Redes de Computadores Flashcards
Flashcards Sobre Redes de Computadores
Quais são as duas formas de transmitir dados em redes de computadores?
Em uma rede de computadores os dados podem ser transmitidos por meio de transmissão guiados (fios) ou por meios de transmissão sem fio.
Quais são os meios de transmissão guiados mais utilizados?
Par trançado, Cabo coaxial, Fibra óptica.
Quais são os meios de transmissão sem fio mais utilizados?
Radiodifusão, Infravermelho, Microondas, Ondas de luz
Como funciona o par trançado, meio de transmissão em redes de computadores?
Consiste de 4 pares de fios de cobre, enrolados em espiral para cancelar interferências eletromagnéticas.
Quais são as categorias do par trançado, meio de transmissão em redes de computadores?
Os cabos do tipo par trançado são divididos de acordo com a velocidade que suportam, indo das categorias 1 à 7 com algumas categorias intermediárias:
CAT1: Cabo de Telefone,
CAT2: 4 Mbps,
CAT3: 10 Mbps - 16 MHz,
CAT4: 16 Mbps - 20 MHz,
CAT5: 100 Mbps - 100 MHz,
CAT5e(enhanced): 1000 Mbps - 100 MHz,
CAT6: 1000 Mbps - 250 MHz,
CAT6a(augmented): 10GBase – T - 500 MHz,
CAT7: 10GBase – T - 600 MHz,
CAT7a(augmented): 40 Gigabit Ethernet - 1000 MHz.
Como são divididos os cabos do tipos par trançado com relação a sua blindagem?
Os cabos do tipo par trançado podem ser sem blindagem, nesse caso são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair), ou podem ser com blindagem, (FTP - Foiled Twisted Pair, STP - Shielded Twisted Pair, SSTP - Screened Shielded Twisted Pair/SFTP (Screened Foiled Twisted Pair))
Qual a diferença entre os cabos FTP, STP e SSTP/SFTP?
A diferença nesses cabos é com relação ao tipo de blindagem. Os cabos do tipo FTP usam uma blindagem mais simples, consistindo de uma fina folha de aço/aluminio que envolve todos os pares de cabo. Os cabos do tipo STP utilizam uma blindagem individual para cada par de cabos. Os cabos do tipo SSTP/SFTP utilizam a blindagem individual para cada par de cabos e também uma blindagem externa envolvendo todos os pares tornando-os mais resistentes a interferências externas.
Quais são os conectores utilizados nos cabos do tipo par trançado?
O padrão de conectores utilizado nos cabos do tipo par trançado é o RJ (Registered Jack) que consiste de um padrão de interface de rede física. Existem vários (RJ11, RJ14, RJ21, RJ45, RJ48..). O utilizado para par trançado é o conector RJ45, que tem 8 condutores, um para cada fio de cobre.
O que é e como funciona a fibra óptica?
As linhas de fibra óptica são fios de vidro opticamente puro que transmitem informação utilizando a luz, por esse motivo, possibilitam transmissão de grandes volumes de dados e por longas distâncias. A transmissão de luz é unidirecional, por isso, normalmente o uso de duas fibras (Tx - Transmissor e Rx - Receptor)
O que é dark fiber?
Normalmente os cabos de fibra óptica são usados também para transmissão entre continentes, e como criar links de longa distância é caro, é normal que seja usado um volume de cabos muito maior que o necessário e os cabos adicionais são chamados de fibra escura (dark fiber).
Quais são as camadas da estrutura da fibra óptica?
Proteção plástica, Fibra de fortalecimento, Revestimento interno, Camada de refração e Núcleo.
Quais são os tipos de fibra óptica?
As fibras ópticas podem ser do tipo Monomodo ou Multimodo, sendo diferenciadas pelo diâmetro do seu núcleo.
Quais são as características da fibra óptica Monomodo?
Possui um núcleo de 8 a 10 mícrons (milésimos de milímetro) de diâmetro;
Atendem um sinal por vez, ou seja, utilizam uma única fonte de luz (geralmente laser)
Teoricamente, até 80km podem separar dois transmissores, mas na prática eles são um pouco mais próximos.
Largura de banda garante velocidades maiores na troca de informações.
Quais são as características da fibra óptica Monomodo?
Possui um núcleo de 62,5 mícrons (milésimos de milímetro) de diâmetro;
Garantem a emissão de vários sinais ao mesmo tempo (geralmente utilizam LEDs para a emissão);
Esse tipo de fibra é mais recomendado para transmissões de curtas distâncias, pois garante apenas 300 metros de transmissões sem perdas.
Elas são mais recomendadas para redes domésticas porque são muito mais baratas.
Quais são os conectores utilizados na fibra óptica?
Os conectores mais utilizados na fibra óptica são os ST, SC e LC
O que é a técnica WDM?
WDM (Wavelength Division Multiplexing) é uma tecnologia que permite transmitir vários comprimentos de onda de luz simultaneamente por uma única fibra óptica.
O que é um cabo coaxial?
Cabo coaxial consiste de um núcleo de cobre circuncidado por um condutor externo em malha com um material isolante separando os dois. São constituídos de 4 camadas (da mais externa para interna): Jaqueta, Malha de metal, Camada isolante de plástico e Condutor interno.
