Química Flashcards
Oque é uma grandeza vetorial?
Uma grandeza física que além de precisar de um valor e de uma unidade de medida, precisa uma direção para fazer sentido.
Oque é uma grandeza escalar?
Uma grandeza composta por um único valor numérico, associado a uma unidade de medida
O sólido vira liquido pelo processo de ______; o líquido vira gás pelo processo de _______; o gás vira líquido pelo processo de ______; o líquido vira sólido pelo processo de ______; e o sólido passa para gás e visse versa pelo processo de ______.
Complete na ordem.
a) Condensação, Ebulição, fusão, evaporação e solidificação.
b) Fusão, vaporização, Condensação, solidificação e sublimação.
c) Fusão, Ebulição, Solidificação, sublimação e Condensação
b
Uma mistura homogênea é uma mistura com apenas uma fase (camada visual)
a) Falso
b Verdadeiro
B
Uma mistura heterogênea é uma mistura com mais de uma fase (camada visual)
a) Verdadeira
b) Falsa
Verdade
O processo de separação de misturas heterogênea (Solido e líquido) que consiste em manter a mistura em repouso para que a substância com maior densidade caia até o fundo do recipiente é:
a) Filtração
b) Cristalização
c) Decantacão
d) Destilação
C
Relacione o método de separação de misturas com a propriedade utilizada no processo de separação. Ex: 1-A, 2-B,…
I. Decantação
II. Destilação
III. Extração por solvente
A. Solubilidade
B. Densidade
C. Temperatura de ebulição
1-B, 2-C, 3-A
Analise as afirmativas a seguir e julgue como verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Na filtração o sólido e o líquido são separados pela diferença do tamanho das partículas.
( ) A centrifugação é um processo de decantação acelerado pela força da gravidade.
( ) A separação na cromatografia é realizada pela interação dos componentes da mistura com a fase móvel e a fase estacionária.
Resposta correta: V; F; V.
(V) Na filtração o sólido e o líquido são separados pela diferença do tamanho das partículas.
As partículas sólidas são separadas em uma mistura sólido-líquido por ficarem retidas no meio filtrante, já que possuem tamanhos maiores e não conseguem ultrapassar os poros do filtro.
(F) A centrifugação é um processo de decantação acelerado pela força da gravidade.
A centrifugação é realizada pela ação da força centrífuga, que acelera o processo de decantação pelo movimento circular, fazendo com que o material mais denso se deposite no fundo do recipiente.
(V) A separação na cromatografia é realizada pela interação dos componentes da mistura com a fase móvel e a fase estacionária.
No método da cromatografia a mistura de componentes é inserida na fase estacionária, um material capaz de reter as substâncias a serem separadas. Quando a fase móvel passa pelos compostos consegue arrastá-los pela fase estacionária ao interagir com eles. Quanto maior a interação da fase móvel com um componente da mistura maior será a migração dele pela fase estacionária.
(Vunesp) Na preparação do café, a água quente entra em contato com o pó e é separada no coador. As operações envolvidas nessa separação são, respectivamente:
a) destilação e decantação.
b) filtração e destilação.
c) destilação e coação.
d) extração e filtração.
e) extração e decantação.
Alternativa correta: d) extração e filtração.
a) ERRADA. A destilação separa dois líquidos misturados de acordo com o ponto de ebulição. A decantação é a separação de uma mistura de sólido e líquido pela ação da gravidade.
b) ERRADA. A filtração utiliza um meio filtrante para reter os sólidos e a destilação separa os líquidos de acordo com o ponto de ebulição.
c) ERRADA. A destilação é utilizada para separar uma mistura homogênea de líquidos. Coação é a forma popular de chamar a filtração do café, que utiliza um coador.
d) CORRETA. A extração por solvente é realizada com a água que, ao ter contato com o café, solubiliza os componentes que estavam no sólido e os arrasta. O pó fica retido no coador, que representa o meio filtrante da filtração.
e) ERRADA. Embora a extração seja representada pela utilização da água quente como solvente, a decantação não faz parte desse processo.
(Cesgranrio) Numa das etapas do tratamento da água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:
a) filtração.
b) sedimentação.
c) sifonação.
d) centrifugação.
e) cristalização.
Alternativa correta: b) sedimentação.
a) ERRADA. Essa operação realiza a separação de sólidos suspensos em líquido com um papel de filtro, que retém as partículas enquanto a mistura passa por ele.
b) CORRETA. Essa operação, por ação da gravidade, faz com que as partículas mais densas cheguem ao fundo do tanque e sedimentem quando a água está em repouso.
c) ERRADA. Essa operação corresponde ao transporte de um líquido de um nível superior para um inferior, ou seja, o líquido escorre para o recipiente que está mais baixo.
d) ERRADA. Essa operação faz com que a separação de uma mistura ocorra pela aplicação da força centrífuga adquirida pelas rotações do aparelho.
e) ERRADA. Essa operação realiza a separação de sólido e líquido pela evaporação do solvente. O sólido que estava dissolvido volta a ser cristalizado.
Qual o nome do filósofo grego que deu nome ao átomo antes mesmo de sua descoberta?
Demócrito
Ps: Mas seu mestre leucipo foi o primeiro a idealizar o átomo.
Uma esfera maciça indivisível descreve com precisão o modelo atômico de:
Dalton
O modelo atômico gerado apartir de uma experiência utilizando raios catódicos, onde, os raios eram desviados por campos eletromagnéticos, foi o modelo de
Thomson
O modelo atômico que dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo, é o modelo de:
Rutherford
De acordo com ateoria de Bohr, quando um átomo recebe energia, seu elétron passa para um nível de energia maior, permanecendo em um estado excitado. Ao retornar à sua órbita original, o elétron deve liberar a energia absorvida na forma de luz no espectro visível, denominada fóton.
