Proteínas e Vitaminas Flashcards
Quais problemas causados pela deficiência de vitamina A?
- Pele e cabelo secos;
- Aumento de infecção urinária, respiratória e digestória.
Quais problemas causados pelo excesso de vitamina A?
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Fadiga;
- Dores de cabeça.
Quais problemas causados pela deficiência de vitamina B6?
Dermatite nos olhos, nariz e boca.
Quais problemas causados pelo excesso de vitamina B6?
Falta de coordenação motora.
Quais problemas causados pela deficiência de vitamina C?
- Escorbuto;
- Anemia;
- Problemas de circulação;
- Sangramento.
Quais problemas causados pelo excesso de vitamina C?
- Cálculos renais;
- Dores de estômago;
- Efeito laxativo.
Quais problemas causados pela deficiência de vitamina D?
- Raquitismo (em crianças);
- Osteomalácia (em adultos).
Quais problemas causados pelo excesso de vitamina D?
- Excesso de cálcio no sangue;
- Calcificação de ossos e tecidos moles;
- Cálculos renais;
- Fraqueza;
- Surdez;
- Dores de cabeça.
Exemplos de funções exercidas pelas proteínas?
- exercem função estrutural, participando da manutenção da arquitetura celular;
- atuam no transporte de moléculas entre as células;
- realizam atividade contrátil;
- participam do metabolismo celular através dos hormônios insulina e glucagon;
- estão envolvidas na imunidade do corpo, realizando mecanismos de defesa;
- atuam como catalisadores, influenciando na velocidade das reações químicas.
De que são formadas as proteínas?
As proteínas são polímeros formados por uma sequência contendo milhares de aminoácidos.
Qual a constituição de um aminoácido?
Um aminoácido é constituído por um grupo amina (NH2), um grupo carboxila (COOH), um hidrogênio (H) e uma cadeia lateral R (radical), todos ligados a um átomo de carbono central.
Qual o nomes das ligações entre os aminoácidos?
Os aminoácidos se ligam para formar proteínas através de ligações peptídicas, as quais ocorrem entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo anima do outro aminoácido
Quais as estruturas das proteínas?
- Estrutura primária: é a sequência linear de aminoácidos de uma proteína;
- Estrutura secundária: resulta do enovelamento da cadeia de aminoácidos. Existem dois tipos de estrutura secundária: alfa-hélice ou folha-beta.
- Estrutura terciária: formada pela interação entre as cadeias laterais, que resulta no dobramento da cadeia polipeptídica.
- Estrutura quaternária: formada pela interação entre mais de uma cadeia polipeptídica em conformação terciária. O exemplo de proteína com estrutura quaternária mais conhecido é a hemoglobina, a qual é formada por quatro cadeias polipeptídicas (subunidades), cada uma delas envolvendo um grupo heme conjugado que contém ferro, o qual é o responsável pelo transporte do oxigênio através do sangue.
O que são enzimas?
As enzimas são proteínas grandes, enroladas de maneira a formar um encaixe chamado de sítio ativo, onde as moléculas que devem ser modificadas, os substratos, se ligam para que a reação aconteça. Essa ligação da enzima ao substrato não acontece ao acaso, mas é extremamente específica (modelo chave-fechadura).
Qual a função das enzimas?
A enzimas desempenham a função de catalisadores biológicos. Cada enzima tem um pH ótimo e uma temperatura ótima de atuação.
Qual a relação entre a concentração de substrato presente no meio e a velocidade das reações na presença das enzimas?
Quanto maior a concentração do substrato, maior a velocidade da reação, uma vez que aumentam as possibilidades de conjugação dele ao sítio catalítico da sua enzima. No entanto isso ocorre até que todas as enzimas estejam sendo utilizadas, e não havendo enzimas disponíveis, a velocidade deixa de aumentar e se torna constante.
Quais os tipos de inibidores enzimáticos?
Os inibidores irreversíveis são aqueles que se ligam no sítio ativo da enzima, inativando-a definitivamente. Quanto aos inibidores reversíveis, após a dissociação com o inibidor, a enzima pode retomar sua atividade. Na maioria dos casos, os inibidores reversíveis são do tipo competitivos o seja, competem com o substrato pelo sítio-ativo da enzima.
O que são ácidos nucleicos?
Os ácidos nucleicos são as moléculas orgânicas responsáveis pelo armazenamento e transmissão das informações genéticas, podendo ser do tipo DNA ou RNA. Tais moléculas são polímeros formados por monômeros chamados de nucleotídeos.
Qual a estrutura de um nucleotídeo?
Os nucleotídeos são as unidades básicas dos ácidos nucleicos. São constituídos por três unidades: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.
A pentose pode ser uma ribose ou desoxirribose.
Caso seja ribose o ácido nucleico será do tipo RNA ou ácido ribonucleico.
Caso seja desoxirribose o ácido nucleico será do tipo DNA ou ácido desoxirribonucleico.
Quais as base nitrogenadas dos nucleotídeos?
- Bases púricas: adenina e guanina (formadas por um anel de 6 átomos fusionado a outro anel com 5 átomos de carbono);
- Bases pirimídicas: citosina, timina e uracila (formada por um anel de 6 átomos de carbono).
DNA: adenina, guanina, citosina e timina. (A se liga com T e C se liga com G)
RNA: adenina, guanina, citosina e uracila.