Questões da ficha Flashcards
O nitrogênio para a síntese do grupo amino de todos os aminoácidos não essenciais em animais é sempre proveniente do glutamato.
Verdadeiro
A transformação de oxaloacetato em fosfoenolpiruvato na matriz
mitocondrial depende, indiretamente, do potencial redutor no citossol.
Verdadeiro
A neoglicogênese é uma via que reduz quimicamente seus intermediários.
Para isso pode transferir potenial redutor da mitocôndria para o citossol
Verdadeiro. O potêncial redutor do NADH pode ser tranferido da mitocôndria para o citosol via malato, caso haja demanda de potencial.
Em diversas vias anabólicas o NADPH é frequentemente utilizado como fonte
de potencial redutor, passando da forma reduzida à forma oxidada em tais vias.
Verdadeiro
A síntese de ácidos graxos é endergônica e redutora. Demanda de ATP para a síntese de malonil e demanda de NADPH no complexo ácido graxo sintase.
Verdadeiro. A ligação de ácido carbônico à biotina demanda ATP e as duas etapas de redução no ácido graxo sintase demandam NADPH.
Dentre os componentes característicos dos aminoácidos, o que sofre ação
de aminotransferases é o radical.
Falso. Aminotransferases agem sobre o grupo
amino dos aminoácidos, geralmente transferindo a um alfa-
cetoglutarato.
Um animal em hiperglicemia tem a síntese de lipídeos inibida e a glicóse estimulada, pois sua prioridade será o consumo de glicose e não de lipídeos.
Falso. Se um animal está em hiperglicemia a síntese de lipídeos será estimulada pela insulina, utilizando os produtos da glicólise que também estará estimulada.
Considere um animal que teve 50% de seu fígado removido cirurgicamente (devido a um tumor) que seja mantido internado, em jejum por 3 dias, recebendo somente solução de NaCl 0.9% por via endovenosa. Esse animal terá beta-oxidação e a neoglicogênese estimuladas ao mesmo tempo, e estará em hipoglicemia.
Verdadeiro. O animal terá a neoglicogênese estimulada pela hipoglicemia, a beta-oxidação estimulada também consequentemente à hipoglicemia, porém com apenas 50% do fígado não será capaz de normalizar a glicemia.
Os nucleotídeos de adenina (uma purina) são incorporados a uma molécula
de DNA obedecendo à seguinte ordem:
AMP -> dAMP -> dADP -> ADP -> ATP -> DNA
Falso. Os seguintes passos não existem: AMP-> dAMP/ dAMP-> dADP/ ATP->DNA
O consumo de nucleotídeos trifosfato pela neoglicogênese é maior que o saldo produzido pela glicólise. Sendo assim, se as duas vias ocorressem ao mesmo tempo no mesmo compartimento haveria uma constante dissipação de energia.
Verdadeiro. A neoglicogênese consome 6 NTP e a glicólise tem saldo de 2 ATP. Se ocorresse o ciclo fútil haveria dissipação constante, consumindo 4 NTP a cada repetição.
A síntese de dessoxirribonucleotídeos é feita a partir de nucleotídeos monofosfato e a de ácidos nucléicos é feita a partir de nucleotídeos di-fosfato.
Falso. Desoxirribonucleotídeos são sintetizados a patir de nucleotídeos di- fosfato e ácidos nucléicos são sintetizados a partir de tri- fosfato.
No figado de um animal em hipoglicemia há 24 horas ocorre integração metabólica entre neoglicogênese e oxidação de aminoácidos, sendo que a
neoglicogênese está estimulada, a oxidação de aminoácidos glicogênicos está estimulada e a oxidação de aminoácidos cetogênicos está inibida.
Falso, pois a degradação de aminoácidos cetogênicos também está estimulada. As cadeias carbônicas destes serão utilizas ou na produção de ATP no hepatócito ou na síntese de corpos cetônicos.
O complexo ácido graxo sintase apresenta vários sítios catalíticos em sua estrutura quaternária.
Verdadeiro. O complexo ácido graxo sintase é formado por diversas cadeias polipeptíticas, que são responsáveis pelas diversas reações do processo de síntese.
A ligação de glucagon ao seu receptor na membrana de um hepatócito desencadeia uma sequência de transdução de sinais que leva à diminuição da concentração de um composto que é, ao mesmo tempo, estimulador da neoglicogênese e inibidor da glicólise.
Falsa. Trata-se da frutose 2,6-bifosfato, que inibe a neoglicogênese e estimula a glicose.
O Malonil-CoA, intermediário da sintese de lipídeos, é sintetizado na
mitocôndria e transportado ao citossol num sistema que troca carnitina por malonil.
Falso. O malonil já é
sintetizado no citossol.
As vias de síntese de aminoácidos apresentam uma etapa de regulação antes dos pontos de ramificação da via.
Verdadeiro. As vias de síntese têm pontos de regulação iniciais, que permitem a redução parcial do consumo de precursores.
A alanina é um precursor da neoglicogênese frequentemente lançado na circulação pelos músculos em exercício intenso, mesmo em hipoglicemia
Verdadeiro. Mesmo em hipoglicemia, os
músculos em exercício intenso consomem glicose
(geralmente proveniente do glicogênio muscular), produzindo
piruvato. Também consomem aminoácidos, transferindo o
grupo amino ao piruvato e formando alanina, que será
lançada na circulação e usada pelo figado como precursor da
neoglicogênese.
Apenas as vias “de novo” de sintese de nucleotideos produzem bases
nitrogenadas. As vias de salvamento sintetizam um nucleotídeo a partir de uma base pronta e de PRPP.
Verdadeiro. As vias “de novo” produzem bases a partir de compostos não nucleotídicos. As vias de salvamento reaproveitam as bases.
A síntese de lipídeos pode ocorrer a partir de piruvato.
Verdadeiro. o piruvato pode ser transformado em acetil-CoA e seguir a via de síntese de lipídeos.
Não se encontra uracila no DNA pois não há uma via que produza dUTP
apesar de serem produzidos dUDP e dUMP
Verdadeiro. A partir de UDP é produxido dUTP e esta segue para a formação de dUMP,porém não segue para a formação de dUTP.
Lactato é um precursor da neoglicogênese que é liberado por hemácias mesmo em hipoglicemia.
Verdadeiro. Mesmo em hipoglicemia as hemácias continuam fazendo glicólise e fermentação lática. O lactato é captado pelo fígado que o utiliza como precursor para e neoglicogênese.
A neoglicogênese apresenta diversas reações comuns com a glicólise. Tais reações caracterizam os pontos de regulação dessas vias.
Falso. Os pontos em comum são as reações reversíveis e não são regulados.
Um animal em hipoglicemia pode realizar ao mesmo tempo o anabolismo e o catabolismo de carboidratos no hepatócito.
Verdadeiro. Um animal em hipoglicemia pode, ao mesmo tempo, degradar glicogênio (via catabólica) e sintetizar glicose (neoglicogênese, via anabólica) no hepatócito.
Tanto ácidos graxos quanto esteróis podem ser sintetizados a partir de Acetil-CoA.
Verdadeiro. Ácidos graxos utilzam malonil, que é sintetizado a partir de acetil-CoA. Esteróides usam acateil-CoA para síntese de mevalonato.