PS1 Flashcards
O trânsito de sêmen e ovócitos oriundos de zona livre com vacinação devem estar acompanhados de declaração emitida pelo MV RT estabelecimento de origem, atestando que os doadores cumprem quais requisitos?
1- foram mantidos em zona livre com vacinação por pelo menos 3 meses antes da coleta
2- 2 doses da vacina (se bovinos/bubalinos)
3- testes para anticorpos contra febre aftosa no mínimo 21 dias após coleta com resultado -
Fêmeas submetidas a testes diagnósticos de tuberculose no intervalo de 15 dias antes e até 15 dias após o parto ou aborto, cujos resultados sejam negativos, deverão ser retestadas em quanto tempo?
Até 60 a 90 dias após o parto ou aborto, com intervalo mínimo de 60 dias entre os testes.
Fêmeas submetidas a testes diagnósticos de brucelose no intervalo de 15 dias antes e até 15 dias após o parto ou aborto, cujos resultados sejam negativos, deverão ser retestadas em quanto tempo?
Até 30 a 60 dias após o parto ou aborto.
A obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose fica condicionada a realização de testes realizados de que forma?
2 testes de rebanho negativos com intervalo de 6 a 12 meses.
Para o ingresso de animais em estabelecimentos de criação livre de brucelose, quando não for possível o isolamento na criação de destino, como devem ser feitos os testes?
Os 2 testes nos 60 dias que antecedem o embarque, com intervalo de 30 a 60 dias.
Para o ingresso de animais em estabelecimentos de criação livre de tuberculose, quando não for possível o isolamento na criação de destino, como devem ser feitos os testes?
Os 2 testes nos 90 dias que antecedem o embarque, com intervalo de 60 dias.
Como devem ser feitos os testes para manutenção do certificado de livre de brucelose e tuberculose?
Testes de rebanho com intervalos máximos de 12 meses.
Como são feitos os testes para saneamento de estabelecimento de criação com foco de brucelose?
Testes com intervalo de 30 a 90 dias, sendo o primeiro até 90 dias depois do abate/eutanásia. O saneamento acaba após obtenção de 1 teste de rebanho negativo.
O prazo para apresentação dos testes para manutenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose poderá ser prorrogado por um período máximo de __ dias quando da necessidade de realizar novo teste de diagnóstico para tuberculose em animais que apresentem resultado inconclusivo.
90 dias.
Em relação ao sistema de vigilância ativo em frigoríficos com inspeção oficial, todos os bovinos ou ovinos/caprinos destinados ao abate de emergência terão coletados quais órgãos pelo serviço oficial?
Tronco encefálico.
De acordo com o Código Sanitário para os Animais Terrestre da OIE, o período de infecciosidade da raiva em carnívoros domésticos começa quantos dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos?
15 dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos e termina com a morte do animal.
Como é feito o processamento de farinha de carne e ossos para diminuir a infecciosidade dos príons?
Atmosfera saturada de vapor em temperatura mínima de 133ºC por um período mínimo de 20 minutos e pressão absoluta de 3 bar.
O serviço de inspeção oficial do estabelecimento onde será realizado o abate dos animais reagentes positivos deverá ser notificado da chegada dos animais com antecedência mínima de quantas horas?
12 horas.
Quais amostras devem ser coletadas de um ruminante com suspeita de raiva?
TCC - tronco cerebral, córtex e cerebelo.
A responsabilidade pelo envio do material suspeito de raiva deve ser de quem?
Médico veterinário (oficial ou autônomo).