PSICOLOGIA SOCIAL Flashcards
Atitude
Reflete crenças e sentimentos relacionados a algo ou alguém e aponta tendências de comportamento frente a estes objetos
COMPONENTES DA ATITUDE
1) Cognitivo
2) Afetivo/emocional
3) Tendência comportamental
4) Volitivo – Vontade; ação. Comportamento manifesto. Também pode englobar a tendência comportamental
CONFORMIDADE
Mudança de um comportamento ou de uma crença como resultado da pressão do grupo (real ou
imaginário).
Conformar-se (ou não) pode afetar o nosso comportamento, nossa percepção e como interagimos com a realidade.
Muitas vezes demonstramos conformidade (comportamento explícito), mas não mudamos nossas crenças (atitude).
Tipos de conformidade
1) Aceitação: Agir e acreditar em acordo com a expectativa social.
2) Aquiescência: Agir publicamente de acordo com um pedido (explícito ou implícito), mas manter privadamente discordância (sem alteração de atitudes).
3) Obediência: Agir de acordo com uma ordem direta, em uma relação direta de poder/hierarquia que define o comportamento como algo que DEVE ser feito. Pode haver discordância (desobediência)
IDENTIDADE
Forma como o indivíduo percebe a si mesmo, seu lugar na estrutura social em que vive (seu lugar no mundo), e como ele é percebido por aqueles que estão a sua volta.
Não é um conceito estático ou inflexível, variando deacordo com o contexto.
A identidade influencia o modo como o indivíduo se relaciona com a sociedade em que este se insere, e também a forma como a sociedade vai interagir com o indivíduo.
CERTO
Influencer X Pessoa em situação de rua
As identidades de classe também desempenham um papel significativo.
CERTO
Com pessoas de classes sociais mais baixas frequentemente enfrentando exclusão e carência, enquanto outras desfrutam de privilégios. A posição social, a classe e o nível de instrução influenciam nossa identidade e o lugar que ocupamos na sociedade.
A construção da nossa identidade parte da seguinte dialética:
1) O que somos para nós mesmos
2) O que somos para os outros
O indivíduo não se encontra atado aos demais membros do grupo por laços emocionais, o que o torna totalmente livre dentro do grupo a que pertence.
ERRADO
Quando falamos de identidade, vimos que ela é a forma como o indivíduo se percebe e como ele é percebido pelo outro, havendo uma necessidade de estabelecer vínculos com os outros para adquirir uma sensação de pertencimento dentro de um grupo. São laços também emocionais.
Os objetivos da atuação nas comunidades é o desenvolvimento comunitário, a emancipação humana e a prevenção de vulnerabilidades, enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está no tratamento terapêutico e na mudança individual
CERTO
O objetivo de uma atuação comunitária é a transformação social, o empoderamento humano dos grupos, a autonomia dos grupos, a diminuição das vulnerabilidade e dos riscos sociais que estão associados às comunidades.
O lugar de intervenção psicossocial é a própria comunidade, o contexto social imediato,enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está nos sujeitos e nas suas demandas individuais.
CERTO
O conhecimento é aplicado nos locais e produz resultados no próprio ambiente, enquanto na clínica o lugar de atuação é o sujeito
O modelo teórico adotado na intervenção psicossocial baseia-se nos fundamentos da Teoria da Personalidade Social e da Psicopatologia das crises.
ERRADO
Baseia-se nos princípios de psicologia clínica e psicologia social.
A relação do psicólogo comunitário com o público destinatário deve ser sempre hierárquica, tendo em vista o lugar de suposto saber e fuga do senso comum
ERRADO
Não é uma intervenção hierarquizada, mas também há um processo de reflexão que é científico, de modo a capacitar as pessoas a participação direta no processo, ou seja, as pessoas não são meros espectadores na construção do conhecimento, mas participantes ativos.
NÃO HA NEUTRALIDADE
União da pesquisa à ação, preocupação em gerar mudança, ação sobre os problemas atuais, intervenção focada, caráter predominantemente preventivo, valorização do contexto social e cultural e da diversidade
dos grupos, instituições e comunidades são características relativas à prática da (….
Intervenção psicossocial.
Não possui caráter terapêutico, mas de transformação e bem estar social.