Esse trecho é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
“É um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular” refere-se ao modelo atômico de:
Bohr
Qual o valor de 1 mol?
6,02 × 10²³
Co é o símbolo do elemento:
a) Cobre
b) Cobalto
c) Crómio
d) Cádmio
R: Cobalto
Cobre = Cu
Crómio = Cr
Cádmio = Cd
O símbolo “Rb” representa o metal alcalino
a) Rutenio
b) Rénio
c) Ródio
d) Rubidum
Rubidium ou rubidio
Rutenio = Ru
Rénio = Re
Ródio = Rh
Oque descreve uma ligação iônica?
Uma ligação interatomica entre um metal e um ametal, ou um metal e hidrogênio, onde o átomo do metal cede permanente um elétron para o outro átomo.
Em outras palavras, o primeiro átomo perde eletrons, para fazer o segundo átomo alcançar 8 elétrons
Descreva ligação covalente
Ligação interatomica entre dois ametais ou/e dois hidrogênios, compartilhando elétrons entre si para ficarem estáveis.
Oxigênio (O) é um elemento químico da família:
6a
Enxofre (S) é um elemento químico da família:
6a
Hidrogênio (H) é um elemento químico da família:
1a
Fluor (F) e cloreto (Cl) são elementos da família:
7a
A força intermolecular aplicada nas interações dos gases nobres (família 8a) é:
A força de Van Der Walls
Que pode ser chamada de dipolo induzido, forças de London ou dipolo temporário
Descreva dipolo induzido
Interação onde duas moléculas apolares (de polaridade neutra) são polarizadas devido a repulsão de seus elétrons na camada de valência (última camada da eletrosfera que abriga elétrons equivalentes ao número de suas famílias na tabela periodica)
Dipolo permanente é
A força intermolecular entre duas moléculas polares
Ion - dipolo pode ser definido como:
A força intermolecular entre um composto iônico e um composto covalente polar
Ligações de hidrogênio ocorrem quando:
O hidrogênio (H | familia 1A) interage com fluor (F | fam. 7A), oxigênio (O | fam. 6A) e nitrogênio (N | fam. 5A)
Uma molécula é:
Um conjunto de dois ou mais átomos
O Silício (Si) é um elemento de que família da tabela periodica?
4a
Fósforo (P) é um elemento da família
5a
Alumínio (Al) e boro (B) são ambos elementos da família
3a
Ions podem conter carga negativa e positiva. Diga o nome dado para Ions com suas respectivas cargas
Cátion é o nome de um ion positivo gerado após a perda de elétrons de uma espécie eletricamente neutra.
Ânion é o nome de um ion negativo negativos gerado após o ganho de elétrons de uma espécie eletricamente neutra.
Oque são íons?
Partículas geradas de ligações iônicas, quando um átomo eletricamente neutro ganha ou perde eletrons.
Diga o nome de todos os metais alcalinos do grupo 1 da tabela periodica:
Litio (Li), Sodio (Na), Potássio (K), Rubidio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr)
Diga o nome de todos os metais alcalinos terrosos do grupo 2 da tabela periodica
Bérilio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra)
Oque é NOX?
O número que estabelece a carga elétrica em átomos e íons. O valor de nox cresce conformo o átomo perde eletrons e diminui conforme ele ganha
Oxidação e Redução são relacionadas ao NOX de que forma?
“Oxidação” é o aumento do NOX e “redução” corresponde à sua redução.
Descreva agentes redutores
Agente redutor: aquele que sofre oxidação, provoca a redução e aumenta o seu número de nox. É o que perde elétrons.
Descreva agente oxidante:
Agente oxidante: aquele que sofre redução, provoca a oxidação e diminui o seu número de nox. É o que ganha elétrons.
Dê o valor de NOX da prata (Ag), zinco (Zn) e alumínio (Al), respectivamente:
+1, +2 e +3 em substâncias compostas.
0 em substâncias simples.
Nox de metais alcalinos e alcalinos terrosos, respectivamente:
+1 e +2 em substâncias compostas
Nox de hidrogênio
+1 ligado a ametais mais eletro negativos
-1 ligado a metais menos eletro negativos
NOX de oxigênio
-2 na maioria das substâncias compostas
Por quê não existem os ácidos persulfúrico, pernítrico, perfosfórico, hiposulfuroso e hiponitroso? Ou, melhor dizendo, por quê eles são teoricamente impossíveis?
As nomenclaturas são definidas de acordo com o Nox do elemento central no caso dos ácidos, sabendo disso vamos a um exemplo:
HNO3
o Nox do nitrogênio nessa molécula é +5, e o nitrogênio por fazer parte da família 5, pode ter nox máximo +5, e nunca +6 ou +7..
veja a regra:
nox: +1 ou +2 —> hipo … oso
+3 ou +4 —> oso
+5 ou +6 –> ico
+7 —> hiper … ico
ou seja, pela impossibilidade no nitrogênio ter um nox de por exemplo +7, NUNCA haverá um “hipernítrico”
como o nitrogênio é da família 5, ele tem 5 elétrons em sua valência, e a máxima carga que ele pode adquirir para completar o octeto é perder esses 5 elétrons ficando +5, note que ele poderia também ganhar 3 elétrons para ficar estável, mas não seria sua máxima carga, (máximo nox)