Prova 2 Flashcards
Assistente de acusação não é considerado ______ para fins processuais.
parte
Se o tribunal julgar procedente exceção de suspeição do juiz, serão considerados ___ todos os atos praticados no processo.
NULOS
O impedimento do juiz deve ser alegado na defesa prévia, considerando a inexistência dessa hipótese dentre as exceções elencadas pelo CPP.
ERRADO. pode ser alegada a qualquer tempo
A exceção de suspeição interposta depois da prolação da sentença deve ser liminarmente rejeitada.
Verdadeiro
A restituição independerá de autorização judicial mesmo quando houver dúvida sobre a propriedade do bem a ser restituído.
Errado: A restituição dependerá de autorização judicial quando houver dúvida sobre a propriedade do bem a ser restituído.
O réu foi condenado através de sentença penal transitada em julgado por crime de lesão corporal seguida de morte. Anos depois, novas provas sobre o mesmo fato indicam para a prática de um crime de homicídio doloso. O MP pretende ingressar com medida judicial visando anular o primeiro processo e levar o réu a Júri Popular. Como se trata de sentença condenatória, podemos afirmar que a pretensão do MP de anular a primeira sentença em face das novas provas é juridicamente possível.
FALSO. Não existe revisão criminal pro societates
É permitida as partes, arguir a suspeição da autoridade policial que investiga o crime.
FAlSO. Não é permitida
Interposta exceção de incompetência do Juízo, cabe ao juiz da causa o julgamento da exceção.
Sim.
A coisa julgada é classificada como uma exceção de natureza _______.
peremptória
As exceções de suspeição do juiz quando contestadas devem ser julgadas pelo?
tribunal recursal competente.
O STJ é o órgão competente para dirimir conflitos entre juízes eleitorais do mesmo Estado.
Falso. Tribunal Regional Eleitoral
A decisão que rejeita a alegação de incompetência efetuada pela defesa em exceção com base no artigo 95, II do CPP admite recurso para o tribunal recursal competente.
Essa decisão é considerada interlocutória simples, ou seja, não encerra o processo e, portanto, não é passível de recurso imediato.
A rejeição de queixa crime por ilegitimidade da parte faz coisa julgada _____.
formal.
O defensor público pode interpor exceção de suspeição, desde que munido de poderes especiais.
Sim
decisão que rejeita exceção de suspeição de perito judicial admite recurso.
Falso. Não admite recurso ( Não está descrito no rol do Art. 581 CPP)
A absolvição por legítima defesa de um dos réus em concurso de agentes, não autoriza o uso dessa decisão para fundamentar exceção de coisa julgada pelo co-réu
Verdadeiro
Cabe _____ da decisão que julga procedente exceção de coisa julgada.
recurso
O processo criminal ficará suspenso sempre que a decisão acerca da existência do crime depender de decisão a ser proferida pela jurisdição civil.
Falso. Trata-se de faculdade do magistrado
A suspeição de jurado sorteado para o conselho de sentença no Tribunal do Juri, deve ser arguida mediante petição dirigida ao Juiz Presidente.
na prática do Tribunal do Júri, as recusas (seja peremptórias ou motivadas) são apresentadas oralmente no momento do sorteio dos jurados.
O delegado de polícia responsável pela investigação, só poderá devolver bem apreendido mediante autorização judicial.
Errada. Art. 120. “A restituição, quando cabível, poderá ser ordenada pela autoridade policial ou pelo juiz, mediante termo nos autos, desde que não exista dúvida quanto ao direito do reclamante.”
A interposição de exceção de suspeição do juiz impede a prática de qualquer ato no processo até julgamento definitivo pelo tribunal competente.
Falso. Não o processo corre normalmente
Que se entende por questões e processos incidentes?
São circunstâncias acidentais ou eventuais que podem incidir no desenvolvimento normal e regular do processo. Em sentido jurídico, as questões e processos incidentes são soluções dadas pela lei processual para tais eventualidades e que devem ser resolvidas pelo juiz antes da solução da causa principal.
Qual o efeito decorrente da suspensão do processo criminal em virtude de questão prejudicial?
Suspenso o curso da ação penal, ocorre uma causa impeditiva da prescrição da pretensão punitiva (CP, art. 116,1). A suspensão, não impede a inquirição de testemunhas e a realização de provas consideradas urgentes, como o exame pericial, a busca e apreensão etc.