Prova 1 Flashcards
No contexto da Ética e Bioética na área da saúde, é CORRETO afirmar:
I. A Ética é um conjunto de princípios morais que regem os direitos e deveres de cada um de nós e que são estabelecidos e aceitos numa época por determinada comunidade humana.
II. A Bioética surgiu nos Estados Unidos na década de 70.
III. A palavra Ética vem do grego (Ethos) e significa caráter, costume, hábito ou modo se ser.
IV. Bioética é uma palavra de origem grega e significa ética da vida, é um estudo sistemático das dimensões morais que incluem visão, decisão, conduta e normas morais, das ciências da vida e da saúde.
V. Os princípios da Bioética são: Beneficência, Não-Maleficência, Autonomia e Justiça.
Alternativas
A) Apenas I, III e IV estão corretas.
B) Apenas III, IV e V estão corretas.
C) Apenas a afirmativa II está incorreta.
D) Todas estão corretas
D) Todas estão corretas
A Bioética pode ser compreendida como “o estudo sistemático de caráter multidisciplinar, da conduta humana na área das ciências da vida e da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais”. (Fortes, 19940.) Para a abordagem de conflitos morais e dilemas éticos na saúde, a Bioética se sustenta em quatro princípios, que devem nortear discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. São eles, EXCETO:
A) Autonomia.
B) Beneficência.
C) Jurisprudência.
D) Não-Maleficência
E) Justiça
C) Jurisprudência
O principal objetivo da Bioética é o de auxiliar os profissionais a enfrentarem as questões éticas/bioéticas que surgirão ao longo de suas carreiras. Esses conceitos básicos servem para que o profissional consiga se defrontar com um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira ética. Assinale a alternativa que reúne os quatro (4) princípios bioéticos que norteiam a prática de enfermagem.
A) Justiça, Beneficência, Autonomia e Humanização.
B) Beneficência, Não maleficência, Verdade e Justiça.
C) Beneficência, Não maleficência, Justiça e Autonomia.
D) Autonomia, Justiça, Benevolência e Humanização.
C) Beneficência, Não maleficência, Justiça e Autonomia.
A bioética é o conjunto de valores humanos nas ciências que estudam a vida, sendo baseada em quatro princípios fundamentais, que representa:
A) A justiça, a qual versa sobre o direito do indivíduo de fazer suas escolhas sobre a própria vida, de modo a agir conforme julgar ser melhor para si.
B) A não maleficência, que consiste em intencionalmente não causar problemas a outrem.
C) A beneficência, a qual trata sobre o dever moral de agir em benefício do outro, de potencializar os benefícios e de minimizar os possíveis prejuízos.
D) A autonomia, fundamentada no dever de distribuir de forma justa os recursos e os bens, preocupando-se com a equidade, ou seja, com tratar de forma diferente os desiguais.
E) A autonomia, que norteia o comportamento do sujeito em uma comunidade, é normativa e consiste em um conjunto de prática baseadas em costumes e convenções.
C) A beneficência, a qual trata sobre o dever moral de agir em benefício do outro, de potencializar os benefícios e de minimizar os possíveis prejuízos.
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
“De acordo com o princípio bioético ______, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Não seria ética uma decisão que levasse um dos personagens envolvidos (profissional ou paciente) a se prejudicar.”
A)Beneficência.
B)Não maleficência.
C)Autonomia.
D) Justiça.
D) Justiça
A capacidade de autodeterminação de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua própria vontade, livre da influência de outras pessoas, conceitua o princípio bioético denominado:
A) Beneficência.
B) Não maleficência.
C) Autonomia.
D) Justiça.
C) Autonomia
A bioética prima pelo ideal de que a ética na assistência à saúde não deve estar contida em uma ação pontual, mas sim estender-se a uma postura profissional. Decorre do princípio da autonomia da bioética:
A) A responsabilidade de fornecer informações claras e consistentes para auxiliar o paciente na tomada de decisão.
B) O dever do profissional de promover o bem ao paciente por meio do desempenho de suas funções.
C) Que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o estado prover condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
D) O dever de não ocasionar nenhum dano ao paciente assistido através do desempenho das atribuições dos profissionais de saúde.
A) A responsabilidade de fornecer informações claras e consistentes para auxiliar o paciente na tomada de decisão.
Sobre a Ética assinale a alternativa CORRETA.
A) A ética são os valores morais aprendidos com a cultura, educação e costumes
B) Um dos objetivos da ética é o estudo dos valores morais, buscando justificá-los.
C) Ética e Direito são a mesma coisa.
D) A ética são os costumes sociais aceitos.
