Processo De Adoecimento/ Hospitalização Flashcards
O que é o hospital?
O Hospital, deve ser entendido como um todo que busca proporcionar a manutenção do bem estar biopsicossocial físico, social e mental do homem.
O que é adoecer?
O adoecer é um evento que acontece ao organismo e, a finalidade é tratar ou prevenir essas doenças.Portanto,o aprendizado fundamental é o conhecimento dos mecanismos biológicos envolvidos na Instalação das doenças.
Uma perspectiva alternativa visualiza o adoecer como um processo em que a doença é uma ocorrência que se instala a partir da confluência de uma série de fatores em um horizonte de eventos envolvendo as dimensões biológicas, psicológicas e social em interação dinâmica.
O que é a ansiedade?
ansiedade é uma emoção comum nas doenças somáticas que se enfrenta risco de vida, pode estar presente isoladamente ou como parte de um dos vários transtornos psiquiátricos. É muitas vezes uma componente importante de: dor aguda ou crónica,dispneia,arritmias cardíacas.
Coisas que também podem trazer ansiedade?
Efeitos adversos a medicamentos ex: broncodilatadores, retirada de substâncias de forma brusca ex: álcool; drogas ilícitas em indivíduos que fazem abuso ou são dependentes destas substâncias ou nos dependentes de benzodiazepínicos.
a hospitalização pode estar relacionada a dor?
A hospitalização é um processo que viabiliza a produção de sofrimento no sujeito pois lidar com os limites do corpo e da dor física diante da nova realidade, origina o encadeamento de questões emocionais até então não vivenciadas (Cansanção,2021).
Ao ser hospitalizado o paciente sofre um processo de total despersonalização, uma vez que, deixa de ter o seu próprio nome e passa a ser alguém portador de uma patologia (Cansanção,2021).
Quais são outros fatores relacionados ª sintomatologia da dor?
Se a doença for de ordem crónica e grave implicará necessariamente reestruturação vital dos hábitos de vida da pessoa tornando o desenvolvimento social, emocional e cognitivo mais penosos ao paciente.
Outra possível interferência no desenvolvimento normal imposta pela doença é a sintomatologia da dor.
Tipos de dor?
Psíquica, social e espiritual.
a dor causa sofrimento,ansiedade,estresse e incapacidade. Saber a localização,qualidade,intensidade e frequência ,contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Estes transtornos podem comprometer a recuperação?
Sim, podem trazer sentimentos de Culpa, negação, raiva, agressividade.
Tais transtornos comprometem também a boa recuperação do paciente especialmente nas doenças crónicas como por exemplo: AVC hemorrágico e isquémico, hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer do cérebro etc…
Nos estudos de Fongaro e Srbastiani o que mostram?
Estudos de Fongaro e Sebastiani acerca das manifestações psíquicas e comportamentais mais frequentes encontradas em hospitais gerais mostram que os pacientes pesquisados sentiram uma ou mais reações de culpa, negação, raiva, fantasias, frustração, impotência, insegurança, fracasso, desesperança, estresse psicoorgânico, agitação psicomotora, agressividade, medo de morrer, sensação de punição e abandono, limitação de atividades, privação da liberdade, perda da autonomia, conflitos na área sexual entre outros durante o processo de adoecimento/hospitalização.
É melhor falar sobre a doença ao paciente?
Pesquisas mostram que os pacientes que recebem esclarecimento a respeito de sua doença e da necessidade de sua internação tendem a ficar menos ansiosos, assim como os que recebem informação sobre sua cirurgia podem cooperar com o tratamento e, se recuperar melhor no pós cirúrgico pois são trabalhados seus medos, suas angústias, preocupações e suas dúvidas.
Muitas vezes, o tratamento clínico e cirúrgico podem ser vistos pelo paciente como invasão e agressão ,ele precisaria compreender que o estar doente é um fenómeno que está ocorrendo nesse momento em sua vida.