Psicologia da Educação Flashcards
Motivação, o que é?
É o principal motor de realização académica, sendo a energia que dirige o comportamento, onde estar motivado é estar em movimento. É um continua, que se precisar de monitorizar para a criança chegar ao seu potencial máximo, sendo então a força que energiza e dirige o comportamento.
Motivação Intrínseca
Refere-se à realização de uma tarefa pela satisfação relacionada com características inerentes à própria tarefa e não decorrente de uma recompensa. Existe, então, uma tendência inerente para procurar novidades e desafios, estender e exercer as suas capacidades, explorara e aprender.
Motivação Extrínseca
Refere-se à realização de uma tarefa para obter algo exterior à própria tarefa, onde a satisfação está associada com recompensas como tirar boas, notas, receber algo em troca material ou a valorização social.
Expectativas
Crenças e antecipações relacionadas com a possibilidade de obter resultados desejáveis e positivos, tem em conta percepções de capacidade, autoeficácia, autoconceito de competência, atribuições causais.
Valor
Crenças e antecipações relacionadas com o valor das atividades, dos objetivos e dos resultados, estando associado o valor da tarefa, o interesse pessoal e a orientação para objetivos.
Perceção de capacidade
Probabilidade de sucesso numa determinada tarefa ou atividade.
Autoconceito de competência
Autoavaliação da capacidade presente para realizar determinada tarefa.
Autoeficácia
perceção de capacidade para organizar e executar as ações necessárias para atingir determinado nível de desempenho.
Pressupostos da TOR
1- A motivação é um processo.
2- A competência é a cerne da TOR.
3- Os objetivos originam sistemas motivacionais.
4- Os objetivos e o self estão interligados.
Objetivos de Mestria
Desejo de adquirir, expandir ou aprofundar competências ou conhecimentos.
Objetivos de desempenho
Necessidade de demonstrar capacidade.
Para que haja mudança é preciso que exista:
Apoio à autonomia, estrutura e relacionamento.
Apoio à autonomia
são dadas opções de escolha aos alunos, procura-se relação entre as atividades e os interesses dos alunos, há uma minimizarão de recompensas externas, controlo e pressão.
Estrutura
É criando um contexto adequado para que o alunos desenvolva as competência necessárias, definindo objetivos e utilizando métodos eficazes para atingir os resultados desejados.
Relacionamento
Há um envolvimento interpessoal positivo, em que as duas últimas são aplicadas num clima empático com o alunos, promovendo o seu bem-estar.
Desenvolvimento Socioemocional
Desenvolvimento de processos através dos quais as crianças e os alunos desenvolvem e aplicam conhecimento, atitudes e competência necessárias para compreenderem e gerir emoções, definir e atingir objetivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relações positivas e tomar decisões responsáveis.
É o verdadeira percursor do bem-estar psicológico.
Imunidade psicológica
se as crianças tiverem desenvolvidas várias competências socioemocioais, lidam melhor com as situações.
Autoconsciência/autoconhecimento
Capacidade de reconhecer com precisão os pensamentos e sentimentos próprios e a sua influencia no comportamento.
Autocontrolo/autogestão
Capacidade de regular, gerir e controlar emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações.
Consciencia social
Capacidade para tomar a perspectiva social do outro e empatizar com os outros de diferentes backgrounds e culturas.
Relações Sociais
Capacidade para estabelecer e manter relações sociais saudáveis e gratificantes (para ambas as partes) com diferentes grupos e pessoas.
Tomada de decisão responsável
Capacidade para fazer escolhas construtivas a nível pessoal e social considerando padrões éticos, questões de segurança, normas sociais e avaliação realista das consequências de diferentes ações, bem como o bem estar próprio e dos outros.
Recomendações CASEL
Programas universais; Programas compreensivos ; Programas sequenciais; Recurso a metodologias diversificadas; Criação de oportunidades para treinar e praticar competências socioemocionais; Recurso à metodologia SAFE.
Autorregulação
“processo pelo qual os alunos ativam e mantêm cognições, comportamentos e afetos, que são sistematicamente orientados/dirigidos para atingir os objetivos”.
Como ensinar os processos e as estratégias de autorregulação?
Ensino direto de estratégias; Modelação; Prática guiada; Interiorização; Prática autónoma e autoreflexiva.