Processo Decisório Flashcards
O processo decisório parte da identificação de um problema é oportunidade.
CERTO
Nem toda decisão é uma política pública mas todo política pública parte de uma decisão.
CERTO
O problema nasce por meio da comparação do contexto real com o contexto ideal, considerando que basta um único indivíduo fazer essa comparação para definir o problema como absoluto.
ERRADO.
De fato o problema nasce da comparação entre contexto real e ideal. Porém, o problema pode ser interpretado de diferentes formas de acordo com a subjetividade de cada sujeito e não absoluto.
Qual a diferença entre a Racionalidade Absoluta e Racionalidade Limitada?
ABSOLUTA: acredita em um contexto hipotético perfeito de compreensão e solução.
LIMITADA: emoções influencia na tomada de decisão e por isso não existe a compreensão perfeita da realidade e sim um resultado satisfatório.
Prevalece mais a limitada nas provas.
O racionalismo busca sempre por decisões mais básicas, por uma política que já esteja pronta e de pra ser utilizado novamente. Avaliando os recursos, se os problemas não são tão distintos e se não é uma política ruim.
ERRADO. Essa definição é do modelo incrementalista. O racionalismo busca por algo mais detalhado.
Mixed-scanning é composta pela estrutura que é a incrementalista e a ordinária que é a racionalista visando como resultado ser mais estratégica que incrementalista e menos exaustiva que a racionalista
CERTO
O processo decisório tem suas decisões classificadas como: programadas e não programadas; racional e intuitiva; líder e equipe; individual e coletiva.
CERTO.
Uma decisão racional costuma está ligada ao contexto mais ordinário é uma decisão não programada, com problemas não familiares, considerando ser necessário partir de forma mais detalhada.
CERTO
A avaliação é um tema muito importante para a prova e está em todas as fases da política pública.
CERTO
A AVALIAÇÃO é classificada como INTERNA quando feita pelas pessoas de dentro de um órgão podendo conhecer bem as políticas e como ônus serem imparciais.
EXTERNA que o oposto da interna. MISTA que a junção das duas tentando garantir a informação e manter a imparcialidade e a PARTICIPATIVA em que a pessoa que se beneficia com a política participa.
CERTO.
É possível fazer uma avaliação de uma política pública, definindo se ela é eficaz ou não desde o momento ex-ante.
ERRADO. O momento ex-ante é antes da aplicação da política logo não tem como fazer tal definição.
Nesse caso teria como no ex-post que é depois e até talvez durante o curso.
Durante as tomadas de decisões é possível cair em diversas armadilhas como quando ficamos apegados a uma ideia com medo da mudança, sem querer admitir que pode tá cometendo um erro e acaba prolongando-o, conhecido como armadilha de CUSTO AFUNDADO.
CERTO
Outra armadilha que pode está presente durante a tomada de decisão é a acreditar que está seguro e se manter onde está com medo da mudança sem querer correr o risco conhecida como Status Quo. Importante destacar que aqui ainda não se sabe que é um erro.
CERTO