Rec Flashcards
O que é Requisito de Negócio?
É o objetivo geral do projeto. Exemplo: “O sistema deve aumentar as vendas em 20%”
O que são Requisitos Funcionais?
Eles especificam o que o sistema deve fazer. Exemplo: “O sistema deve permitir login com e-mail e senha.”
O que são Requisitos Não-Funcionais?
Definem como o sistema deve funcionar. Exemplo: “O sistema deve carregar páginas em até 2 segundos.”
O que são Requisitos Técnicos?
Detalhes sobre a tecnologia que será usada. Exemplo: “O sistema deve ser desenvolvido em Python.”
Qual a diferença entre um Arquiteto e um Desenvolvedor de Software?
O Arquiteto tem uma responsabilidade maior sobre o projeto e é ele quem diz o que deve ser feito, qual tecnologia usar, etc. Enquanto o Desenvolvedor é quem segue as instruções do Arquiteto.
Qual a diferença entre arquitetura de sistemas e arquitetura de componentes?
A arquitetura de sistemas lida com a estrutura gloabl e a interação entre sistemas, considerando fatores como escalabilidade, segurança e integração.
A arquitetura de componentes se concentra na organização interna do sistema, focando nos componentes e se certificando que eles sejam bem definidos e interajam de forma eficiente.
O que é uma arquitetura monolítica?
É uma arquitetura onde todos os componentes estão todos em uma aplicação só, além disso os componentes estão fortemente acoplados, e isso é ruim caso você queira trabalhar em sistema complexos, se esse é o caso é melhor optar por sistemas com microserviços.
O que é Workflow? Qual o seu objetivo?
Workflow (ou fluxo de trabalho) é um conjunto de atividades ou tarefas que são executadas de forma sequencial ou paralela para alcançar um objetivo específico. O objetivo do workflow é garantir que o trabalho seja executado de forma eficiente, organizada e sem desperdício de tempo ou recursos.
O que é RUP e quais as suas vantagens?
É uma metodologia de desenvolvimento de software que se baseia em um processo iterativo e incremental para construir sistemas de software de forma eficaz e controlada. O RUP fornece um conjunto de práticas e diretrizes que são aplicadas ao longo de todo o ciclo de vida do software.
As vantagens são: é iterativo e incremental, documentação organizada e foco na qualidade (por causa de testes e validações contínuas)
Para que a Interação entre componentes serve?
Para descobrir as operações nas interfaces de negócios. Quanto mais interações são consideradas, operações e padrões de uso comuns são conseguidos e passam a poder ser reutlizados.
Para que serve o processo de decomposição?
Para construir uma estrutura analítica do projeto (EAP)