Quais são as vantagens e desvantagens do cabo coaxial?
As vantagens são a blindagem maior do que o par trançado, a capacidade de atingir maiores distâncias e velocidades e o preço com relação ao par trançado com blindagem.
As desvantagens são o preço com relação ao par trançado sem blindagem, o preço da ligação ao cabo, a falta de flexibilidade do cabo, a instalação mais complexa.
Como são classificados os cabos coaxiais?
Os cabos coaxiais são classificados em fino e grosso.
O cabo coaxial fino é mais maleável e portanto mais fácil de instalar, utiliza conectores BNC, geralmente é utilizado em redes Ethernet (banda básica), tem taxa de transmissão de 10Mbps e segmentos de 185m
O cabo coaxial grosso é menos flexível e portanto mais difícil de instalar, é mais resistente a interferências, pode utilizar o conector vampiro, é usado em redes de banda larga (TV e Internet a cabo) e tem comprimento máximo maior que o coaxial fino (500m).
Quais são as técnicas de comutação em redes de computadores?
As técnicas de comutação mais utilizadas em redes de computadores são a comutação de circuitos, a comutação de pacotes e a comutação de células.
O que é e como funciona a comutação de circuitos em redes de computadores?
A comutação de circuitos funciona reservando todo um circuito na rede para uso exclusivo da aplicação requisitada, é realizada em três fases: Estabelecimento do circuito (reserva do recurso necessário para a comunicação), Transferência da voz (troca de informações entre origem e destino), Desconexão do circuito (A largura de banda é liberada em todos os equipamentos).
O que é e como funciona a comutação de pacotes em redes de computadores?
A comutação de pacotes é a técnica de comutação que envia a informação em pacotes podendo seguir diferentes caminhos, por isso não precisa de estabelecimento prévio de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Nesse tipo de comutação a largura de banda é fornecida sob demanda. O tipo de transmissão utilizado na comutação de pacotes é o store-and-forward. A comutação de pacotes pode ser: Com ligação (circuito virtual, garante a entrega de forma ordenada) ou Sem ligação (datagrama).
O que é e como funciona a comutação de células (ATM) em redes de computadores?
ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma tecnologia de rede que permite a transmissão de dados, voz, áudio e vídeo em alta velocidade. Algumas características da ATM são: O tamanho pequeno e constante das células permite a transmissão de diferentes tipos de dados pela mesma rede, A rota é conhecida no momento da conexão, Não utiliza a alocação e nem a monopolização de canais , Os mesmos comutadores podem ser utilizados para chaveamento de todos os serviços
Qual a diferença entre comutação de circuitos, pacotes e células?
A comutação de circuitos é mais utilizada para tráfego de voz pois garante uma conexão mais estável, porém pode ter desperdício de recurso caso a informação não utilize toda a banda, A comutação de pacotes é mais utilizada para tráfego de dados (Internet e VoIP) pois garante um melhor uso dos recursos. A comutação de células é um tipo de comutação de pacotes que são enviados por circuitos virtuais, juntando o melhor dos dois mundos, por isso é utilizado para transmissão de dados, áudio e vídeo pela mesma rede.
O que é Ethernet?
Ethernet é um protocolo para conexões usado para gerenciar o modo como os dispositivos realizam a comunicação entre si em uma rede local (LAN), consiste também dos cabos de conexão usados no aparelho, é uma rede mais física e local.
O que é uma rede PAN?
A rede de área pessoal (Personal Area Network) é uma rede que consiste de dispositivos ligados diretamente ao usuário (exemplo: fone de ouvido bluetooth ligado ao celular), as conexões numa rede PAN podem ser com ou sem fio e as redes PAN normalmente não incluem roteador.
O que é uma rede LAN?
Uma rede local LAN (Local Area Network) é uma rede contida em uma pequena área geográfica, geralmente dentro do mesmo edifício. As redes WiFi domésticas e as redes de pequenas empresas são exemplos comuns de LANs.
Qual é o equipamento necessário para configurar uma LAN?
As LANs mais simples podem ter somente um roteador e uma forma dos dispositivos se conectarem, como Ethernet ou WiFi. As LANs mais complexas podem ter roteadores ou switches adicionais. Nem toda LAN precisa se conectar a internet.
O que é uma LAN virtual?
LAN vitual (VLANs) são subdivisões de uma rede LAN feitas usando software, util para gerenciar LANs muito grandes.
O que é uma rede MAN?
Uma rede de área metropolitana (MAN - Metropolitan Area Network) é uma rede que conecta dispositivos dentro de uma área metropolitana (não necessariamente área urbana), podendo ser uma cidade, um conjunto de edifícios, um conjunto de vilas ou similares. É maior que uma LAN mas menor que uma WAN.
Como as redes MANs são construídas?
As redes MANs são construídas a partir da ligação de várias LANs e usam cabos de fibra óptica para formar conexões entre as LANs
O que é uma rede CAN e qual a diferença dessa pra MAN?
