a principal limitação dos repetidores?
Eles não podem filtrar dados, então todos os tipos de sinais, incluindo ruído e dados indesejados, são amplificados e retransmitidos.
O que é uma bridge?
É um dispositivo de rede que conecta duas redes locais (LANs) diferentes, permitindo a comunicação entre elas. Ela atua como um ponto de conexão entre os segmentos de rede, transmitindo dados entre eles de forma eficiente e transparente. As bridges são amplamente utilizadas em redes de computadores para melhorar o desempenho, a segurança e a escalabilidade.
Como funcionam as Bridges em redes?
As bridges operam na camada 2 do modelo OSI (Open Systems Interconnection), conhecida como camada de enlace de dados. Elas examinam o endereço MAC (Media Access Control) dos pacotes de dados que chegam e decidem para qual segmento de rede eles devem ser encaminhados. Dessa forma, as bridges conseguem segmentar o tráfego de rede, reduzindo o congestionamento e melhorando a eficiência da comunicação.
O que é a técnica flooding em redes?
Quando um pacote de dados chega a uma bridge, ela verifica se o endereço MAC de destino está presente em sua tabela MAC. Se estiver, o pacote é encaminhado apenas para o segmento de rede correspondente ao endereço MAC de destino. Caso contrário, a bridge transmite o pacote para todos os segmentos de rede, exceto aquele de onde o pacote foi recebido. Essa técnica é conhecida como flooding e permite que a bridge aprenda quais dispositivos estão conectados a cada segmento de rede.
O que são endereços MAC e como funciona a tabela MAC de uma bridge?
Os endereços MAC são identificadores únicos atribuídos a cada dispositivo de rede. Eles são gravados em hardware e permitem que as bridges identifiquem a origem e o destino dos pacotes de dados. Ao examinar os endereços MAC, a bridge cria uma tabela de endereços, conhecida como tabela MAC, que mapeia os dispositivos conectados aos segmentos de rede. Essa tabela é usada para determinar o caminho mais eficiente para encaminhar os pacotes de dados.
Quais são as vantagens das bridges em redes?
Segmentação de rede, isolamento de problemas, melhoria na segurança, expansão da rede.
Quais são os tipos de bridges em redes?
bridge local (conecta redes dentro de uma mesma área local), bridge remota (conecta redes distantes geograficamente), bridge wireless (conecta redes utilizando conexões sem fio)
O que são switches?
Os switches são os principais componentes de qualquer rede. Eles conectam vários dispositivos, como computadores, access points sem fio, impressoras e servidores na mesma rede, seja em um prédio ou no campus. Um switch permite que os dispositivos conectados compartilhem informações e conversem entre si.
Quais são os tipos de switches?
Os switches podem se dividir quanto a sua localidade na rede - Switches de acesso, Switches de agregação, Switches de core, Switches de datacenter - e quanto a sua gerenciabilidade -switches não gerenciados e switches gerenciados -
O que são roteadores?
Os roteadores permitem que os dispositivos conectem e compartilhem dados pela Internet ou uma intranet. Um roteador é um gateway que conduz dados entre uma ou mais redes de área local (LANs).
Como funcionam os roteadores?
Os roteadores utilizam o Protocolo de Internet (IP) para enviar pacotes de IP contendo dados e endereços de IP de dispositivos de envio e destino localizados em redes locais separadas.
Quais são os tipos de roteadores?
Roteadores de borda, Roteadores de acesso (de distribuição/ interno) e Roteadores de núcleo. Roteador sem fio (combinam as funções dos roteadores de borda e de distribuição)
Como funciona a arquitetura TCP/IP?
A arquitetura TCP/IP pode ser compreendida como a união de protocolos que servem como base para a internet e para redes locais. Ela consiste em dois principais protocolos: o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) e o Protocolo de Internet (IP). Ambos trabalham em conjunto para possibilitar a comunicação entre dispositivos em redes distintas.
Todos os dispositivos de uma rede tem as cinco camadas da arquitetura TCP/IP?
Não, alguns dispositivos só trabalham até a camada de enlace, ou camada de rede por exemplo.
Como se dá o processo de encapsulamento e demultiplexação no envio dos dados na rede?
O processo de encapsulamento consiste em receber os dados encapsula-los adicionando cabeçalho para envio, cada camada adiciona um cabeçalho. O processo de demultiplexação consiste em receber os dados e fazer o desencapsulamento dos mesmos.
