Questões e respostas para o Isoclast (Portuguese) Flashcards
®™ Marcas comerciais da Corteva e suas companhias afiliadas. ©2021 Corteva. Consulte as liberações regulatórias para Isoclast™ active em seu país ou estado. Este conteúdo não visa vender ou oferecer Isoclast nos locais onde ele não seja registrado. Sempre consulte e siga as recomendações da bula do produto.
Isoclast™ active significa a mesma coisa que sulfoxaflor?
Sim, Isoclast™ active é uma marca registrada pela Corteva para o ingrediente ativo sulfoxaflor. Sulfoxaflor é o nome comum do ingrediente ativo correspondente ao Isoclast registrado na Organização Internacional para Padronização (sigla em inglês - ISO) e é o nome mais comum utilizado nos documentos regulatórios ou das indústrias e organizações técnicas como o comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (sigla - IRAC).
Quando utilizado de acordo com as recomendações da bula, Isoclast™ active não representa alto risco para abelhas e polinizadores. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro. Isoclast™ active possui excelentes atributos (dentre eles baixa toxicidade residual, baixa persistência no ambiente degradando-se rapidamente e transformando-se em metabólitos essencialmente não tóxicos), os quais são considerados de baixo risco para as abelhas. Essas características de Isoclast™ permitem aos agricultores maior facilidade para realizar o manejo quando todas as práticas e recomendações descritas em bula são seguidas.

Quais tipos de insetos são controlados pelo Isoclast™ active?
Insetos sugadores como pulgões, cochonilhas, mosca branca e percevejos

O que é Isoclast™ active?
Isoclast™ active (cujo nome comum é sulfoxaflor) é um inseticida mundialmente premiado e reconhecido. Descoberto pela Corteva Agriscience, apresenta um modo de ação diferenciado e foi desenvolvido para o manejo dos principais insetos sugadores relevantes para os principais cultivos ao redor do planeta.

Quais são as principais características de Isoclast™ active que são responsáveis por reduzir o potencial de transmissão das doenças causadas por viroses onde insetos são os vetores?
- Rápido efeito de choque para as espécies alvo.
- Rápida diminuição da alimentação: Demonstrada pela rapidez com que o inseto deixa de se alimentar.

Quais são os benefícios de Isoclast™ active?
- É efetivo mesmo em doses baixas - portanto, menos produto é aplicado.
- Degrada-se rapidamente no meio ambiente - portanto, não é persistente no meio ambiente.
- Degrada-se rapidamente em metabólitos que são de baixa toxicidade para os organismos não alvo, incluindo as abelhas.
- Baixa toxicidade dos seus resíduos para os organismos não alvo após o produto ser aplicado e depois de completar sua absorção no tecido foliar.
Quais são os atributos de Isoclast™ active que possibilitam efeito de choque e ação residual para o controle das espécies alvo?
Rápida ação (também denominada de efeito de choque) e o controle residual (resultado de sua movimentação pelo xilema, no interior da planta).
Apenas uma sentença abaixo é correta sobre o comitê de Ação à Resistência a Inseticidas (sigla - IRAC). Escolha a correta.
- IRAC especificou que o sulfoxaflor é a marca comercial para Isoclast™ active.
- IRAC classificou Isoclast™ active dentro do grupo químico das sulfoxaminas.
- IRAC agrupou sulfoxaminas, o qual Isoclast™ active pertence, dentro do sub grupo 4C dos modos de ação (MoA). Sulfoxaminas são os únicos membros do sub grupo 4C.
- IRAC aprovou o registro de Isoclast™ active.
Apenas # 3 é correta. IRAC organizou o sulfoxaflor (Isoclast™ active) dentro do sub grupo 4C da classificação dos modos de ação (MoA) dos inseticidas. Sulfoxaminas são os únicos membros dentro do sub grupo 4C.
Isoclast™ active ajuda a reduzir a transmissão de vírus porque ele causa a morte do inseto vetor e do vírus. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Isoclast™ active afeta os insetos levando-os inicialmente a cessar sua alimentação e em seguida causando sua morte. Isso reduz seu potencial de transmissão do vírus para plantas que não tenham sido ainda infectadas. Isoclast não causa a morte de vírus que já estejam presentes nas plantas. Uma planta infectada por virus não recupera-se por exemplo após a aplicação do inseticida.

Quais são os sintomas de intoxicação causados pelo Isoclast™ active nos insetos sugadores?
Tremores musculares, o inseto perde o controle sobre seu aparelho bucal, não conseguindo fixá-lo no tecido da planta evoluindo para perda da coordenação. Esses sintomas aparecem minutos após a aplicação. Dependendo da espécie, a morte do inseto no campo pode ser visualizada a partir de poucas horas após aplicação até cerca de 3 dias após a mesma.

Isoclast™ active é um novo inseticida pertencente a nova geração de inseticidas do grupo dos neonicotinóides. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Isoclast™ active não é um neonicotinóide. Isoclast, 1) tem um estrutura química diferente; 2) pertence a uma classe química diferenciada; 3) apresenta um mecanismo de ação / sub grupo diferenciado e 4) apresenta metabolismo diferente, se comparado aos inseticidas neonicotinóides.
Qual são as características de Isoclast™ active que permitem o controle de insetos sugadores, mesmo que eles estejam escondidos no dossel das plantas alimentando-se na parte inferior ou interna das folhas ou mesmo fora da linha de ação direta da aplicação do inseticida?
Atividade sistêmica pelo xilema.
Atividade translaminar.

