Prova 1 Flashcards
A modernidade é, sob certo aspecto, a mais ampla e consistente tentativa da humanidade de libertar-se dos condicionamentos naturais e sociais, que tinham feito do mundo, até então, uma sucessão de constrangimentos aos desejos de liberdade e felicidade que movem a alma humana desde sempre. Estado, razão e mercado são os paradigmas de uma nova época, a nossa, que nasce prometendo construir o mundo como a vitória da vida, da liberdade e da busca pela felicidade. É esta a grande e generosa matriz da modernidade: a construção de instituições, ideias e práticas que desafiam a ignorância, a tirania, o sofrimento, a miséria. Contudo, se estão presentes e são centrais os aspectos emancipatórios ressaltados no projeto moderno, não devemos compreendê-los como lineares, exclusivos e ausentes de contradições, pois eles existem e tencionam a trajetória do mundo moderno, que frequentemente terá que optar entre perspectivas que, embora originárias da mesma matriz histórico-filosófica, representam diferentes e conflitantes maneiras de conceber e atuar no mundo (RADICCHI; LEMOS, 2009).
De acordo com o texto marque a alternativa que representa as relações existentes entre a modernidade e a crise ambiental atual.
a. Social, saúde e natureza.
b. Social, natureza e ciência moderna.
c. Saúde, natureza e ciência moderna.
d. Saúde, social e ciência moderna.
e.Natureza, ciência moderna e saneamento.
b. Social, natureza e ciência moderna.
Assinale a alternativa que indica questões ambientais a nível global.
a. Efeito estufa, crise energética, lixo.
b.Crise energética, lixo, desperdício de alimento.
c. Efeito estufa, seca, perda da biodiversidade.
d. Energia eólica, camada de ozônio, poluição das águas.
e. Queimadas, lixo nuclear, crise energética.
a. Efeito estufa, crise energética, lixo.
Previamente, ao tratar especificamente o conceito de saúde ambiental, devemos conhecer as definições de ambiente e meio ambiente. Contudo assinale a alternativa que conceitua ambiente e meio ambiente de forma correta.
a. AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive. MEIO AMBIENTE é o conjunto de ações que estabelecem e garantem a sanidade física, mental e psicológica da fauna.
b. AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive. MEIO AMBIENTE é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
c. MEIO AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive. AMBIENTE é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
d.AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados garantindo a sobrevivência e o livre arbítrio dos seres. MEIO AMBIENTE é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
e.MEIO AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive. AMBIENTE é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite o saneamento básico de todos os seres vivos.
b. AMBIENTE é o que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive. MEIO AMBIENTE é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O chamado tripé da sustentabilidade é baseado em três princípios, esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sem eles, a sustentabilidade não se sustenta. Indique a alternativa que indica o tripé da sustentabilidade.
a. Economia, ecologia e social.
b.Social, ambiental e reciclagem.
c. Economia, reciclagem e social.
d. Ecologia, economia e industrial.
e.Social, industrial e ecologia.
a. Economia, ecologia e social.
Desde o início da civilização humana a relação da água com a saúde é conhecida. Que pensador da Grécia antiga estabeleceu essa relação em sua obra “Água, ar e lugares”, orientando seus concidadãos a só utilizarem águas puras e se afastarem das águas sujas?
a. Pitágoras
b. Tales de Mileto
c. Platão
d. Hipócrates
e. Demócrito
d. Hipócrates
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Embora atualmente se use no Brasil o conceito de Saneamento Ambiental como sendo os 4 serviços citados acima, o mais comum é o saneamento seja visto como sendo os serviços de acesso à água potável, à coleta e ao tratamento dos esgotos.
Com base no texto e nos conhecimentos correlatos marque a alternativa que indica um fato histórico associado ao processo de desenvolvimento do saneamento a nível mundial.
a. Invenção do vaso sanitário por John Bramah em 1775.
b. Construção de sistemas e irrigação pelos mesopotâmios.
c. Descoberta de microrganismos causadores de doenças infecciosas.
d. Descoberta do fogo pelos homens das cavernas.
e. Descoberta de microrganismos causadores de doenças infecciosas.
c. Descoberta de microrganismos causadores de doenças infecciosas.