Uma rede de área de campus (CAN) é uma grande rede que conecta vários edifícios em uma escola ou campus de empresas. As CANs também podem ser consideradas MANs, pois conectam várias LANs, mas não são suficientemente grandes para serem consideradas uma WAN.
O que é uma rede WAN?
Uma rede de longa distância (WAN - Wide Area Network) é uma grande rede de computadores que conecta grupos de computadores em grandes distâncias. A definição do que constitui uma WAN é bastante ampla. Tecnicamente, qualquer grande rede que se espalha por uma ampla área geográfica é uma WAN. A própria internet é considerada uma WAN.
O que é uma linha alugada?
Uma das maneiras pelas quais as organizações conectam suas LANs para formar uma WAN é usando algo chamado linha alugada. Uma linha alugada é uma conexão de rede direta alugada de um grande provedor de rede, como um provedor de internet.
O que é uma WPAN?
Uma Wireless Personal Area Network (WPAN) é uma rede sem fio que conecta dispositivos próximos em uma área pequena (até 10 metros), ideal para comunicação pessoal. Exemplos incluem Bluetooth e Zigbee.
Quais são as principais tecnologias usadas em redes WPAN?
Bluetooth: Comunicação entre dispositivos como fones e celulares.
Zigbee: Automação residencial e IoT.
Infrared (IR): Controles remotos.
UWB (Ultra-Wideband): Transferências rápidas em curta distância.
O que é uma WLAN?
Uma Wireless Local Area Network (WLAN) conecta dispositivos em uma área local (10 a 100 metros), como uma casa ou escritório. A tecnologia mais comum é o Wi-Fi.
Qual é a diferença entre WPAN e WLAN?
WPAN: Alcance curto (até 10 metros), consumo baixo de energia, usado para comunicação pessoal.
WLAN: Alcance maior (10-100 metros), maior velocidade, usado para conectar dispositivos a redes locais e à internet.
O que é uma WMAN?
Uma Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) é uma rede sem fio que cobre áreas maiores, como cidades ou regiões urbanas. A tecnologia principal é o WiMAX (IEEE 802.16).
Quais são os usos comuns de WMANs?
Prover internet em áreas urbanas.
Interligar prédios corporativos.
Redes Wi-Fi públicas em cidades.
Soluções de acesso sem fio para locais sem cabeamento.
O que é uma WWAN?
Uma Wireless Wide Area Network (WWAN) é uma rede sem fio de longa distância que cobre grandes áreas, como países ou continentes. Usam redes celulares (4G/5G) ou satélites.
Quais são as principais tecnologias usadas em WWANs?
Redes celulares (3G, 4G, 5G): Usadas em smartphones e hotspots.
Satélites: Oferecem cobertura global, usados em áreas remotas ou onde não há infraestrutura terrestre.
Qual a diferença entre WLAN e WWAN?
WLAN: Redes locais com alcance limitado a 100 metros, geralmente Wi-Fi.
WWAN: Redes de longa distância que oferecem cobertura ampla, como redes celulares ou satélite.
Qual rede sem fio cobre a maior área: WPAN, WLAN, WMAN ou WWAN?
WPAN: Menor área (até 10 metros).
WLAN: Alcance local (até 100 metros).
WMAN: Cobre cidades ou regiões urbanas.
WWAN: Maior alcance (centenas a milhares de quilômetros).
O que é protocolo de rede?
O protocolo de rede é um conjunto de regras e padrões que compõe uma espécie de “linguagem universal” entre computadores e dispositivos, propiciando a comunicação, conexão ou transferência de dados entre quaisquer máquinas conectadas à internet.
Quais são os elementos de um protocolo de rede?
Sintaxe, Semântica e Timing (define a velocidade aceitável para o estabelecimento da comunicação entre os sistemas computacionais.)
O que são e quais são as camadas de rede?
As camadas de rede são as partes que constituem uma rede e obedecem uma hierarquia, sendo do mais baixo para o mais alto nível: camada física, camada de rede, camada de transporte e camada de aplicação.
O que é a camada física em redes?
A camada física é a primeira camada do modelo TCP/IP e tem como principal função gerenciar a transmissão de dados brutos (bits) entre dispositivos de uma rede. Ela estabelece as especificações físicas e elétricas necessárias para a comunicação, garantindo que os dados sejam convertidos para sinais que possam ser transmitidos por um meio físico.
Quais são as principais funções da camada física?
Conversão de dados em sinais, Definição dos meios de transmissão, Topologias físicas, Sincronização de bits, Controle de acesso ao meio, Taxa de transmissão.
O que é a camada de enlace em redes?
A camada de enlace é a segunda camada do modelo TCP/IP e é responsável por conectar duas máquinas em uma rede. Ela é uma das camadas mais importantes para o bom desempenho de uma rede.
Quais são as principais funções da camada de enlace?
Gerenciar quadros de dados, que são sinais digitais encapsulados em pacotes de dados, Ligar logicamente as máquinas que estão trocando informações, Controlar o acesso ao meio, Verificar e corrigir erros nos pacotes, Definir como as mensagens são trocadas, Definir os quadros que devem ser transmitidos, Definir como os erros são tratados, Definir o sincronismo entre os pacotes.