RDC 222/2018 Flashcards
o que a RDC nº 222/2018 regulamenta?
regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), aplicando-se a todos os geradores de RSS, sejam públicos, privados, civis ou militares.
Quais resíduos são do Grupo A?
Resíduos com risco biológico.
Quais resíduos são do Grupo B?
Resíduos contendo produtos químicos perigosos.
Quais resíduos são do Grupo C?
Rejeitos radioativos.
Quais resíduos são do Grupo D?
Resíduos comuns, como os domiciliares.
Quais resíduos são do Grupo E?
Resíduos perfurocortantes
O que deve conter um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)?
O PGRSS deve conter todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos, desde a geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte, tratamento, até a disposição final ambientalmente adequada.
Como devem ser tratados os resíduos do Grupo B (resíduos químicos)?
Os resíduos do Grupo B, no estado líquido ou sólido, devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final ambientalmente adequada, especialmente aqueles contendo metais pesados, substâncias corrosivas ou inflamáveis.
O que são resíduos do Grupo E?
Resíduos perfurocortantes, como agulhas, lâminas de bisturi e outros materiais cortantes ou escarificantes. Eles devem ser descartados em recipientes rígidos, com tampa e resistentes à punctura.
Quais os requisitos para o armazenamento de RSS?
O armazenamento deve ser em locais exclusivos, com estrutura adequada para impedir vazamentos, segregados conforme o tipo de resíduo, ventilados e acessíveis apenas a pessoal autorizado.
Quais os riscos dos resíduos do Grupo C?
Os resíduos do Grupo C incluem rejeitos radioativos, que devem ser segregados e acondicionados de acordo com normas específicas, com controle de decaimento radioativo e procedimentos de segurança rigorosos.