Propriedades periódicas dos elementos Flashcards
O que é o raio atômico e como se calcula?
Definição: é o tamanho dos átomos (é a metade da distância mínima interatômica, ou seja, de um núcleo ao outro). As setas são: vertical (de cima para baixo, no mesmo grupo, que fala o aumento , nesse sentido, da quantidade de camadas e PRIORIZA-LA) e a horizontal (da direita para a esquerda, que só deve ser analisada de os elementos tiveram a mesma quantidade de camadas, e dita que, nesse sentido, o número atômico diminui, diminuindo então a atração entre prótons do núcleo e os elétrons da camada).
Como calcula:
-Com a tabela: veja a orientação da seta vertical primeiro (quanto mais pra cima, menor o raio atômico) e, se os elementos estiverem no mesmo período, ou seja, mesma quantidade de camadas, fazer a distribuição eletrônica e o com mais elétrons/prótons (átomo neutro) possuirá um raio menor, porque o próton atrai o elétron e, quanto mais próton, mais vai atrair o elétron.
Íon= quando apresentarem o mesmo número de elétrons, será maior aquele que possuir menor carga nuclear
Obs.+camadas=maior raio
Como calcular o raio atômico em íons?
a) Raio cátion < raio do átomo neutro
ex: 11Na+ < 11Na -> o cátion tem menos um elétron, sendo mais força e mais fácil do próton puxar (mesma quantidade de prótons nos dois átomos, mas diferentes quantidades de elétrons)
b) Raio do ânion > raio do átomo neutro
ex: 9F->9F -> nesse caso, no átomo neutro é mais fácil de puxar, então o raio é menor, já que no ânion tem mais um elétron para ser atraído, dá mais trabalho e exige mais.
c) íons isoeletrônicos
ex: 9F->11Na+ -> mesmo número de elétrons e mesma distribuição eletrônica, então você analisa o que muda: a quantidade de prótons (quanto maior essa qntd, maior a atração e menor o raio atômico).
Número atômico é sinônimo de…?
Carga nuclear e número de prótons.
O que é eletropositividade?
É a mesma coisa de caráter metálico. É a capacidade de doar elétrons - dá eletron e fica positivo. Ele dá o elétron da última camada, pois é o mais fácil para tirar e menos atraído pelo núcleo. Assim, quanto maior o raio, menor a atração pelo núcleo dos elétrons das camadas, maior a facilidade para doar elétrons, Cresce de cima para baixo e da direita para a esquerda. É uma propriedade do átomo
Grupo 18 conta
O que é energia de ionização e afinidade eletrônica?
Energia de ionização:É uma energia, a qual é absorvida para arrancar o elétron. Perde o elétrons e absorve energia.
Afinidade eletrônica: Quer ficar perto do elétron, assim ele ganha elétron e perde energia
Equação: X + E -> x+ + e-
E=energia absorvida (tudo que está no reagente é absorvido) (E.I)
e=elétron perdido/gerado
Equação 2: x+e- -> x- + E
e-=elétron recebido
E=energia liberada (A.E)
O grupo 18 está na EI : apesar de ele não reagir, dá para tirar seu elétron, mas demanda muita energia.
Cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima.
Assim, quanto menor o raio, maior a atração entre os prótons do núcleo e os elétrons da camada, aumentando a energia necessária para arrancar o elétron.
OBS: X+E1-> x+ + e-
x+ + E2 -> xˆ2+ + e -
duas energias de ionização, e E2>E1.
O que é eletronegatividade?
É a capacidade de atrair um elétron de um outro átomo em uma ligação. Assim, ganha elétron e fica negativo.
A+/..B- -> aqui o B puxa os elétrons para si, sendo então, mais eletronegativo que A.
Dica: F O N Cl Br I S C P H (cresce da direita para a esquerda).
Na tabela, cresce da esquerda para a direita e de cima para baixo.
O que é a reatividade?
É a facilidade de fazer ligação para dar/receber elétrons. Assim, ser mais reativo pode ser tanto para dar quanto para receber.
Aqui o gás nobre não conta.
Na extremidade inferior esquerda, cresce da direita para esquerda e de cima para baixo (aqui estão os metais) -> mais reativo, mais eletropositivo e maior facilidade de perder elétrons
Na extremidade superior da direita, cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita (aqui estão os ametais) -> mais reativos, maior eletronegatividade, maior facilidade em atrair e-.
O que é densidade e volume atômico?
Densidade: D=m/v. Ela cresce de cima para baixo, e da direita para a esquerda até o meio e depois da esquerda para a direita até o meio.
Volume atômico: cresce de cima para baixo e, a partir do meio, para as extremidades. Calculado pelo volume ocupado por 6.10ˆ23 átomos - 1 mol.
No mesmo período, a massa não varia tanto, então, de acordo com a fórmula, o volume que irá determinar a densidade (maior volume,maior densidade)
Na mesma coluna, a massa cresce mais que o volume.
Referência: ósmio.
E o ponto de fusão e ebulição?
No grupo 1 e grupo 2, cresce de baixo para cima, enquanto no resto de cima para baixo. A partir das extremidades até o meio.