Princípios e Diretrizes da atenção básica Flashcards
Princípios: são 3
🕳UNIVERSALIDADE:
🕳EQUIDADE :
🕳 INTEGRALIDADE:
Diretrizes: são 9
🕳Regionalização e Hierarquização: Considera-se regiões de saúde como um recorte espacial estratégico para fins de planejamento, organização e gestão de redes de ações e serviços de saúde em determinada localidade, e a hierarquização como forma de organização de pontos de atenção da RAS entre si, com fluxos e referências estabelecidos.
🕳 Territorialização: permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde.
🕳 População Adscrita: população que está presente no território da UBS, de forma a estimular o desenvolvimento de relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população, garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado.
🕳Cuidado Centrado na Pessoa: Pessoa: aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada. NÃO é ‘o hipertenso’ ‘ o diabético’ melhore
🕳Resolutividade Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da RAS, quando necessário.
🕳Longitudinalidade do cuidado: pressupõe a continuidade da relação de cuidado, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.
🕳Coordenação do cuidado, elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas, comunitárias e sociais
🕳Ordenação da rede: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.
🕳Participação da comunidade: estimular a participação das pessoas, a orientação comunitária das ações de saúde na Atenção Básica e a competência cultural no cuidado, como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território.