B) Um dos objetivos da ética é o estudo dos valores morais, buscando justificá-los.
O enfermeiro e o técnico de enfermagem atuam em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico. Nessa perspectiva, um enfermeiro solicitou ao técnico de sua equipe que o mesmo realizasse a coleta citológica do Papanicolaou naquele dia, pois ele não estava se sentido bem. Nesse caso apresentado, assinale o item correto no tocante à legislação profissional e aos Princípios da Ética e da Bioética.
A) O técnico de enfermagem não poderia executar o procedimento, tendo em vista que a consulta de enfermagem com coleta citológica é procedimento privativo do enfermeiro.
B) O técnico de enfermagem poderia executar o procedimento desde que estivesse sob supervisão direta do enfermeiro.
C) Aceitar executar um procedimento ao qual o técnico de enfermagem não está qualificado pode gerar demissão motivada pela necessidade do profissional em cumprir a legislação do exercício profissional e o código de ética.
D) O técnico de enfermagem poderá executar o procedimento de coleta, caso seja devidamente capacitado para sua realização, previamente.
D) O técnico de enfermagem poderá executar o procedimento de coleta, caso seja devidamente capacitado para sua realização, previamente.
O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o “principalista”, introduzido por Beauchamp e Childress, (1989). Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça.
Sobre o respeito à manifestação da autonomia no ambiente da saúde, é correto afirmar que
A) o contexto do adoecer não traz limites ao exercício pleno da vontade autônoma.
B) um dos obstáculos principais à incorporação do princípio de respeito à autonomia do paciente é a tradição médica baseada no princípio de justiça.
C) o princípio da autonomia enfatiza o papel que o profissional de saúde deve adotar na tomada de decisões com respeito aos cuidados de saúde do usuário.
D) o princípio da autonomia deve ser exercido pelo profissional de saúde no tratamento de crianças e em pacientes intelectualmente deficientes e no caso de crianças.
E) o princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.
E) o princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão.
De acordo com os Princípios da Bioética, quando um profissional propõe tratamento a um paciente buscando fazer o bem a esse, está cumprindo o princípio da:
A) Autonomia
B) Justiça
C) Beneficência
D) Equidade
C) Beneficência
“Síntese de conhecimento e ação multidisciplinar para responder aos problemas morais no vasto campo da vida e da área da saúde. … trata-se de ter os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos que podem unir abordagens normativas da Medicina, do Direito, da Teologia e outros campos do conhecimento com a opinião da comunidade sobre essas questões.”.
O texto está relacionado a:
A) Bioética
B) Moral
C) Ética
D) Moralidade
A) Bioética
Determinado paciente necessita passar por cirurgia eletiva, que será realizada em breve. Para que autorize a realização do procedimento, o paciente assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, aplicado pelo médico responsável. Esse consentimento livre e voluntário obedece ao seguinte princípio da Bioética:
A Equidade
B Autonomia
C Não Maleficência
D Justiça
B) Autonomia
Analise as duas afirmativas abaixo e responda ao que se pede:
Afirmativa I- Desde que o ser humano se reconheceu como um ser racional e, consequentemente, viu no outro um semelhante seu, a questão ética emergiu e passou a ser estudada amplamente nas ciências humanas, enfaticamente no campo da filosofia.
Afirmativa II- Define-se ética como sendo a capacidade de ação livre e autônoma do indivíduo. Significa, acima de tudo, a capacidade de resistência que um indivíduo tem em face das externas pressões advindas do meio.
Assinale a alternativa correta:
A) A afirmativa I está correta, e a afirmativa II está incorreta.
B) As duas afirmativas, embora corretas, não se relacionam entre si.
C) A afirmativa I está incorreta, e a afirmativa II está correta.
D) As duas afirmativas estão corretas e guardam relação entre si.
E) As duas afirmativas estão incorretas.
D) As duas afirmativas estão corretas e guardam relação entre si.
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas, auxiliando o profissional no cuidar de maneira ética.
O princípio bioético que se aproxima da equidade é o de
A) autonomia
B) justiça
C) dignidade humana
D) beneficência
E) não maleficência
B) Justiça
A ética é construída por uma sociedade com base: Em um conjunto de valores positivos, históricos e culturais, apreendidos em casa, na escola, no trabalho e na vida social.
A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base quatro princípios básicos da bioética definidos abaixo:
I. Capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se;
II. Respeito a equidade dos indivíduos;
III. Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida;
IV. Não causar mal e/ ou danos ao paciente de forma intencional.
Marque a opção que apresenta a ordem correta de definição destes princípios:
A) I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
B) I - Beneficência, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Justiça.
C) I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV - Beneficência
D) I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia.