Qual (is) das duas afirmações abaixo é (são) verdadeira (s)?
- Isoclast™ active aplicado sobre a folha é absorvido pelas mesmas (via translaminar) e assim permanece no tecido foliar.
- Isoclast™ active aplicado numa região da planta atinge outras partes da mesma através do movimento ascendente (via xilema-atividade sistêmica) saindo das folhas onde foi aplicado até outras partes da planta, logo após a aplicação.
Ambas afirmações estão corretas.
Quais foram os nomes dos prêmios recebidos por Isoclast™ active em 2014?
- R&D 100 Award. Este prêmio é conhecido como o “Óscar da Invenção” e premia inovações em produtos que são consideradas impactantes e relevantes durante o ano.
- AGROW Award na classe de “Melhor Produto de Proteção de Plantas ou Traits”. Este é outro prêmio impactante e relevante que premia os melhores produtos no segmento da agricultura.

Isoclast™ active não é muito eficiente para o controle de pulgões. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Isoclast™ active é conhecido como um dos melhores ativos para controle de pulgões.

Isoclast™ active é vendido em diferentes formulações ao redor do mundo. Quais são algumas das vantagens presentes nestes produtos?
- São estáveis mesmo para luz UV.
- Apresentam excelente resistência a lavagem pela chuva.
- São estáveis para uma ampla faixa de pH da calda de aplicação (pH 2 - 10).
- São dissolvidos facilmente na água, considerando-se a ampla faixa de pH e temperatura da água utilizados na agricultura.
Existem outros inseticidas no mercado que pertençam a classe das sulfoxaminas?
Não, Isoclast™ active é o primeiro e atualmente é o único inseticida no mercado que pertence a classe das sulfoxaminas.
A toxicidade dos resíduos de Isoclast™ active para os organismos não alvo (NTOs) é reduzida significativamente após o produto já se encontrar absorvido pelo tecido vegetal. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro. Quando as gotas de pulverização já secaram sobre o tecido foliar e o produto foi absorvido pelo tecido vegetal, ocorre a redução significativa da toxicidade por contato. Isoclast™ active rapidamente se degrada em metabólitos não tóxicos após a aplicação, reduzindo assim também a toxicidade de contato e oral para os organismos não alvo. Por isso, Isoclast tem o mínimo impacto para os insetos considerados benéficos e para os organismos não alvo, lembrando sempre que as recomendações de bula devem ser seguidas.

Escolha a sentença correta sobre qual (is) é (são) a (s) forma (s) de exposição das pragas após a aplicação de Isoclast™ active.
- Apenas contato.
- Contato e inalação.
- Ingestão e inalação.
- Contato e ingestão.
Apenas # 4 é correta. Isoclast™ active apresenta duplo modo de exposição: Contato e ingestão.
Qual é a classificação de Isoclast™ active baseado em seu modo de ação?
Isoclast™ active é classificado como pertencente ao sub grupo 4C na classificação dos modos de ação do IRAC.
Populações de insetos resistentes a outras classes de inseticidas, incluindo neonicotinóides, sempre são controladas por Isoclast™ active. Esses insetos não desenvolverão resistência ao Isoclast. Verdadeiro ou falso?
Falso. Insetos tem habilidade de desenvolver resistência a moléculas já utilizadas a muito tempo e também para novas moléculas. Embora Isoclast atualmente controle populações de insetos resistentes, seguir rigorosamente as indicações existentes na bula do produto é chave para que os benefícios proporcionados por Isoclast sejam sustentáveis e continue oferecendo controle adequado para que os agricultores tenham essa importante ferramenta de manejo.
Qual dos atributos de Isoclast™ active permite o controle de populações de insetos resistentes aos neonicotinóides e outras classes de inseticidas?
- Isoclast™ active tem um modo de ação diferenciado dos neonicotinóides e outras classes de inseticidas atualmente disponíveis no mercado.
- Dados de pesquisa demonstram que Isoclast não é metabolizado pelas mesmas enzimas que degradam os neonicotinóides e que ocasiona a baixa efeitvidade dos mesmos.
Tanto Isoclast™ active como os neonicotinóides pertence ao Grupo 4, portanto eles tem o mesmo modo de ação. Verdadeiro ou falso?
Falso. Existem diversos sub grupos dentro da classificação do Grupo 4 com relação ao modo de ação. Neonicotinóides pertencem ao sub grupo 4A e Isoclast™ active (uma sulfoxamina) pertence ao sub grupo 4C. Pertencendo ao Grupo 4, significa que eles compartilham do mesmo sítio de ação. Entretanto, Isoclast tem interações complexas e únicas com este sítio de ação, resultando num metabolismo diferente se comparado ao dos neonicotinóides. Assim, o modo de ação de Isoclast é diferenciado dos neonicotinóides.
O que significa “perda do metabolismo na resistência de insetos aos neonicotinóides” e porque é um atributo importante para Isoclast?
Uma vez que os insetos tornam-se resistentes a um inseticida, ocorre o desenvolvimento da capacidade de detoxificar esta molécula para formas menos tóxicas ou mesmo não tóxicas via metabolismo. A perda do metabolismo para Isoclast dentro do contexto de resistência dos insetos aos neonicotinóides significa que os insetos não conseguem detoxificar Isoclast via metabolismo e por isso eles continuam sendo controlados por Isoclast.





