Questões 2 Flashcards
- A capsula endoscopica veio revolucionar o diagnostico de sangramentos obscuros no intestino delgado.
a. Vantagem em relação à radiologia convencional
A cápsula endoscópica veio revolucionar o método de diagnóstico de sangramentos no intestino delgado, ou seja, à fixação do sangramento por sulfato de bário.
Deste modo, a CE é vantajosa no sentido de que
- não necessita de administração de substâncias de contraste para permitir a visualização do órgão e, consequentemente, não é necessário esperar que estes atuem.
- não necessita de insuflação (como em exames direcionados para o intestino grosso), apenas o clister para limpeza.
- não necessita de anestesia, sendo apenas necessário engolir a cápsula, permitindo que o indivíduo faça o seu quotidiano normal.
b) Nos sistemas de controlo da locomoção da CE referidos, diga 1 desvantagem no:
- sistema por vibração
- sistema de microlegs
- sistema por vibração: diminuição da resolução pelo aumento da distorção da imagem devido ao movimento vibratório
- sistema de microlegs: risco de lesão nos tecidos
2 – A matriz de detectores dos TACs é baseada em cerâmicas ultra-rápidas, diga 2 vantagens deste tipo de material quando comparado com os cristais cintiladores.
- As cerâmicas UFC possuem um tempo de decaimento mais curto que os cintiladores, permitindo obter uma imagem com maior resolução.
- Além disso, estão sujeitas a um menor desgaste pela radiação (mais resistentes), necessitam de uma espessura menor para absorver 98% da radiação
- não são tóxicas
- são estáveis quimicamente
- output de luz maior que reduz a dose de radiação requerida.
3-No funcionamento do TAC indique os cuidados a ter em relação à temperatura:
- na sala de operação
- com a ampola de raios x em termos elétricos
i) na sala de operação: a temperatura da sala deve ser monitorizada, sendo que esta deve ser suficiente para compensar a libertação de calor provocada pelo tubo, evitando assim o seu desgaste precoce.
ii) com a ampola de raios-X em termos elétricos: com a formação de RX, há libertação de energia, a qual é, em grande percentagem, sob a forma de calor. Desta forma, é necessário um sistema de arrefecimento (rotação do ânodo) para evitar o desgaste dos materiais do ânodo e do equipamento.
4-Diga duas vantagens do QCT em relação ao DXA em exames a pacientes relacionados com a osteoporose.
- Nos exames de QCT, é possível fazer a distinção entre o osso trabecular e cortical, os quais possuem densidades distintas, o que leva a prevenir osteopenia e detetar a osteoporose nos seus estados primordiais, dado que inicialmente apresenta incidência no osso trabecular, o qual não é distinguido em exames DXA.
- Além disso, as imagens efetuadas em DXA são a 2 dimensões, enquanto em exames de QCT são a 3 dimensões, permitindo uma melhor visualização e localização anatómica da região afetada.
5- Nos exames de PET para identificação do tumor e sua localização obriga os detetores de radiação gama a possuir 2 novas funções para além de detetar, diga quais são
Nos exames de PET, os detetores da radiação provocada pela incidência entre positrões e eletrões deverão possuir precisão elevada para garantir que os fotões recebidos em ambos os detetores ocorreram no mesmo instante de tempo (Clock). Ou seja, o detetor deverá também possuir a capacidade de detetar coincidências que permitirão formar uma imagem 3D.
6- Os equipamentos de MRI evoluíram ao longo dos tempos.
a). Nos equipamentos de MRI de última geração não se usa hélio líquido. Porquê e o que se usa?
Os equipamentos mais modernos não necessitam de hélio líquido, pois, visto que a sua função passava por baixar a temperatura de modo a garantir as condições ideais dos materiais super condutores, uma 4a geração de MRI foi desenvolvida, criando um dispositivo freezer (Crycooler) que garante a temperatura adequada, recorrendo às propriedades termoelétricas dos materiais. Assim, é possível obter campos magnéticos superiores, com corrente elétrica elevada, sem danificar o equipamento devido às elevadas temperaturas. Estando os equipamentos independentes da utilização de hélio líquido, poupa- se na manutenção do equipamento, aquando da evaporação do hélio (mesmo existindo sistemas de condensação, há sempre perdas).
