PROVA PRÁTICA DE NEFROLOGIA Flashcards
Qual tipo de água é usada na hemodiafiltração?
Água ultrapura ou solução de diálise ultrapura
Quais são as indicações de biópsia renal na doença renal do diabetes?
1.Proteinúria de início abrupto e rápida evolução;
2.Sedimento urinário ativo (acantócitos, cilindros hemáticos);
3.Rápida perda da Taxa de Filtração Glomerular.
Cite 3 indicações de diálise.
1.Acidose metabólica refratária;
2.Clearance de creatinina menor ou igual a 10ml/min (Em Diabéticos: 15 ml/min);
3.Hipervolemia refratária (Associada ou não a Hipertensão);
4.Síndrome Urêmica;
5.Pericardite;
6.Hiperpotassemia Refratária.
Defina o fenômeno conhecido como efeito Gibbs-Donovan
A presença de um soluto dotado de carga elétrica em uma das soluções cujo tamanho não permita sua passagem pela membrana pode alterar as concentrações finais de equilíbrio dos demais solutos.
O que é a síndrome do primeiro uso?
Síndrome que ocorria pois as membranas dos dialisadores eram produzidas à base de celulose, com baixíssimo grau de biocompatibilidade, o que desencadeava uma série de reações adversas decorrentes da interação sangue-membrana.
Defina doença renal do diabetes
Complicação crônica do diabetes melito (DM) tipo I ou tipo II. Os parâmetros que identificam e definem atualmente a ocorrência de DRC são a TFG estimada (TFGe) < 60 mℓ/min/1,73 m2, a excreção urinária de
albumina aumentada persistente traduzida pela relação albumina creatinina (RAC) ≥ 30 mg/g creatinina, além de exames de imagem anormais ,desde que esses eventos durem por período superior a 90 dias.
O que é síndrome do desequilíbrio?
A síndrome do desequilíbrio da diálise ou síndrome inversa ocorre quando reduções significativas da osmolalidade podem ser acompanhadas de uma transferência intercompartimental de fluido determinada por gradiente osmolar que é mal adaptativa: a água move-se do intravascular para o intersticial e intracelular. Como resultado, pode haver redução da volemia e manifestações de edema cerebral, por exemplo, cefaleia e náuseas, além de, nos casos mais graves, convulsões e coma.
Cite os acessos vasculares temporários
Jugular D/ Femoral D / Femoral E / Jugular E
Cite 5 mecanismos de anemia na DRC
1.Deficiência de eritropoetina;
2.Deficiência absoluta ou funcional de
ferro
3.Hiperparatireoidismo
4.Diminuição da meia-vida das hemácias
5.Deficiência de ácido fólico e/ou vitamina B12.
Explique o mecanismo dos inibidores da SGLT2
os inibidores do SGLT2 são capazes de determinar a reabsorção maciça de glicose e sódio conduzida por SGLT2 no túbulo proximal e, consequentemente, aumentar a concentração de cloreto de sódio na mácula densa. Essa mudança estimula o feedback tubuloglomerular, o qual normaliza a pressão de filtração e, potencialmente, atenua a progressiva perda de função renal. Além disso, os inibidores do SGLT2 bloqueiam a gliconeogênese renal, que
desencadeia um efeito antidiabético moderado; e, finalmente, a inibição do SGLT2 induz a diurese osmótica, que afeta favoravelmente o peso corporal, a pressão arterial, a insuficiência cardíaca e os desfechos cardiovasculares.
Qual é a utilidade do exame desferroxamina?
Conceder o diagnóstico bioquímico da intoxicação alumínica. O teste à desferoxamina tem por objetivo determinar o incremento do
alumínio em relação ao seu valor basal, após a infusão IV de 5 mg/kg de peso do medicamento. O teste implica a dosagem de alumínio pré-diálise, seguido pela infusão da deferoxamina no final dessa sessão de diálise e nova determinação do alumínio sérico 44 h após a infusão, ou seja, imediatamente antes da próxima diálise.
Cite 2 medicamentos quelantes de fósforo
Hidróxido de Alumínio e Carbonato de cálcio
3 Contra indicações da Diálise
Instabilidade hemodinâmica, trombose venosa, falência do acessovascular.
3 Efeitos adversos da diálise
Hipotensão, Síndrome do desequilíbrio, Embolia gasosa
Quais são as metas do controle glicêmico para pacientes com DRD?
Devem ser individualizadas dependendo da existência de comorbidades e da expectativa de vida do paciente. Para pacientes pré-dialíticos, recomenda-se uma HbA1C em torno de 7%, enquanto, para aqueles em diálise, não está bem estabelecida se a recomendação geral é entre 7 e 8%. Para pacientes com menos de 50 anos sem outras comorbidades, recomenda-se HbA1C em torno de 7% e, para aqueles com mais de 50 anos e múltiplas comorbidades, HbA1C em torno de 8%.