E) I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Autonomia e IV - Beneficência
A) I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
No que se refere à bioética, julgue o item subsequente.
A reflexão bioética concentra-se primordialmente na neutralidade da ciência.
Certo ou errado?
Errado
No que se refere à bioética, julgue o item subsequente.
O Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque são exemplos de documentos internacionais que regulam a pesquisa com seres humanos.
Certo ou Errado?
Certo
Bioética norteia ações frente a dilemas que vão desde as necessidades básicas de saúde pública e direitos humanos, até as mais complexas consequências do aprimoramento técnico, como a utilização do genoma humano. Entre os princípios da Bioética, está a Autonomia. Baseado no exposto, analise as afirmações que seguem, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso, e, em seguida, marque a opção com a sequência correta de cima para baixo.
( ) I. Qualquer procedimento preventivo, diagnóstico ou terapêutico deve ser autorizado pelo paciente.
( ) II. A Autonomia diz respeito ao poder de decidir sobre si mesmo e preconiza que a liberdade de cada ser humano deve ser resguardada.
( ) III. Em pacientes intelectualmente deficientes e no caso de crianças, o princípio da Autonomia deve ser exercido pela família ou pelo responsável legal.
( ) IV. Os profissionais de saúde devem oferecer informações técnicas necessárias para orientar as decisões do paciente, sem utilizar formas de influência ou de manipulação, para que estes possam tomar decisões a respeito da assistência à sua saúde.
A) V, V, F, V.
B) V, V, V, V.
C) F, V, V, V.
D) F, V, F, V.
B) V, V, V, V
Um sistema de saúde é passível de questões e dilemas éticos que, se não resolvidos adequadamente, podem comprometer a atuação profissional, a qualidade do atendimento ou a autonomia dos usuários. Nesse sentido, sobre a hemotransfusão em pacientes Testemunhas de Jeová, assinale a alternativa correta.
A) Deve ocorrer em qualquer situação independentemente da existência ou não de risco de morte e aceitação do paciente.
B) No Brasil, ainda não existem instituições que ofereçam serviço de hemoterapia alternativa a esses pacientes.
C) Na iminência de risco de morte, caso seja realizada a hemotransfusão, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, essa ação pode ser considerada crime.
D) Caso esteja prescrita pelo médico, o enfermeiro deve realizar a hemotransfusão, independente da situação e consentimento do paciente.
E) Quando o procedimento for eletivo, com necessidade de hemotransfusão, compete ao hospital requisitar decisão jurídica para proceder a hemoterapia, caso ela seja recusada.
E) Quando o procedimento for eletivo, com necessidade de hemotransfusão, compete ao hospital requisitar decisão jurídica para proceder a hemoterapia, caso ela seja recusada.
Em relação aos fatores que interferem na tomada de decisão ética, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de identificar a gravidade da questão ética, pois ela assume caráter pessoal e temporal, influenciando a dimensão da sensibilidade. ( ) Fatores individuais ajudam a compreender porque as pessoas tomam decisões éticas diferentes em situações semelhantes dentro das organizações. ) Na cultura organizacional, a dimensão ética deve ser valorizada quanto aos fatores individuais de seus membros, considerando que o conjunto das crenças e valores de cada um, suas normas e rituais auxiliam na resolução dos problemas compartilhados. ( ) Os terceiros significativos são aquelas pessoas que exercem influências sobre os indivíduos ou o grupo de trabalho; quanto menos experiente maior a possibilidade de a pessoa ser influenciada.
Assinale a sequência correta.
A) F, V, V, F
B) V, V, F, V
C) V, F, F, V
D)F, F, V, F
B) V, V, F, V
Sobre o consentimento livre e esclarecido, em bioética, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O consentimento livre e esclarecido é a expressão formal do direito que toda pessoa autônoma e competente tem de consentir ou de recusar o que lhe é proposto, sejam atos de caráter diagnóstico, terapêutico ou profilático.
( ) É primordial que os profissionais de enfermagem compreendam que o consentimento livre e esclarecido não é um processo e sim um mero evento que ocorre de maneira isolada precedendo alguns procedimentos, em geral, os mais invasivos.
( ) Além de livre e esclarecido, o consentimento é renovável e irrevogável.
( ) Há algumas situações nas quais podem ser impostos limites à autonomia em nome da não maleficência ou da proteção da saúde da comunidade, como nas campanhas de vacinação ou de restrições ao fumo em ambientes fechados de uso coletivo.
A sequência correta é:
A) V,V,V,V
B) V,F,F,V
C) F,V,F,V
D) V,V,F,F
E) V,F,V,F
B) V,F,F,V