Questões De Revisão Flashcards
O que são populações? Cite três atributos que podemos medir quando estudamos elas.
Populações são indivíduos de uma mesma espécie que localizam-se em um espaço delimitado. N° de machos e fêmeas, número total de organismos e densidade.
O que são engenheiros de ecossistemas? Cite dois exemplos.
São organismos que criam, modificam e mantêm habitats, alterando o ambiente a seu favor, isto é, criando condições favoráveis a eles e que, em algum momento, podem acabar auxiliando outros organismos. Castores e lagartas construtoras.
Compare o significado da palavra “indivíduo” para organismos unitários e modulares.
Um organismo unitário ou indivíduo unitário significa aquele que possui uma morfologia determinada que se mantém constante na fase adulta e um ciclo de vida determinado, isto é, sempre ocorrerão as mesmas fases. Já um organismo modular ou indivíduo modular possui uma forma e um ciclo de vida variável, uma vez que desenvolve módulos (unidades de construção) responsáveis pela alteração de sua morfologia e ciclo de vida.
Quais as principais diferenças no ciclo de vida de organismos modulares comparados a organismos unitários?
As fases de vida. Em organismos unitários as fases de vida são definidas (nascimento, desenvolvimento e reprodução), enquanto que em organismos modulares, indefinidas (nascimento, desenvolvimento e reprodução são características difíceis de estabelecer).
De que forma difere o crescimento em organismos modulares quando comparados com organismos unitários? Exemplifique as formas.
Organismos modulares crescem pela produção de módulos, que podem estar conectados fisica e fisiologicamente (por exemplo, brotamento em esponja-do-mar e ramos em árvores) ao módulo mais velho ou podem ter independência física e fisiológica (por exemplo, propágulos). Diferentemente de tais meios, os organismos unitários crescem apenas desenvolvendo sua forma (basicamente, aumentando seus números de células) sem a necessidade de “alongar” seu corpo com ramificações (módulos).
Cite exemplos de engenheiros de ecossistemas.
●Castor (Castor fiber e Castor canadensis): ele transforma árvores vivas em árvores mortas ao cortá-las e utilizá-las para represar cursos de água, criando lagos.
●Porco-espinho (Hystrix indica): escava o solo em busca de alimentos (raízes e tubérculos) e abre covas que podem se manter por anos. Sementes, água e outros materiais orgânicos podem se acumular nessas covas e acabar criando micro-habitats.
●lagartas construtoras
●formigas colheitadeiras
●pássaros: escavam buracos para seus ninhos, criando abrigos não apenas pra si.
“As condições ambientais podem ser parcialmente ou totalmente limitantes na vida de um organismo”. Explique essa afirmação.
Essa afirmação representa que condições ambientais podem influenciar na sobrevivência, no crescimento e na reprodução de um indivíduo. Por exemplo, uma queda na temperatura ambiente, possivelmente, afeta a reprodução dos organimos mas não afeta seu crescimento (efeito limitante parcial). Por outro lado, um intenso aumento de temperatura, possivelmente, inibe a sobrevivência deste organismo, impedindo seu crescimento e eventual reprodução (efeito totalmente limitante).
De uma forma geral de que forma os recursos e condições ambientais limitam a sobrevivência, reprodução e crescimento de um organismo?
A escassez de recursos, tal como ausência de alimento ou água, impede a sobrevivência de uma espécie, evitando que esta se reproduza e cresça. De forma semelhante, condições ambientais extremas são, em geral, letais, também impedindo a sobrevivência de uma espécie.
Diferencie distribuição real e distribuição potencial. Que fatores influenciam nelas?
Distribuição real representa a distribuição observada de uma determinada população no ambiente, enquanto que a distribuição potencial, a distribuição que uma espécie poderia alcançar se não houvessem fatores limitantes. Temperatura, precipitação, salinidade, presença de alimento, disponibilidade de água, competição com outras espécies, entre outros fatores.
Quais são os três padrões básicos de distribuição de indivíduos numa população? Que fatos influenciam na formação de tais padrões?
Agrupada, randômica (aleatória) e homogênea (regular). Fatores como predisposição social em formar grupos, disponibilidade de recursos por região, presença ou não de atração mútua, entre outros.
O padrão de distribuição de uma população depende da escala de observação”. Explique essa afirmação.
Essa afirmação representa que para se saber como organismos de uma população estão distribuídos é necessário estabelecer de qual ponto aqueles organismos são observados. Por exemplo, observar a distribuição de uma espécie X presente em uma árvore adulta ou em apenas uma folha desta árvore.
Diferencie densidade relativa e absoluta. De que forma podemos determinar estes parâmetros?
Densidade relativa representa a estimativa do tamanho da população de forma indireta, sendo utilizada quando não se tem certeza da abundância da espécie. Já densidade absoluta, por sua vez, representa a razão entre a abundância completa da espécie e a área onde essa população está distribuída. Ambos os parâmetros são determinados pela razão entre o número de indivíduos da população e a área ocupada por ela.
O que são mecanismos regulatórios dependentes e independentes de densidade?
Mecanismos dependentes de densidade são fatores que afetam a taxa de crescimento dos indivíduos de uma população de acordo com o quão densa essa população é (por exemplo, competição por comida: quanto mais densa as populações são, maiores as chances de surgir a necessidade de expandir sua área de abrangência, aumentando a ocorrência de sobreposição de nichos). Mecanismos independentes de densidade, por sua vez, fatores que afetam a taxa de crescimento dos indivíduos independente da abundância dos organismos por área (geralmente, são desastres naturais, condições climáticas severas e poluição, ou seja, são fenômenos que podem ocorrer em qualquer região).
Quais são as diferenças entre amostragem destrutiva e não-destrutiva?
Amostragem destrutiva: retira o objeto de estudo do ambiente, causa danos no local de amostragem e modifica o ambiente amostrado.
Amostragem não-destrutiva: não retira-se o objeto de estudo do ambiente, tendo como reflexo a não modificação do ambiente no qual o objeto de estudo se localiza.
Defina o que são amostragens diretas e indiretas
Amostragem direta representa o recolhimento de amostras do objeto de estudo por meio do acesso direto ao local no qual o objeto está inserido. Amostragem indireta, por sua vez, representa a inacessibilidade ao material investigado, sendo realizada, geralmente, através de fotografias e filmagens.