Próstata Flashcards
Prova
(SBRT 2018) A recidiva bioquímica em pacientes com câncer de próstata tratados com radioterapia, de acordo com o conceito de Phoenix, ocorre com:
Elevação do PSA ≥ 2ng/mL acima do nadir absoluto.
(SBRT 2018) Considerando as características radiobiológicas dos tumores de próstata, responda verdadeiro ou falso:
“A braquiterapia em baixa taxa de dose (LDR) está bem indicada devido ao ciclo celular longo.”
Verdadeiro
(SBRT 2018) Considerando as características radiobiológicas dos tumores de próstata, responda verdadeiro ou falso:
“Beneficiam-se do hipofracionamento por apresentar α / β = 10.”
Falso
(SBRT 2018) Em que situação o risco de metástases ósseas justificaria a solicitação da cintilografia óssea para o estadiamento do paciente com câncer de próstata localizado:
Gleason ≥ 8 ou PSA > 10ng/ml com alteração palpável ao toque retal.
(SBRT 2018) Em relação ao uso da radioterapia hipofracionada no tratamento do câncer de próstata. A SBRT é uma opção terapêutica para quais riscos?
Baixo risco e Risco intermediário
(SBRT 2018) Paciente de 65 anos, assintomático, com expectativa de vida >10 anos, apresentou PSA de 6ng/mL em duas verificações consecutivas. A biópsia revelou adenocarcinoma prostático Gleason 7 (3+4) em 3 de 6 quadrantes. Ao toque retal e US transretal, a próstata tinha 35g e nódulo central de 1cm, sem fixação. A RM confirmou o nódulo e identificou infiltração além da cápsula prostática em uma profundidade de 4mm, sem atingir vesículas seminais e sem outras anormalidades na glândula, uretra, bexiga, reto e linfonodos pélvicos. Restante dos exames sem evidências de doença à distância. Com base em resultados com categoria 1 de evidência, a proposta terapêutica ADEQUADA para esse paciente seria:
Radioterapia externa, ou radioterapia externa seguida de braquiterapia, ambas concomitantes à terapia antiandrogênica por até 3 anos.
(SBRT 2018) Qual a dose e endpoints dos estudos clínicos randomizados que compararam a radioterapia pós-operatória à observação em pacientes submetidos à prostatectomia radical para o câncer de próstata?
A radioterapia com dose de 60 a 66 Gy aumentou o controle bioquímico e a sobrevida livre de doença em comparação ao grupo observação.
(SBRT 2018) Sobre o planejamento da braquiterapia com alta taxa de dose nos adenocarcinomas de próstata, responda verdadeiro ou falso:
“No planejamento, devem ser identificadas os OAR, incluindo bexiga, reto, uretra e cabeças dos fêmures.”
Falso
(SBRT 2018) Sobre o planejamento da braquiterapia com alta taxa de dose nos adenocarcinomas de próstata, responda verdadeiro ou falso:
“O contorno do corpo do paciente não é necessário para o planejamento do tratamento.”
Verdadeiro
(SBRT 2018) Sobre o planejamento da braquiterapia com alta taxa de dose nos adenocarcinomas de próstata, responda verdadeiro ou falso:
“Deve-se respeitar no PTV o limite de variação de -5% a +7% da dose prescrita.”
Falso
(SBRT 2019) Em relação à radioterapia pós-operatória no câncer de próstata, os critérios de indicação de radioterapia adjuvante, de acordo com os três estudos randomizados (ARO 9602, EORTC 22911 e SWOG 8794), são:
T3a / T3b / Mg+
(SBRT 2019) O guideline da AUA/ESTRO/SUO estratifica o câncer de próstata clinicamente localizado em: muito baixo risco, baixo risco, risco intermediário e alto risco. O risco intermediário, por sua vez, pode ser dividido em risco intermediário favorável e desfavorável. Como é classificado o risco intermediário desfavorável?
(SBRT 2019) Paciente de 72 anos, hígido, com adenocarcinoma acinar da próstata, Grupo grau 1 de ISUP, com 3 dos 12 fragmentos da biópsia prostática do ápice direito acometidos por neoplasia, com PSA de 4,5ng/mL e doença T2a pela RM de próstata. Considerando o caso descrito, qual a MELHOR opção de tratamento para esse paciente?
BR pelo NCCN - Vigilância Ativa
(SBRT 2019) Sobre a braquiterapia de próstata com alta taxa de dose, responda verdadeiro ou falso:
“Ao CTV deve-se acrescentar uma margem de PTV para o planejamento.”
Falso
(SBRT 2019) Sobre a braquiterapia de próstata com alta taxa de dose, responda verdadeiro ou falso:
“Um maior número de cateteres implantados permite reduzir pontos quentes no PTV.”
Verdadeiro
(SBRT 2020) Muitos pacientes diagnosticados com câncer de próstata são candidatos à “Vigilância ativa”. De acordo com o Protect Trial, quais as taxas de sobrevida global e sobrevida livre de metástases quando comparada à prostatectomia radical e à radioterapia externa?
- MD em 15 anos: 7.1% vs. 3,5% vs. 3,7%
- RT + ADT e prostatectomia radical não mostram diferença na mortalidade por câncer de próstata ou MD. A vigilância ativa teve pior taxa de MD, mas isso não levou a pior mortalidade câncer específica em 15 anos.
(SBRT 2020) O US é uma modalidade de IGRT para próstata?
Sim, o clarity.
(SBRT 2020) Qual a duração MAIS apropriada da terapia de ablação hormonal a ser administrada com radioterapia externa a um paciente de 58 anos sem comorbidades com câncer de próstata T3b, Gleason 9 (4 + 5), PSA 25ng/ml?
28 meses
(SBRT 2020) Segundo consenso da ASTRO/ASCO/AUA publicado em 2018, pacientes devem ser advertidos de que no hipofracionamento moderado de próstata é esperado um aumento discreto de qual toxicidade?
Gastrointestinal aguda
(SBRT 2020) Sobre a Vigilância ativa”. Quantos pacientes necessitarão de tratamento em 15 anos?
50% (Protect Trial)
(SBRT 2021) A braquiterapia no câncer de próstata aumenta ou diminui a ocorrência de pontos quentes no bulbo peniano e uretra?
Aumenta
(SBRT 2021) Responda verdadeiro ou falso:
“O uso da braquiterapia com baixa taxa de dose (LDR) como boost no câncer de próstata aumenta a sobrevida livre de progressão bioquímica quando comparado ao boost com radioterapia externa”.
Verdadeiro
O que o estudo EORTC 22911 comparou após prostatectomia radical?
RT adjuvante vs observação