PROVA MFC - UFMA Flashcards
1- Critérios de alta do atendimento domiciliar?
1) Melhora das condições clínicas e/ou estabilidade clínica, com encaminhamento
2) Agravo do quadro que justifique internação hospitalar
3) Mudança da área de abrangência
4) Piora de condições domiciliares mínimas que comprometa resolutividade e/ou segurança na atenção domiciliar
5) Inexistência de um cuidador
6) Solicitação de desligamento a pedido do paciente e/ou familiar
7) Não cumprimento das combinações construídas no plano de cuidados
2- Diferença genograma e ecomapa
R: Genograma: Diagrama que detalha a estrutura e o histórico familiar, fornece informações sobre os vários papéis de seus membros e das diferentes gerações; fornece as bases para a discussão e análise das interações familiares.
Ecomapa: Desenho complementar ao genograma na compreensão da composição e estrutura relacional da família. Consiste na representação gráfica dos contatos dos membros da família com os outros sistemas sociais, incluindo a rede de suporte sócio-sanitário.
RESUMO: O GENOGRAMA identifica as relações e ligações dentro do sistema familiar enquanto o ECOMAPA identifica as relações e ligações da família com o meio em que vive.
HANSENÍASE - Ag. etiológico
Mycobacterium leprae
HANSENÍASE - Transmissão
via aérea superior (gotículas)
HANSENÍASE - Incubação
5 a 10 anos
HANSENÍASE - Sinais ou Sintomas
manchas hipocrômicas/avermelhadas com alteração de sensibilidade, parestesias, alopecia, espessamento de nervos, redução da força e ausência de suor local
HANSENÍASE - Tratamento PB
Rifampicina (Mensal) e Dapsona (Diária) por 6 meses
HANSENÍASE - Tratamento MB
Rifampicina (Mensal), Dapsona e Clofazimina diárias por 12 meses
HANSENÍASE - Efeitos adversos do tratamento
a. Dapsona: A que dá mais problema! Reação alérgica, dispneia, cianose de extremidade (metahemoglobinemia), febre e dor de garganta (agranulocitose), hemólise Interromper tratamento, coletar exames, se confirmar alteração renal, hepática ou hemólise pode substituir pela Clofazimina.
b. Rifampicina: Urina avermelhada, prurido após ingesta supervisionada, quadro semelhante a dengue.
c. Clofazimina: Hiperpigmentação da pele (bronzeado) e ressecamento.
Reação hansênica tipo 1 - definição
Paucibacilar -> Antes ou durante os 6m de tratamento, aparecem novas lesões e as antigas pioram, aspecto de erisipela, dor em nervos periféricos. EVOLUÇÃO LENTA -> Prednisona (NEURITES)
Reação hansênica tipo 2 - definição
Multibacilar-> Antes da doença (pode ser a 1ª manifestação), durante ou após a medicação. Lesões pre-existentes não alteram! Aparecimento de nódulos, dolorosos à palpação ou espontaneamente, podem evoluir para vesículas, pústulas, bolhas ou ulceras. Sintomas sistêmicos, leucocitose, anemia. EVOLUÇÃO RAPIDA -> Talidomida +/- Prednisona
Formas da Hanseníase (4 formas)
a. Indetermidada/Paucibacilar: manchas brancas lisas, mal delimitadas, com alteração da sensibilidade, baciloscopia e biópsias NEGATIVAS
b. Tuberculóide/Paucibacilar: lesão anular bem delimitada, centro claro e bordas elevadas e infiltrativas. Aspecto de TÍNEA.
c. Dimorfa/Multibacilar: lesão hipocromica ou avermelhada, mal delimitada, centro irregular, borda elevada ou não, espessamento de nervos e parestesia, redução da sudorese, baciloscopia e biópsia POSITIVAS
d. Virshowiana/Multibacilar: sem manchas visíveis, pele em casca de laranja, pápulas ou nódulos escuros e endurecidos ou ulcerados, indolores, madarose, parestesia, xeroftalmia, artralgia. Baciloscopia e Biópsia POSITIVAS. Face leonina.
NASF – atribuições
Participar do planejamento do cuidado à saúde, conjunto com as equipes de atenção básica; realizar discussões de casos, atendimento individual, compartilhado, interconsulta; ações de promoção e prevenção a saúde.
Características da Atenção domiciliar (AD1)
Ações sistematizadas e regulares, promoção, recuperação e reabilitação em saúde, corresponder as necessidades de uma população com perdas funcionais e dependência para realização de atividades diárias Alta complexidade (conhecimento) e baixa densidade (equipamento).
Princípios do SUS – PNAB 2017
Universalidade, integralidade e equidade