Marque a alternativa que relata o processo saúde/doença segundo o modelo sistêmico.
a. A ação de um único agente etiológico não e suficiente para explicar o surgimento dessas doenças. Os fatores de risco podem ser físicos, químicos, biológicos, nutricionais, genéticos, econômicos, culturais, psicossociais e ecológicos. Há distinção em meio interno e meio externo.
b. A ênfase está no meio interno contido no corpo humano e na força do microrganismo capaz de produzir doença. O meio externo interessa como habitat dos germes antes de penetrarem ou atingirem o corpo humano.
c. A exposição do corpo humano a fatores de risco potentes para produzir doença ocorre em dois períodos: a pré-patogênese e a patogênese, que pode evoluir para cura, cronicidade, sequela ou óbito.
d. O modelo sistêmico define a doença como uma falha, um desajuste do organismo humano na sua relação com outros seres biológicos, capazes de provocar perdas ou alterações no funcionamento de órgãos e sistemas fisiológicos.
e. O processo saúde/doença deve ser “categorizado e analisado em seus determinantes e condicionantes históricos, genéticos e estruturais (biopsíquicos, sociais e ecológico-ambientais).
e. O processo saúde/doença deve ser “categorizado e analisado em seus determinantes e condicionantes históricos, genéticos e estruturais (biopsíquicos, sociais e ecológico-ambientais).
De acordo com conhecimentos correlatos sobre o conceito saúde/doença desenvolvido pela epidemiologia, destaque a alternativa que imprime o fato que levou a construção do conceito saúde/doença do modelo processual.
a. Comprovação pelo método científico, a associação entre a cólera e a contaminação da água de abastecimento por esgotos sanitários na cidade de Londres.
b. A descoberta dos microrganismos causadores das doenças infecciosas.
c. O declínio das doenças infecciosas nos países desenvolvidos e a emergência em todo o planeta das doenças crônico-degenerativas.
d. O conhecimento das relações saúde e meio ambiente, principalmente relacionadas com situações de risco à saúde humana.
e. O declínio das doenças infecciosas nos países desenvolvidos e a emergência em todo o planeta das doenças crônico-degenerativas fizeram surgir o modelo processual.
c. O declínio das doenças infecciosas nos países desenvolvidos e a emergência em todo o planeta das doenças crônico-degenerativas.
As águas residuárias ou residuais, também conhecidas como esgoto, podem ser originadas pelas águas residuais domésticas, de infiltração, urbanas e industriais. Cada tipo possui características e composições bem diferentes entre si, sendo necessário tratamento apropriado para cada um. Com relação a isso, pode-se afirmar que
a. O esgoto doméstico contém grande quantidade de metais e baixa quantidade de matéria orgânica biodegradável.
b. após tratamento das águas residuárias na estação de tratamento de efluentes, estas são distribuídas na rede para serem usadas para consumo humano.
c. a fauna e a flora aquáticas se desenvolvem mais rapidamente em contato com esgoto industrial.
d. a contaminação da água ocorre pela presença de elementos que sejam diretamente nocivos à saúde do homem, de animais e/ou de vegetais.
e. a presença de organismos patogênicos é essencial para melhor qualidade na água de consumo.
d. a contaminação da água ocorre pela presença de elementos que sejam diretamente nocivos à saúde do homem, de animais e/ou de vegetais.
O Decreto-Lei nº 152/97 de 19 de junho define as Águas Residuais Urbanas (ARU) como
a. as águas residuais de serviços e de instalações residenciais, essencialmente provenientes do metabolismo humano e atividades domésticas.
b. o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
c. as águas residuais domésticas ou a mistura destas com águas residuais industriais e/ou com pluviais.
d. aquelas cujas características são alteradas, por conter substâncias que interferem em sua qualidade e a torna imprópria para o consumo.
e. as águas provenientes de qualquer atividade que não possam ser classificadas como águas residuais domésticas nem sejam águas pluviais denominam-se Águas Residuais Industriais (ARI).
c. as águas residuais domésticas ou a mistura destas com águas residuais industriais e/ou com pluviais