- b). A água destilada e o fluído cérebro espinal têm densidade aproximadas de 1. A medição de T1 e T2 para a água destilada é 3 s em MRI. Mas já a medição do tempo T2 no MRI para Fluído Cérebro Espinal é 0.3 s com T1 a manter os mesmos 3 s. Quais são os factores a que se devem esta diferença no tempo T2, sabendo que não há alterações nem oscilações no campo magnético?
T2 é o tempo de relaxação que a partícula demora a emitir a radiação a que foi sujeita (magnetização transversal decair para 0). São vários os fatores que afetam T2, nomeadamente shifts químicos do composto a analisar e a suscetibilidade magnética ou variações no campo magnético. Como o campo magnético se mantém constante, neste caso, então a variação de T2 entre o FCE e a água devem-se à quantidade e composição iónica deste composto.
7- No MRI usam-se elementos de contraste paramagnéticos como o gadolínio, porquê o súbito interesse em nano partículas de óxido de ferro?
O gadolínio é a substância de contraste mais utilizada em exames de MRI. No entanto, determinados pacientes com problemas renais, não terão capacidade de excretar esta substância, o que se tornará tóxico para o organismo e levará a um estado de septicémia, sendo preciso efetuar uma hemodiálise. Deste modo, o produto de contraste destes indivíduos poderá ser substituído por nanopartículas de óxido de ferro (Fe2O3) que, na presença de um campo magnético, emitem um hipersinal. Apesar de tornar o exame mais dispendioso, é mais seguro para o paciente, uma vez que, dadas as dimensões reduzidas destas partículas, são excretadas sem qualquer dificuldade.
- A capsula endoscopica veio revolucionar o diagnostico de sangramentos obscuros no intestino delgado.
b. Sistema de visualização usa luz branca. Se quiséssemos observar a superfície de uma mucosa em detalhe e os vasos sanguíneos internos o que devíamos mudar em termos do sensor de imagem CMOS?
Para visualizar estas estruturas seria necessário usar NBI (narrrow band imaging) que utiliza luz verde (415 nm) que permite visualizar os capilares superficiais e luz azul (540 nm) que permite que penetra nos tecidos permitindo ver os vasos internos. Para tal, teria de se utilizar fotodiodos específicos para estes c.d.o. no sensor CMOS (em cada pixel)
- TAC para exames de osteoporose, qual a finalidade da barra com 2 materiais na mesa por baixo do paciente?
Os matérias utilizados servem como referencia por terem uma densidade conhecida
- Funcionamento do PET e diagrama de Blocos
Os radioisótopos são injetados no paciente. Estes sofrem decaimento com emissão de positrões. Os positrões irao viajar no tecido por uma curta distancia ( normalmente menos de 1mm) perdendo energia cinética até interagir com um eletrão causando aniquilação das duas partículas. A aniquilação produz um par de fotões gama que se vao deslocar em sentidos opostos (fazendo um angulo de 180o entre si). Estes fotões são depois detetados por um sistema de detetores. A técnica depende da deteção coincidente dos pares de fotões. Fotoes que não atinjam os detetores em pares (dentro de uma janela de tempo) são ignorados. A emissão dos fotões em direções opostas permite a localização da aniquilação na linha de coincidência. Com os dados adquiridos é possível fazer reconstruções 3D.
- No PET tem de haver o uso de um radionuclido como o FDG. Explique o seu papel e como é produzido.
O FDG consiste em glicose marcada com fluor 18. As celulas tumoras exibem elevada aividade metabólica concentrando glicose ativamente e consequentemente FDG que irá permitir a identificação dos locais dos tumores.