O que é PDU em redes?
PDU (Protocol Data Unit) é a unidade de dados trocadas pelas camadas de rede no processo de encapsulamento e demultiplexação, consiste do cabeçalho inserido pela camada e dos dados que devem ser encapsulados.
Como é chamado o PDU da camada de aplicação, transporte, rede, enlace e física respectivamente?
Dado, Segmento, Datagrama, Quadro e Bits
Quais informações devem estar presentes no PDU de aplicação e transporte?
O PDU de aplicação deve ter a informação do endereço IP do destino, porta do destino e protocolo de transporte e o PDU de transporte deve carregar o endereço IP do destino.
Qual o caminho que um dado percorre ao ser enviado pela rede?
O dado enviado é encapsulado, passando pelas camadas de aplicação até a de rede até ser enviado, durante o envio pode ser desencapsulado e encapsulado por diversos dispositivos como Roteadores e Switches até chegar no destino final.
O que é o protocolo IP e quais versões existem?
O Protocolo de internet (IP) é um protocolo, ou conjunto de regras, para roteamento e endereçamento de pacotes de dados para que eles possam viajar pelas redes e chegar ao destino correto. As versões mais conhecidas e utilizadas do IP são IPv4 e IPv6.
O que é um endereço IP?
Um endereço de IP é um identificador exclusivo atribuído a um dispositivo ou domínio que se conecta à internet. Cada endereço de IP é uma série de caracteres, como ‘192.168.1.1’.
Qual a diferença do IPv4 para o IPv6?
A diferença principal é no tamanho, enquanto o IPv4 tem 32bits o IPv6 tem 128bits, permitindo uma quantidade maior de endereços.
O que é um pacote de IP?
Os pacotes de IP são criados adicionando um cabeçalho de IP a cada pacote de dados antes de serem enviados. Um cabeçalho de IP é apenas uma série de bits (uns e zeros) e registra várias informações sobre o pacote, incluindo o endereço de IP de envio e recebimento.
O que contém em um cabeçalho IP?
Comprimento do cabeçalho, comprimento do pacote, Tempo de vida (TTL), Protocolo de transporte (TCP, UDP…)
O que é TTL de um pacote?
O TTL (Time To Live) é um valor numérico que indica o tempo de vida de um pacote de dados na internet antes de ser descartado.
Como é o formato do endereço IPv4?
O endereço IPv4 é formado de 4 partes de 8 bits que em conjunto formam 32 bits. Sendo assim o formato é X.X.X.X onde cada X é representado por um número decimal de 8 bits (varia de 0 à 255).
O que é uma máscara de rede?
Uma máscara de rede é uma sequência de bits que define como um endereço IP é dividido entre a parte da rede e a parte do host. Essencialmente, ela determina quantos bits são usados para identificar a rede e quantos são reservados para identificar os dispositivos individuais nessa rede.
Qual o formato de uma máscara de rede?
A máscara de rede é frequentemente representada em formato decimal com quatro conjuntos de números, semelhante a um endereço IP. No entanto, a máscara de rede utiliza um conjunto contínuo de bits “1” seguido por um conjunto contínuo de bits “0”. Por exemplo, uma máscara de rede típica pode ser expressa como 255.255.255.0, indicando que os primeiros 24 bits são dedicados à identificação da rede.
O que é CIDR?
O CIDR (Classless Inter-Domain Routing) é um sistema de notação utilizado para representar endereços IP e suas respectivas máscaras de sub-rede o CIDR utiliza uma notação que combina o endereço IP com o número de bits utilizados para representar a parte de rede do endereço. A notação CIDR segue o formato “IP/máscara”, onde o número após a barra (/) indica o número de bits na máscara de sub-rede. Ex: Notação CIDR /30 quer dizer que 30 bits são destinados para a identificação da rede na máscara e 2 bits para os IPs da rede, ou seja, essa rede tem capacidade para 4 endereços IPs.
O que é o endereço de broadcast?
O endereço de broadcast IPv4 é o endereço IP em que todos os bits do campo de host estão definidos como 1. É utilizado para enviar dados para todos os dispositivos de uma rede, sem a necessidade de conhecer o endereço IP de cada um.
Como é definido a disponibilidade de endereços IPs para dispositivos em uma rede
Para determinar o número de endereços IP disponíveis para hosts em uma sub-rede, usamos a máscara de sub-rede, e ele será a capacidade da sub-rede menos 2 (endereço de rede e endereço de broadcast).
