Prova de História Flashcards
Ao final da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos e os países europeus envolvidos saíram do conflito em situações econômicas bem distintas. Explique as razões dessas diferenças.
Os Estados Unidos saíram da guerra como a maior potência do planeta. Durante os quatro anos de combate, os norte-americanos forneceram empréstimos às nações europeias e exportaram para a Europa armas, alimentos e produtos industrializados. Já os países europeus saíram dos combates com suas economias arrasadas, enfrentando desemprego e inflação, além da árdua tarefa de se reconstruírem.
Qual das alternativas abaixo que não apresenta uma característica do Fordismo.
A. Esteira para agilizar a produção.
B. Trabalhador se dedicando a várias tarefas.
C. Produção em larga escala.
D. Controle do tempo dos processos.
B
No sistema fordista, os trabalhadores não se dedicavam a várias tarefas, mas apenas a uma atividade rigorosamente cronometrada, o que ocorria em esteiras para agilizar e controlar o ritmo de produção. Assim, o gerente poderia ditar os ritmos de produção e a velocidade com que o produto seria montado.
Justifique por que muitos autores afirmam que a década de 1920 foi a Época de Ouro para os Estados Unidos.
Com a afirmação política e econômica imperialista dos Estados Unidos, a sociedade norte-americana viveu momentos de otimismo com o processo de industrialização e modernização garantiu a ascensão social de diversos estratos da sociedade e permitiu o consumo de bens e produtos. O florescimento da indústria cultural e de novas expressões artísticas e de entretenimento entusiasmou aquela sociedade. Por isso se diz que 1920 foi uma Época de Ouro para os Estados Unidos.
O que foi a Grande Depressão/ Crise de 1929?
Foi um período de instabilidade social, no qual as pessoas não sabiam para onde seguir depois da crise econômica causar o desemprego elevado e a miséria.
O que foi a terça-feira sombriaa?
Na semana seguinte à da quebra da bolsa, ocorreu a chamada terça-feira sombria, na qual muitos investidores cometeram suicídio, vendo que talvez não houvesse mais solução para suas situações.
Quais foram as consequências sociais provocadas pela crise de 1929?
A crise de 1929 causou o desemprego em massa, gerando o aumento da fome e da violência, o aumento das críticas ao capitalismo liberal e migrações massivas ao redor do mundo, para fugir das ondas de fome.
Entre os fatores que ocasionaram a Crise de 1929 nos EUA, destaca(m)-se:
A. o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
B. a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da Bolsa de Nova York.
C. a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
D. a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
E. a participação americana na Liga das Nações e a concentração de renda.
C. a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
Sobre a crise econômica de 1929 e sua relação com o liberalismo, assinale a alternativa correta.
A. A Crise de 1929 foi provocada, sobretudo, pelo alto grau de desenvolvimento tecnológico, combinado à política liberal com base na ociosidade de capitais europeus do pós-guerra.
B. Baseados em uma política liberal, os empresários norte-americanos mantiveram o ritmo de produção que vinha sendo adotado durante a Primeira Guerra, e o mercado internacional não respondeu às ofertas.
C. Para enfrentar a crise econômica de 1929, foi adotada a política liberal de empréstimos, por meio da qual os países europeus mais ricos passaram a dar crédito aos Estados Unidos.
D. Com a Crise de 1929, a política econômica liberal passou a ser desacreditada pelos empresários norte-americanos, que passaram a apoiar uma política estatal intervencionista.
E. A política liberal adotada no período do pós-guerra dos EUA proibiu os empréstimos a juros e as especulações com ações, em uma tentativa de frear a crise econômica, já prevista.
B. Baseados em uma política liberal, os empresários norte-americanos mantiveram o ritmo de produção que vinha sendo adotado durante a Primeira Guerra, e o mercado internacional não respondeu às ofertas.
O que foi o plano econômico chamado de New Deal?
O New Deal foi um programa de recuperação econômica realizado no governo de Franklin Delano Roosevelt e tinha como principal objetivo reerguer a economia norte-americana após a crise de 1929, por conta da quebra da Bolsa de Valores de Nova York.
A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 1930, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o New Deal, adotado por Roosevelt, em 1933.
Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
A. encerramento dos investimentos governamentais em obras de infraestrutura.
B. fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
C. imediata suspensão da emissão monetária.
D. política de estímulo à criação de novos empregos.
E. redução dos incentivos à produção agrícola.
D. política de estímulo à criação de novos empregos.
A Crise de 1929 abalou os Estados Unidos. Em 1933, Franklin Delano Roosevelt foi eleito com o objetivo de recuperar o país por meio do programa conhecido como New Deal, que propunha:
A. a defesa do isolacionismo e do planejamento econômico, por meio dos quais os Estados Unidos abdicavam do engajamento em questões internacionais.
B. a mudança do centro das decisões econômicas de Nova York, símbolo do poder dos grandes banqueiros, para Washington, sede do poder federal.
C. a redução das importações estadunidenses, que afetaram os países dependentes de seu mercado, repatriando capitais norte-americanos.
D. a intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
E. o conservadorismo em questões econômicas e na política externa, ampliando a missão civilizadora dos Estados Unidos.
D. a intervenção e o planejamento do Estado na economia, em quatro setores: agricultura, trabalho, segurança social e administração.
O que foi o Fordismo?
O fordismo, uma estrutura de montagem industrial aperfeiçoada por Henry Ford, pautada pela inserção de esteiras de montagem em suas fábricas e no controle do tempo de produção de cada etapa de fabricação.
O que é Chanceler?
Chanceler: é a nomenclatura do cargo ocupado pelo chefe de governo na Alemanha.
O que o conceito de lebensraum defendia?
Era um conceito que defendia a ocupação de um grande território dedicado, exclusivamente, à habitação dos arianos. Sua tradução é “espaço vital”.
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito militar da história da humanidade, envolvendo países de quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grandes grupos, os Aliados e o Eixo. Sobre este último é correto afirmar que os países que o compunham eram:
A. Alemanha, URSS e China.
B. Alemanha, Japão e Itália.
C. Itália, EUA e Japão.
D. Japão, URSS e Itália.
E. Alemanha, Itália e China.
B. Alemanha, Japão e Itália.
Durante a década de 1930, enquanto a Alemanha, sob liderança nazista, armava-se e preparava-se para a guerra, outros países aderiam à política de apaziguamento, que fazia o que?
Consistia em ceder territórios à Alemanha a fim de evitar a guerra.
Qual o nome do período entre o fim da Primeira Guerra e o início da Segunda Guerra?
Esse período que separa os dois conflitos mundiais ficou conhecido como Período Entreguerras