Quais são as classes do IPv4 e quais são seus intervalos?
Classe A - 0.0.0.0 até 127.255.255.255
Classe B - 128.0.0.0 até 191.255.255.255
Classe C - 192.0.0.0 até 223.255.255.255
Classe D - 224.0.0.0 até239.255.255.255
Classe E - 240.0.0.0 até 255.255.255.254
O que é o endereço localhost e qual seu valor em IPv4?
O localhost é o endereço reservado para comunicação com o computador local e tem seu valor entre 127.0.0.0 até 127.255.255.255
Quais são os intervalos de endereço IP privados?
Classe A: 10.0.0.0 — 10.255.255.255
Classe B: 172.16.0.0 — 172.31.255.255
Classe C: 192.168.0.0 — 192.168.255.255
Quais são os principais problemas do protocolo IPv4 atualmente?
Rápido esgotamento do espaço de endereço, Falta de suporte a hierarquia, Configuração de rede complexa, Falta de autenticação interna e de confidencialidade.
Como é o formato do endereço IPv6?
Existem 3 formas convêncionais usadas para representar endereços IPv6
Forma hexadecimal: n:n:n:n:n:n:n:n onde cada n representa o valor em hexadecimal de um elemento de 16 bits do endereço.
Forma compactada: pode-se usar :: para indicar uma sequência contínua de blocos 0.
Forma mista: n:n:n:n:n:n:d.d.d.d onde cada n representa um valor hexadecimal de um bloco e d representa um valor decimal de um bloco menor de 8bits.
Como é dividido um endereço IPv6?
Os bits à esquerda do endereço definem o tipo específico de endereço IPv6. O campo de comprimento variável que contém esses bits à esquerda é chamado de um FP (prefixo de formato) o restante dos bits é o identificador de interface.
Quais são os tipos de endereços IPv6 e o que significa cada um?
Endereço unicast - Um identificador para uma única interface. Um pacote enviado para esse endereço é entregue para a interface identificada.
Endereço multicast - Um identificador para um conjunto de interfaces (normalmente pertencentes a nós diferentes). Um pacote enviado para esse endereço será enviado para todas as interfaces identificadas pelo endereço.
Endereço anycast - Um identificador para um conjunto de interfaces (normalmente pertencentes a nós diferentes). Um pacote enviado para esse endereço será enviado para apenas uma interface identificada pelo endereço.
Quais são os tipos de endereços unicast?
Endereços de link local - Esses endereços são usados em um único link (mesma rede local) e têm o seguinte formato: FE80::InterfaceID.
Endereços de site-local - Esses endereços são usados em um único site (semelhante aos endereços privados no IPv4) e têm o seguinte formato: FEC0::SubnetID:InterfaceID.
Endereços unicast IPv6 globais - Esses endereços podem ser usados na Internet e têm o seguinte formato: GlobalRoutingPrefix::SubnetID:InterfaceID.
O que é DNS?
O DNS, ou Domain Name System, é um sistema que relaciona nomes de sites (urls) com os endereços IP correspondentes.
Como funciona o DNS?
O processo de resolução de DNS envolve a conversão de um hostname (como www.example.com) em um endereço de IP fácil de ser entendido por um computador (como 192.168.1.1).
Quais são os tipos de servidores DNS?
Recursor de DNS, Servidor Raiz, Namesaver TLD e Namesaver autoritativo.
O que é e como funciona o Recursor de DNS?
O recursor pode ser imaginado como um bibliotecário solicitado a procurar um livro específico em algum lugar de uma biblioteca. O recursor de DNS é um servidor projetado para receber consultas de máquinas clientes por meio de aplicativos como navegadores web. De modo geral, o recursor é responsável por fazer solicitações adicionais para atender à consulta de DNS do cliente.
O que é e como funciona o Servidor Raiz em DNS?
O servidor raiz é a primeira etapa da tradução (resolução) de host names legíveis por humanos em endereços de IP. Pode ser imaginado como um índice em uma biblioteca que aponta para diferentes estantes de livros, geralmente serve como referência para outros locais mais específicos.
O que é e como funciona o Nameserver TLD em DNS?
Pense no servidor de domínio de nível superior (TLD) como uma estante de livros específica em uma biblioteca. Esse nameserver é o próximo passo na busca de um endereço de IP específico e hospeda a última parte de um hostname (em example.com, o servidor de TLD é “com”).